Você é atento aos detalhes, organizado e gosta de trabalhar em um ambiente estruturado? Você adora trabalhar com números e dados? Por que não considerar uma carreira como Analista de Dados, uma das carreiras em maior demanda na atualidade?

Quer se trate de pesquisa de mercado, números de vendas, logística ou custos de transporte, toda empresa coleta dados. Os Analistas de Dados traduzem dados para informações, a fim de ajudar as empresas a entender como tomar melhores decisões de negócios.

Usando diversas técnicas e ferramentas, um Analista de Dados descobrirá uma variedade de coisas, tais como: precificar novos materiais, reduzir custos de transporte, detectar padrões e anomalias, resumir e agregar os dados e apresentar seus resultados de forma clara e objetiva.

Os Analistas de Dados verificam como os dados podem ser usados ​​para responder a perguntas e resolver problemas.

Os Analistas de Dados precisam ter a capacidade não apenas de decifrar os dados, mas também de relatar e explicar o que as diferenças nos números significam quando analisadas de ano para ano ou entre vários departamentos. Como os Analistas de Dados geralmente são os que melhor entendem porque os números são do jeito que são, eles costumam ser solicitados a aconselhar os gerentes de projeto e chefes de departamento a respeito de certos pontos de dados e como eles podem ser alterados ou aprimorados ao longo de um período de tempo.

Os Analistas de Dados podem ter as seguintes responsabilidades:

  • Trabalhar com equipes de tecnologia, gerenciamento e/ou Cientistas de Dados em projetos de Ciência de Dados
  • Minerar de dados de fontes primárias e secundárias
  • Limpar e organizar dados para descartar informações irrelevantes
  • Analisar e interpretar os resultados usando ferramentas e técnicas estatísticas
  • Identificar tendências e padrões em conjuntos de dados
  • Identificar novas oportunidades para melhoria de processos
  • Criar e apresentar relatórios para os gestores
  • Projetar, criar e manter bancos de dados e sistemas de dados
  • Corrigir problemas de código e problemas relacionados a dados

As habilidades de um Analista de Dados podem não ser tão avançadas quanto as habilidades de um Cientista de Dados, mas seus objetivos são muito semelhantes. O Analista de Dados às vezes é chamado de “Cientista de Dados Junior” e pode estar limitado a lidar com tarefas de negócios específicas usando ferramentas, sistemas e conjuntos de dados existentes.

A função de Analista de Dados é a porta de entrada para o universo da Ciência de Dados.

A análise de dados é uma habilidade altamente transferível e pode abrir a porta para alta empregabilidade nos setores público e privado. Quase todos os setores imagináveis precisam de análise de dados: finanças, contabilidade, vendas, marketing, saúde, planejamento, química, biologia, entre outras, tendem a ter vagas disponíveis para esses profissionais. E a demanda ainda é muito maior do que a oferta de profissionais capacitados. 

A maioria dos Analistas de Dados trabalha em equipes e grande parte do trabalho é feito com Linguagem Python, SQL e Power BI. Muito do trabalho pode ser feito remotamente, embora isso às vezes dependa do tipo de dados que estão sendo coletados. Saber transformar dados em informação é o trabalho essencial de um Analista de Dados e para isso aplicam técnicas de análise de dados e estatística descritiva. Normalmente Machine Learning não é trabalho do Analista de Dados, pois é atribuição do Cientista de Dados e/ou Engenheiro de Machine Learning.

A função de Analista de Dados pode ser a porta de entrada para o universo da Ciência de Dados.


E se fosse possível desenvolver as habilidades como Analista de Dados de forma prática, com material orientado às necessidade do mercado de trabalho, baseado em projetos, conteúdo de qualidade, 100% online e 100% em português e começando do mais absoluto zero, conseguindo acompanhar mesmo sem qualquer experiência ou conhecimento anterior? E se fosse possível obter uma certificação única no Brasil? E que tal mentoria de carreira? Isso seria interessante?

A Formação Analista de Dados está vindo aí na DSA, dia 20/09/2021. Fique atento ao seu e-mail pois serão muitas novidades, vagas limitadas e uma única turma em 2021. Se ainda não está cadastrado em nosso site, faça seu cadastro agora mesmo para ser avisado sobre o lançamento:

www.datascienceacademy.com.br

Nos próximos dias estaremos publicando mais artigos sobre a carreira de Analista de Dados.

Equipe DSA