Estamos em Maio de 2022 e a pandemia do Covid-19 começa a fazer parte do passado. Foram 2 anos de dificuldades em todos os segmentos e, principalmente, para aqueles que tiveram problemas de saúde com o vírus e/ou perderam familiares e amigos.

Mas a pandemia também teve um efeito curioso. Além de ter promovido uma grande transformação digital, ela contribuiu para modificar a forma como os seres humanos trabalham e estudam.

No ensino, as pessoas descobriram (finalmente) que o ensino online funciona (e muito bem), permitindo que as pessoas estudem de qualquer lugar, do conforto de suas casas, de acordo com a sua disponibilidade, na hora que desejarem.

No trabalho, as empresas perceberam que podem ter funcionários motivados trabalhando remotamente com maior produtividade, reduzindo custos e aumentando a qualidade de vida dos colaboradores. Sem falar na redução considerável de poluição do planeta.

E um outro fenômeno ganhou destaque nesses 2 anos: a contratação de profissionais brasileiros por empresas ao redor do mundo, principalmente países de língua inglesa. Com o aumento da cotação do dólar, o profissional brasileiro se tornou uma opção muito atraente para empresas no exterior.  Como resultado, explodiu o número de vagas no exterior, especialmente para profissionais de dados.

Qualificado, de alto nível e com inglês fluente, profissionais brasileiros vão sendo contratados para trabalho remoto e recebem salário em dólar. Convertendo para Real, o salário pode ser duas ou três vezes maior para uma vaga da mesma posição em empresa no Brasil. O mercado brasileiro que já é carente de profissionais de dados capacitados, terá ainda mais dificuldades para preencher as vagas, pois a concorrência agora é mundial.

E a área de dados permite o trabalho remoto em todas as funções: Analistas de Dados, Cientistas de Dados, Engenheiros de Dados, Engenheiros de IA, Engenheiros de Machine Learning, Engenheiros DataOps, Arquitetos de Dados, Administradores de Dados e Analistas de Negócio podem realizar o trabalho remotamente para empresas em qualquer canto do planeta.

Mas aí surge uma dúvida. Como comprovar aos empregadores no exterior a capacitação sendo realizada na área de dados? A tradução juramentada de certificados é uma opção, mas tem custo envolvido e algumas empresas podem não aceitar esse formato. E se ao realizar um Curso o aluno tivesse a chance de obter o certificado também em inglês, autenticado pela portal de ensino e mediante uma validação da sua proficiência no idioma? Pensamos nisso.

A partir de 01 de Julho de 2022 será possível obter o certificado dos Cursos e Formações da DSA em português e inglês. E detalhe: sem qualquer custo adicional.

Leia atentamente as regras abaixo para compreender como vai funcionar.

Certificados em Inglês

1- Todos os Cursos e Formações (pagos e gratuitos) em nosso portal já fornecem certificado em português. Para obter o certificado o aluno precisa concluir todos os itens de aprendizagem e ser aprovado na avaliação final com 70% ou mais de aproveitamento. Isso não muda e os certificados em português continuam sendo oferecidos normalmente.

2- A partir de 01 de Julho vamos começar a oferecer a opção de certificado em inglês, EXCLUSIVAMENTE, nos cursos pagos da DSA. A opção em inglês não estará disponível nos cursos gratuitos.

3- Cada Curso pago em nosso portal terá 2 avaliações finais, uma em português (que já existe atualmente) e uma em inglês. O aluno poderá optar por fazer apenas uma avaliação para então concluir o Curso ou fazer as duas avaliações (uma em português e outra em inglês) para obter dois certificados, um em cada idioma. Tudo de forma automática em nosso portal e sem qualquer custo adicional por isso.

4- O aluno também poderá optar por fazer uma avaliação em um momento e a outra avaliação em outro momento, dependendo da urgência para obter um certificado de conclusão do Curso. Tudo dentro do prazo de acesso ao Curso.

5- Para fazer a avaliação final é preciso estar regularmente matriculado no Curso. Logo, se o acesso do aluno tiver expirado não será possível fazer avaliação (da mesma forma que já é atualmente).

6-  A avaliação final em inglês não será uma simples tradução da avaliação em português. Será outra avaliação, com questões diferentes, mas em inglês. Sendo aprovado, o aluno recebe o certificado em inglês.

7- Para obter o certificado de uma Formação o aluno precisa concluir todos os cursos da Formação. Para obter o certificado da Formação em português, é preciso aprovação nas avaliações em português de todos os Cursos. Para obter o certificado da Formação em inglês, terá que concluir todas as avaliações em inglês.

8- Vamos padronizar o número de questões em TODAS as avaliações em 65 questões. Serão 65 questões na avaliação em português e 65 na avaliação em inglês.

9- E aqui estão duas diferenças importantes:

9.1- Hoje o aluno tem 3 tentativas para fazer a avaliação em português. Isso não muda. Mas para a avaliação em inglês serão somente duas tentativas.

9.2- Hoje a avaliação em português tem duração de 120 minutos. Isso não muda. Mas as avaliações em inglês terão somente 65 minutos de duração. A ideia é que somente se o aluno tiver proficiência em inglês e dominar o conteúdo do curso, consiga a aprovação.

10- Todos os certificados obtidos pelo aluno ficam registrados no perfil do aluno em nosso portal, mesmo depois que expira o prazo de acesso ao Curso pago. Isso não muda!

Hoje os certificados dos cursos da DSA são muito valorizados no mercado e muitas empresas usam nossos certificados como critério de desempate ao recrutar profissionais na área de dados, exatamente por conhecerem a qualidade dos cursos que oferecemos. Alguns dos nossos clientes, como grandes instituições bancárias, requerem nossos certificados como mandatários para capacitação anual dos colaboradores que trabalham em posições ligadas a dados. Esperamos o mesmo sucesso em inglês.

O Bootcamp de Certificação já está sendo fornecido com a opção de escolher o certificado em português ou inglês. Nada muda no Bootcamp.

Esperamos assim colaborar com nossos alunos e ajudá-los a conseguir oportunidades no exterior. Todos os nossos certificados tem validação de autenticidade e teremos um canal que as empresas poderão usar para fazer a validação dos certificados em inglês (como já ocorre atualmente em português).

Se ainda não está matriculado em nossos cursos, o que está esperando? Inicie sua capacitação agora mesmo e busque sua oportunidade não só no Brasil, mas também no exterior.

Se já estiver matriculado em nossos Cursos acompanhe os avisos no fórum exclusivo de cada treinamento para ser informado quando a avaliação final estiver liberada em inglês. Vamos liberar as avaliações em fases e por Formação, começando com a Formação Cientista de Dados a partir de 01 de Julho de 2022.

Cursos e Formações DSA

Equipe DSA