À medida que os dados continuam a crescer em importância e se tornam mais complexos, a necessidade de Engenheiros de Dados qualificados nunca foi tão grande.

Mas o que é engenharia de dados e por que é tão importante? Nesta série de posts aqui no Blog da DSA, discutiremos os componentes essenciais de uma prática de engenharia de dados funcional e por que a engenharia de dados está se tornando cada vez mais crítica para as empresas, e como cada empresa pode construir seu próprio Centro de Excelência em Engenharia de Dados!

Se estiver chegando agora, comece pela Parte 1.

Aproveite a leitura.

Equipe de Engenharia de Dados

O software está automatizando cada vez mais as tarefas historicamente manuais e tediosas dos Engenheiros de Dados. As ferramentas e tecnologias de processamento de dados evoluíram massivamente ao longo de vários anos e continuarão a crescer.

Por exemplo, data warehouses baseados em nuvem (Snowflake e AWS Redshift, por exemplo) tornaram o armazenamento e o processamento de dados acessíveis e rápidos. Os serviços de pipeline de dados (como Informatica IICS, Apache Airflow, Matillion, Fivetran) transformaram a extração de dados em um trabalho que pode ser concluído com rapidez e eficiência.

A equipe de engenharia de dados deve aproveitar tecnologias como multiplicadores de força, adotando uma abordagem consistente e coesa para integração e gerenciamento de dados corporativos, não apenas confiando em abordagens herdadas em silos para construir pipelines de dados personalizados com código frágil, ineficiente e difícil de manter.

Continuar com a última abordagem sufocará o ritmo da inovação dentro da referida empresa e forçará o foco futuro a ser em torno do gerenciamento de problemas de infraestrutura de dados, em vez de como ajudar a gerar valor para seus negócios.

A principal função de uma equipe de engenharia de dados corporativa deve ser transformar dados brutos em uma forma que esteja pronta para análise, estabelecendo as bases para análises do mundo real e aplicações de Ciência de Dados.

A equipe de engenharia de dados deve atuar como bibliotecária de dados de nível empresarial com a responsabilidade de organizar os dados da empresa e atuar como um recurso para aqueles que desejam fazer uso deles, como equipes de relatórios e análises, equipes de Ciência de Dados e outros grupos que estão fazendo análises de autoatendimento ou orientadas a grupos de negócios, aproveitando a plataforma de dados corporativos.

Essa equipe deve servir como guardiã do conhecimento organizacional, gerenciando e refinando o catálogo para que a análise possa ser feita de forma mais eficaz. Vejamos as responsabilidades essenciais de uma equipe de engenharia de dados que funciona bem.

Responsabilidades de Uma Equipe de Engenharia de Dados

A equipe de engenharia de dados deve fornecer um recurso compartilhado dentro da empresa que seja transversal para oferecer suporte aos recursos de relatório/análise e Ciência de Dados para fornecer acesso a dados limpos, transformados, formatados, escalonáveis e seguros, prontos para análise.

As principais responsabilidades das equipes de engenharia de dados devem incluir:

· Construir, gerenciar e otimizar a infraestrutura principal da plataforma de dados.
· Construir e manter integrações de dados personalizadas e prontas para uso e pipelines de ingestão de uma variedade de fontes estruturadas e não estruturadas.
· Gerenciar a orquestração geral do pipeline de dados.
· Gerenciar a transformação de dados antes ou depois do carregamento de dados brutos por meio de processos técnicos e lógica de negócios.
· Apoiar as equipes de análise com otimizações de design e desempenho de data warehouses.

Os dados são um ativo empresarial.

Os dados como um ativo devem ser compartilhados e protegidos.

Os dados devem ser valorizados como um ativo da Empresa, alavancados em todas as Unidades de Negócios para aumentar o valor da empresa para sua respectiva base de clientes, acelerando a tomada de decisões e melhorando a vantagem competitiva com a ajuda de dados.

Uma boa gestão de dados, requisitos legais e regulamentares determinam que protejamos os dados contra acesso e divulgação não autorizados.

Em outras palavras, gerenciar a segurança é uma responsabilidade crucial.

Continuamos na Parte 3.

Referências:

Formação Engenheiro de Dados

Building a Data Engineering Center of Excellence