No ano passado, o LinkedIn estimou que 151 mil vagas de Cientistas de Dados não foram preenchidas e a demanda continua superando a oferta. Saiba mais sobre o programa de aprendizado de Ciência de Dados da IBM.

À medida que mais empresas percebem a grande necessidade de Cientistas de Dados desenvolverem, experimentarem e implementarem Inteligência Artificial (IA), a IBM projetou um programa de certificação. Ofereceu-o à força de trabalho da empresa e funcionários motivados concluíram o programa através de cursos, treinamento de habilidades e estágios. A IBM acabou de credenciar seus primeiros 140 Cientistas de Dados.

A certificação da IBM e os programas relacionados “acelerarão a jornada para a IA e ajudarão a melhorar o desempenho, a eficiência e o crescimento dos negócios”, disse Martin Fleming, vice-presidente e economista-chefe da IBM. A demanda por Cientistas de Dados é reconhecida no setor de tecnologia que “realmente identifica a demanda por Cientistas de Dados como uma das necessidades mais prementes do setor”.

Fleming cita o relatório de 2018 da plataforma de carreira em mídia social LinkedIn, que encontrou 151.000 vagas de Cientistas de Dados nos EUA não preenchidas. “Mais empresas estão buscando formas de desenvolver as habilidades entre as forças de trabalho existentes”, afirmou ele. “A demanda por Cientistas de Dados está superando em muito a oferta. Organizações de todos os tamanhos estão encarando lacunas em suas equipes de negócios e, por associação, em seus futuros”.

Abordando ainda mais a escassez de Cientistas de Dados que desenvolvem IA, Fleming disse: “Você precisa preencher essa lacuna ou viver com as consequências: inovação estagnada. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no crescente mundo da IA, onde uma lacuna na sua a equipe de desenvolvimento pode ser um imperativo, paralisando os projetos de IA, se não os impedindo de começar.”

Em janeiro a IBM fez uma parceria com o consórcio da indústria The Open Group para criar e desenvolver uma certificação de Cientista de Dados que ajuda as empresas a avaliar e validar habilidades de ciência de dados por meio de experiência prática para avançar as aspirações da IA. O Open Group ajuda a “alcançar os objetivos de negócios” por meio de padrões e certificações de tecnologia sem fornecedores. O programa de certificação de Cientista de Dados, que oferece três níveis de certificação.

Também em janeiro, a IBM anunciou seu programa Data Science Apprenticeship, um programa de 24 meses projetado para candidatos a empregos que podem não ter um diploma universitário e consiste em três componentes principais: educação, orientação e experiência prática.

Na semana passada, a IBM, a Universidade da Pensilvânia e a Linux Foundation anunciaram o primeiro projeto de código aberto a ser lançado no próximo ano, que fornece às universidades de todo o mundo ferramentas para criar rapidamente programas de ciência de dados. A IBM e a UPenn estão atualmente criando um kit curricular com um conjunto de componentes de código aberto para ensinar os conceitos principais da ciência de dados em programas de graduação e pós-graduação, como Python e ferramentas e estruturas de código aberto. Também incluirá slides, documentação, código e conjuntos de dados, que podem ser adotados ou atualizados. As faculdades podem acessar o kit gratuitamente no Git Hub.

“Na verdade, há um número crescente de programas de ciência de dados que as universidades estão disponibilizando para os estudantes hoje”, disse Fleming. “Com um programa de ciência de dados, os alunos devem procurar uma combinação de estatística matemática e ciência da computação. Há um requisito de conhecimento para entender a teoria da ciência de dados, o uso da matemática e muito mais. No entanto, o programa da IBM está especificamente focado em demonstrar que essas habilidades têm aplicação para desenvolver o resultado do projeto”.
 
Ana Paula Appel, Cientista de Dados mestre da IBM Research no Brasil e a primeira pessoa no país a obter a certificação, disse: “É uma grande oportunidade”. Appel, que terminou o programa em quatro meses, acrescentou: “É difícil provar que você pode lidar com projetos de liderança com clientes”, e a certificação “oferece aos clientes a certeza de que estão recebendo pessoas que podem fazer o trabalho”. Ela disse que a certificação [mostra aos clientes] que ela “realmente conhece ciência de dados aplicada – não apenas uma habilidade teórica. Isso é importante”.

Appel e colegas receberam a certificação como funcionários da IBM, sem nenhum custo. Enquanto a primeira classe de 140 eram todos funcionários da IBM, Fleming observou que o programa é aberto a qualquer pessoa. Embora grata por sua certificação gratuita, Appel admitiu que o programa tem um “custo muito alto” para quem está fora da IBM.

Enquanto isso, para técnicos não IBM que precisam “economizar” para os cursos e a certificação, Fleming enfatizou a demanda crítica do mercado por Cientistas de Dados e oferece a seguinte sugestão: “Os conjuntos de habilidades necessárias para as posições de nível inicial teria que ser um entendimento básico de estratégia de negócios, estatística e ciência da computação “.

O programa, disse Fleming, demonstra como “a IBM está comprometida em ajudar as organizações a preencher a lacuna crescente da ciência de dados em suas equipes. Nossa esperança é que essas etapas, entre outras, ajudem a construir um caminho sólido para experimentação, desenvolvimento e implantação sustentados da IA”. Fazer isso acelerará a jornada para a IA e ajudará a melhorar o desempenho, a eficiência e o crescimento dos negócios.”

Fonte: IBM certifies a much-needed 140 data scientists for AI development

A Ciência de Dados já é realidade e o mercado procura cada vez mais por Cientistas de Dados. Não perca a oportunidade de transformar sua carreira. Conheça nosso programa completo de capacitação profissional, 100% online e 100% em português, com exercícios, mini-projetos e projetos nos quais nossa equipe avalia seu trabalho e fornece feedback. Nosso programa mostra a aplicação prática da Ciência de Dados, com aulas em vídeos, manuais em pdf e scripts comentados linha a linha em português. E você ainda estuda de onde quiser, do seu computador ou das nossas apps para smartphone ou tablet. Clique no link abaixo e comece agora mesmo:

 

Formação Cientista de Dados