7 Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA)
Conforme vimos no primeiro artigo da série sobre RPA, a tecnologia desperta cada vez mais o interesse de gestores em todo mundo pela possibilidade real de automatizar tarefas repetitivas, reduzindo o trabalho manual e consequentemente reduzindo custos, liberando seres humanos para tarefas de maior valor como atendimento ao cliente ou planejamento estratégico. Neste segundo artigo da série vamos discutir sobre as 7 Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA) e as características de ferramentas RPA.
Para a Automação Robótica de Processos usamos instâncias pré-configuradas de softwares que usam regras de negócio e atividades pré-definidas para completar a execução autônoma de uma combinação de processos, atividades, transações e tarefas em sistemas corporativos a fim de entregar um resultado ou serviço sem interação humana. O objetivo em usar RPA é aumentar a eficiência e produtividade através da redução de trabalho manual.
A implementação de RPA requer intervenção humana a fim de definir quais tarefas podem ser automatizadas e se mudanças em processos são necessárias para a automação (o consultor ou analista RPA é um profissional cada vez mais requisitado). Usamos então ferramentas RPA que tipicamente tratam dados estruturados e são “user-interface-based”, ou seja, não requerem programação. Ferramentas de RPA podem processar altos volumes de tarefas baseadas em regras incluindo manutenção de registros, consultas, cálculos e transações.
Automação Assistida x Automação Não Assistida
O software RPA pode soar intimidante e ameaçador, mas, na realidade, é uma solução extremamente prática para tarefas tradicionalmente demoradas. O objetivo das ferramentas RPA é automatizar processos que sempre exigiram que um humano executasse fisicamente a tarefa, mas não necessariamente exigia um pensamento estratégico. Existem dois tipos de automação que atuam nesse conceito: automação assistida e automação não assistida.
A automação assistida destina-se a tarefas que podem ser executadas de forma mais eficiente através do uso de bots RPA, mas ainda requerem intervenção humana de uma forma ou de outra. Durante instâncias de automação assistida, os usuários têm a ajuda de bots que são executados em segundo plano enquanto executam suas tarefas normais; no entanto, os bots são acionados por ações humanas e trabalham em colaboração com um funcionário humano. Essas ações executadas pelos bots ajudam a simplificar os fluxos de trabalho para o ser humano, capacitando-os a se concentrarem mais na tarefa crítica e estratégica em questão. Isso pode incluir ajudar um cliente no telefone ou trabalhar em novos produtos ou serviços, entre muitos outros usos.
Automação não assistida é usada em processos que não requerem intervenção humana. As empresas podem implantar bots para executar funções específicas sem pagar um funcionário para realizar a tarefa ou se preocupar com a possibilidade de erro humano que possa prejudicar todo o processo. Os bots autônomos são agendados pelo administrador do software RPA e são executados essencialmente despercebidos pelos funcionários da empresa. Alguns processos que são geralmente automatizados com bots autônomos incluem geração de relatórios financeiros ou entrada de dados em sistemas.
Por Que Usar Ferramentas de RPA?
Há várias razões para usar as ferramentas de RPA, mas a principal razão é que as empresas podem economizar tempo e recursos, liberando seus funcionários para executar tarefas mais estratégicas e críticas para os negócios. A automação está se tornando um aspecto fundamental da transformação digital e o software RPA tem a capacidade de simplificar a automação de processos para empresas. Ao implantar bots para executar rapidamente tarefas, as empresas podem se dar ao luxo de priorizar atividades e projetos que exigem poder do cérebro humano.
O software RPA é mais valioso para tarefas manuais e demoradas, como entrada de dados, que podem levar horas e centenas de cliques em um computador para um funcionário humano concluir. Os bots implantados em ferramentas RPA podem executar essas tarefas trabalhosas em uma fração do tempo em relação aos humanos. Isso não apenas economiza tempo dos funcionários das empresas, mas também poupa dinheiro ao não ter que pagar pelo trabalho humano.
Além disso, os bots RPA podem reduzir o erro humano ao executar determinadas tarefas. Por exemplo, ao gerar relatórios financeiros com base em dados do livro-razão geral, é essencial garantir precisão. Inserir até mesmo um número incorreto pode prejudicar as projeções orçamentárias e de previsão e enganar as partes interessadas. Ao utilizar o software RPA, os usuários podem garantir que o erro humano seja eliminado totalmente desse processo.
Funcionalidades Encontradas em Ferramentas RPA
Há várias funcionalidades que podem ser encontradas em softwares RPA, tais como a criação de fluxos de trabalho e processos que os bots irão realizar, os próprios bots e o gerenciamento e implantação desses bots. Abaixo listamos as funcionalidades mais comuns:
Fluxos de trabalho de arrastar e soltar (Drag and Drop) – Muitas ferramentas de RPA permitem que os usuários criem fluxos de trabalho visualmente com editores visuais de arrastar e soltar. Não há necessidade de codificar ações para os bots executarem. Isso beneficia os administradores que não têm um histórico altamente técnico. Em vez disso, eles podem criar visualizações semelhantes a fluxogramas que descrevem cada etapa de um processo que será eventualmente executado por um bot.
