À medida que os dados continuam a crescer em importância e se tornam mais complexos, a necessidade de Engenheiros de Dados qualificados nunca foi tão grande.

Mas o que é engenharia de dados e por que é tão importante? Nesta série de posts aqui no Blog da DSA, discutiremos os componentes essenciais de uma prática de engenharia de dados funcional e por que a engenharia de dados está se tornando cada vez mais crítica para as empresas, e como cada empresa pode construir seu próprio Centro de Excelência em Engenharia de Dados!

Se estiver chegando agora, comece pela Parte 1.

Aproveite a leitura.

Por Que Criar Uma Equipe de Engenharia de Dados Centralizada?

Tratar a engenharia de dados como um recurso padrão e principal que sustenta os recursos de análise e Ciência de Dados ajudará uma empresa a evoluir na forma como aborda dados e análises.

A empresa precisa parar de tratar os dados verticalmente com base na pilha de tecnologia envolvida, como tendemos a ver com frequência, e passar para uma abordagem mais horizontal de gerenciamento de uma malha de dados que atravessa a organização e pode se conectar a várias tecnologias conforme necessário e diferentes iniciativas analíticas.

Essa é uma nova maneira de pensar e trabalhar que pode impulsionar a eficiência à medida que as empresas procuram aumentar o uso de dados para tomada de decisões.

Além disso, há valor na criação de uma estrutura e plano de carreira dedicados para os profissionais de engenharia de dados. Os conjuntos de habilidades de engenharia de dados estão em alta demanda no mercado; portanto, contratar fora da empresa pode ser caro.

As empresas devem permitir que programadores, administradores de banco de dados e desenvolvedores de software com um plano de carreira ganhem a experiência necessária com os conjuntos de habilidades definidos na Parte 1 desta série de artigos, trabalhando em várias tecnologias. Normalmente, formar um centro de excelência em engenharia de dados ou um centro de capacidade seria o primeiro passo para viabilizar tal progressão. Falaremos mais sobre isso na Parte 4.

Desafios ao Criar Uma Equipe de Engenharia de Dados Centralizada

A centralização da equipe de Engenharia de Dados como uma abordagem de serviço é diferente de como as equipes de Reporting & Analytics e Data Science operam. Em princípio, significa abrir mão de algum nível de controle de recursos e estabelecer novos processos de como essas equipes irão colaborar e trabalhar juntas para entregar resultados.

A equipe de engenharia de dados precisará demonstrar que pode atender efetivamente às necessidades das equipes de relatórios e análises e Ciência de Dados, independentemente do tamanho dessas equipes. As equipes de engenharia de dados devem priorizar efetivamente as cargas de trabalho, garantindo que possam trazer as habilidades e a experiência certas para os projetos atribuídos.

A engenharia de dados é essencial porque serve como a espinha dorsal das empresas orientadas por dados. Ela permite que os analistas trabalhem com dados limpos e bem organizados, necessários para obter insights e tomar decisões sólidas. Para construir uma prática de engenharia de dados funcional, você precisa de alguns componentes críticos, que discutiremos no próximo artigo.

Continuamos na Parte 4.

Referências:

Formação Engenheiro de Dados

Building a Data Engineering Center of Excellence