Demanda e Salários para Cientistas de Dados Continuam Aumentando
As vagas de emprego na área de dados estão se expandindo mais rápido do que o número de profissionais capacitados, afirma um dos maiores sites de vagas de emprego do mundo.
Recentemente, uma análise do LinkedIn concluiu que os Estados Unidos estão enfrentando uma escassez significativa de Cientistas de Dados. Esta semana, o portal de vagas de emprego Indeed informou que seus dados indicam que a escassez está piorando. Embora mais candidatos a emprego estejam interessados em vagas em Ciência de Dados, o número de ofertas de trabalho em Data Science vem subindo mais rápido do que o número de candidatos interessados.
De fato, as publicações de vagas para Cientistas de Dados como parte de todas as postagens subiram 29% em dezembro de 2018 em comparação com dezembro de 2017, quando subiram apenas 14%. O gráfico abaixo comprova esta tendência.
“O poder de barganha em Ciência de Dados permanece com os candidatos a emprego”, afirmou Andrew Flowers, economista da Indeed, em um comunicado à imprensa.
Quem exatamente são os Cientistas de Dados? De fato, as pessoas que trabalham como Cientistas de Dados geralmente têm formação em ciência da computação, estatística ou outras ciências exatas, juntamente com algum treinamento profissional em modelagem estatística, aprendizado de máquina e programação.
Os salários dos Cientistas de Dados também estão altos. O salário médio na área ao redor de Houston, que liderou a lista de 2018 quando ajustado pelo custo de vida, subiu 16,5 % desde 2017, enquanto o salário médio na área da Baía de San Francisco, número 2 na lista ajustada, saltou 13,7 %. A tabela abaixo mostra os salários médios nas principais cidades dos EUA, tanto brutos quanto ajustados, para as regiões mais ativas, e a variação percentual dos salários brutos desde um ano atrás.
Ainda não temos números oficiais no Brasil, mas é perceptível o crescimento do número de ofertas de vagas como Cientista de Dados.
E você, o que está esperando para aumentar sua empregabilidade? Clique no link abaixo e comece agora mesmo:
Formação Cientista de Dados
Referências:
Prezados, Sou aluno da DSA, e fico me questionando, no nordeste do Brasil essa procura ainda não aconteceu. Porque?
Boa pergunta Luiz.
É natural que haja mais demanda onde tem mais empresas mais avançadas, ou seja, no sudeste e também um pouco no sul.
Meu caro, eu sou do Nordeste e, vou dizer, aqui ainda é muito atrasado em vários aspectos.
Se vc quer deslanchar na sua profissão, saia correndo daqui, se vc estiver por aqui ainda.
[…] que os cargos de Ciência de Dados ficarão mais específicos. Uma pessoa que trabalha como Cientista de Dados em uma empresa não está necessariamente fazendo a mesma coisa que um indivíduo nessa mesma […]