Gravação de fluxo de trabalho – Outra forma como as ferramentas RPA ajudam a simplificar a criação de processos é permitir que os usuários gravem a si mesmos executando tarefas manuais. Os bots RPA podem imitar as ações exatas executadas pelo usuário e executar as tarefas repetitivas e entediantes normalmente conduzidas por um funcionário humano.
Modelos pré-construídos – Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e administradores RPA, muitas ferramentas oferecem modelos de fluxo de trabalho pré-construídos para que os usuários possam criar processos rápidos e eficientes para os bots. Esses modelos fazem parte do ambiente de arrastar e soltar e gravação de fluxo de trabalho para garantir a simplicidade para os usuários.
Visão computacional e processamento de linguagem natural – Cada vez mais fornecedores de RPA possuem recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina incorporados em suas ferramentas. Esses recursos podem incluir visão computacional ou processamento de linguagem natural. Isso garante que o bot esteja entendendo as palavras e os ícones que ele vê durante as gravações do fluxo de trabalho e possa executar processos com precisão.
Integrações com aplicativos de negócios – As empresas geralmente implementam ferramentas de RPA para executar tarefas dentro de outros tipos de aplicativos de negócios, incluindo CRMs, sistemas de ERP e software de contabilidade, entre muitos outros. A capacidade de integrar e trabalhar em conjunto com esses sistemas é um recurso importante para o software RPA.
Programação de bots – Ser capaz de programar antecipadamente implantações de bot é uma característica essencial do software RPA. Os usuários podem determinar quando um determinado processo precisa ocorrer com base no tempo de um evento, ou uma ação humana pode acionar o bot para conduzir o referido processo.
Análise de desempenho de bot – não apenas a implantação e o agendamento de bots são importantes, mas a capacidade de rastrear o desempenho de bots é um aspecto crítico do software RPA. Muitas soluções de RPA oferecem análises e painéis para garantir que os bots estejam conduzindo os processos de maneira correta e eficiente.
7 Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA)
Já foram contabilizadas mais de 50 ferramentas RPA no mercado, além de soluções customizadas de diferentes empresas de consultoria como KPMG, IBM e Delloite. Abaixo você encontra o quadrante mágico do gartner com as principais ferramentas de RPA:
Embora todas as ferramentas estejam em evolução e possuam diferentes características, descrevemos abaixo as 7 principais ferramentas do mercado.
1. UiPath
A UiPath é uma empresa de ferramenta RPA que oferece soluções por setor, processo e tecnologia. Possui produtos como Plataforma, Studio, Robots e Orchestrator. O UiPath está sediado em Nova York, Estados Unidos, sendo atualmente a solução mais completa do mercado, atuando em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.
A ferramenta processa Automação de Contas a Pagar, Automação de Processamento de Reivindicações de Seguros, Automação de Contact Center, Automação Financeira e Contábil e Automação de Prestador de Serviços de Saúde.
Se falamos sobre a solução por tecnologias, ela fornece soluções em automação de área de trabalho, automação da web, automação de GUI (Interface de Usuário), captura de tela, automação Citrix, automação de mainframe, automação SAP, automação do Excel e gravador de macro.
2. Automation Anywhere
A Automation Anywhere é uma empresa de RPA que desenvolve o software Robotic Process Automation. A empresa está sediada na Califórnia, nos Estados Unidos. Tem poucos produtos como o Automation Anywhere Enterprise (RPA), o IQ Bot, o Bot Insight, o BotFarm e o Bot Store. Também usa tecnologia que consiste em RPA assistido e não assistido.
A Automation Anywhere fornece soluções em vários setores, como BPO, serviços financeiros, saúde, seguros, ciências biológicas, manufatura, setor público e telecomunicações. A empresa também tem presença na Ásia-Pacífico e na Europa.
3. Blue Prism
A Blue Prism é uma das principais empresas de automação robótica de processos que inventou inicialmente o termo Robotic Process Automation (RPA). Ela fornece soluções com base em regras e automação manual, tornando-se uma força de trabalho digital de várias maneiras. A Blue Prism tem um papel importante em vários setores, como empresas de investimentos, grupos bancários, e-commerce, etc.
A ferramenta usa o framework .NET para construir sua plataforma e ajuda as empresas em vários aspectos, como evitar a repetição dos robôs, a conformidade absoluta com as políticas, a alta escalabilidade e a facilidade de uso. Fornece ainda recursos como Escalabilidade, Resiliência, Conformidade e Segurança. Suporta anda plataformas como JAVA, Windows, IBM Mainframe, Windows APP e WWW, para os provedores de serviços RPA.
4. Pegasystems
A Pegasystems é um dos principais fornecedores de RPA. É uma empresa sediada nos Estados Unidos que fornece soluções em Business Process Management, Automação de Processos Digitais e Customer Relationship Management. Tem escritórios na América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio. De acordo com a Pega, possui 38 escritórios em todo o mundo.
Outros recursos da plataforma pega são Desenvolvimento de Aplicativos, Chatbots e Assistentes Virtuais, BPM e Gerenciamento de Caso, Gerenciamento de Decisões, DevOps e Testes, Inteligência da Força de Trabalho, Mobilidade e Automação Robótica. O aplicativo de gerenciamento de relacionamento com clientes da Pega tem experiência em marketing, automação de vendas, atendimento ao cliente e centro de decisões do cliente.
Existem três plataformas Pega conhecidas: Pega Robotic Automation, Pega Cloud e Pega Mobility. Também oferece soluções em setores como Serviços Financeiros, Seguros, Saúde e Ciências da Vida, Provedores de Serviços de Comunicações, Governo, Manufatura e Alta Tecnologia, Varejo, Mídia e Entretenimento, Transporte, Turismo e Energia.
5. NICE
A NICE possui poucos produtos, como automação robótica de processos, análise de desktops e automação assistida.
Também ajuda as empresas a identificar, otimizar e medir processos. O NEVA, um assistente virtual fornecido pela NICE, está ajudando as empresas a automatizar tarefas rotineiras, melhorar a adesão à conformidade e aumentar o volume de vendas.
6. Microsoft Power Automate
Se falamos sobre o mercado de RPA em termos de soluções de conhecimento, a Microsoft é uma das principais fornecedoras de automação robótica de processos e está entre os líderes de tecnologia de ponta. De acordo com um relatório sobre as empresas RPA, o Power Automate também é útil para pequenas empresas.
A empresa fornece um Relatório de Pesquisa de Transformação Digital que é útil para serviços compartilhados e também oferece benefícios de RPA e Automação. A Microsoft está transformando o setor de automação robótica de processos. Fornece ainda soluções em automação de área de trabalho e automação corporativa. Desktop Automation significa Automação de todas as suas atividades baseadas na web e desktop.
Também integra dados do MySQL, Excel e vários outros bancos de dados que armazenam dados. Fornece soluções em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.
7. AutomationEdge
Embora não esteja na lista do Gartner, a AutomationEdge é um dos principais players do mercado de RPAs, que vem crescendo rapidamente ao fornecer automação de tecnologia da informação e soluções de automação robótica de processos, como Bots, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Ajuda as empresas a realizar tarefas que envolvem regras repetitivas.
A AutomationEdge é uma empresa com sede nos EUA que está presente no Oriente Médio, Europa e Ásia-Pacífico. Como outras empresas de RPA, também oferece suporte a vários setores, como Transporte, Aviação e Financeiro. Juntamente com essas soluções, também oferece soluções para o F3 RPA Bot e RPA na nuvem.
Tem vários clientes como a Genpact, o Mashreq Bank, o Smart Dubai Government, a HDFC Life, a ICICI Lombard, a Coty, a Capita, a American Express e muitos mais.
O mercado de RPA está cada vez mais maduro e tudo que puder ser automatizado, será. De que lado você vai querer estar? Do lado dos que terão seu trabalho automatizado ou do lado dos consultores que estarão implantando as soluções de automação e administradores que estarão administrando as soluções? Pense nisso!
Junto com Blockchain e Inteligência Artificial, RPA é uma das tecnologias mais promissoras para os próximos anos. A automação já é uma realidade e de que lado você quer estar? Daqueles que terão seu trabalho automatizado ou daqueles que estarão implementando as soluções automatizadas? Pense nisso!
Por que não inchar sua capacitação em RPA agora mesmo, com um treinamento de alto nível, 100% online e 100% em português? E sem a necessidade de conhecimento em programação de computadores. Clique no link abaixo e confira:
Formação Desenvolvedor RPA
Das 7 ferramentas descritas acima, 4 são estudadas na Formação Desenvolvedor RPA.
Clique aqui para acessar o terceiro artigo da série.
Equipe DSA
Referências:
Robotic Process Automation (RPA)
KPMG Ganha Destaque no Uso de RPA
Gostaria de acrescentar que a Automation Anywhere é uma das soluções que tem maior habilidade em soluções que demandem escala. Através do seu Control Room tem a capacidade de orquestrar e balancear a carga de execução de milhares de Bot Runners. O RPA é uma parte da equação da Digital Workforce. Como seres humanos, os Trabalhadores Digitais combinam vários conjuntos de habilidades. O RPA é essencial para a execução, mas os Trabalhadores Digitais exigem Inteligência Artificial e análise incorporada também. O caso mais expressivo é o Bancolombia que alcançou resultados surpreendentes: 127.000 horas liberadas por ano nas filiais; 11.000 dias… Leia mais »
[…] 7 Principais Ferramentas RPA (Artigo – PT) – Free […]
[…] 7 Principais Ferramentas RPA (Artigo – PT) – Free […]
É melhor que o BluePrism?
Depende do tipo de atividade.
[…] aqui o segundo artigo da […]
[…] 7 Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA) […]
A trilho de formacao desenvolvedor rpa não está mais disponível?
A nova versão será lançada em Janeiro/2024.
[…] capacidade de acessar dados precisos e atualizados é fundamental para tomar decisões informadas. Ferramentas de automação fornecem dashboards e relatórios que oferecem insights em tempo real sobre o desempenho da […]
Botcity ganhando força, já podem por na lista.