Nos últimos anos, a Ciência de Dados surgiu como uma excelente opção para quem busca alta empregabilidade e boa remuneração no mercado de trabalho. A Ciência de Dados não apenas assumiu várias formas recentemente, como também provou ser um trabalho com alta satisfação, como veremos neste artigo. Além disso, esse campo pode ser bastante lucrativo com o salário-base médio de US $ 107.801 (por ano) nos EUA. Esse número não possui bônus, ações ou outros incentivos, o que pode aumentar esse já alto salário-base.

Em suma, com um alto salário médio, uma enorme satisfação no trabalho e inúmeras vagas, a Ciência de Dados é realmente uma carreira e um campo para investir e buscar. 

Mas não é “apenas” isso. Existem outras razões pelas quais vale a pena investir em uma carreira como Cientista de Dados. Confira.

A Carreira de Cientista de Dados

Vamos primeiro definir a carreira. Um Cientista de Dados é o profissional que resolve problemas de negócios com análise de dados e algoritmos de Machine Learning. O fluxo de trabalho geral de um Cientista de Dados pode ser descrito por:

1- Formulação de declaração de problemas de negócios junto com as partes interessadas.
2- Manipulação de conjunto de dados.
3- Análise exploratória de dados.
4- Construção, treinamento, teste e avaliação dos modelos de Machine Learning.
5- Interpretação e apresentação dos resultados.
6- Implantação de modelo (geralmente entregue a um Engenheiro de Machine Learning).

Embora esse fluxo de trabalho e etapas específicas possam ser alterados de uma empresa para outra, as descrições de cargo do Cientista de Dados e o trabalho diário em geral seguem esse formato.

Agora que sabemos o que constitui o tipo de trabalho de um Cientista de Dados, vejamos as 5 Razões Para Você se Tornar Cientista de Dados.

Existem vários benefícios em se tornar um Cientista de Dados. Os principais motivos podem ser resumidos pela satisfação no trabalho, vagas, salário e ferramentas e habilidades aprendidas:

1- Satisfação no Trabalho – uma fonte respeitável, a Glassdoor, criou o guia “Os Melhores Empregos na América 2020“, onde o Cientista de Dados aparece na terceira posição. No entanto, a estratificação de tarefas é, na verdade, a segunda mais alta nessa lista, após o cargo de gerente de estratégia. Essa classificação está em uma escala de 1,0 a 5,0 e com uma pontuação de 4,0, os Cientistas de Dados podem esperar ser felizes em seu trabalho diário.

2- Vagas de Emprego – embora as vagas de emprego não sejam as mais altas da lista, ainda existe uma quantidade considerável de 6.542. De fato, a posição de Cientista de Dados ainda é uma das mais buscadas nos EUA e em todo mundo. Isso pelo quarto ano consecutivo. Há muito mais vagas que profissionais capacitados.

3- Salário – o salário de Cientistas de Dados está entre os maiores do mercado de trabalho nos Estados Unidos e em diversos países ao redor do mundo e a demanda ainda é muito maior que a oferta de profissionais. Com o aprendizado on-line, vale a pena investir na carreira. Para saber mais sobre como se tornar um Cientista de Dados, confira esse artigo em nosso blog que superou a marca de 4 milhões de visualizações:

Cientista de Dados – Por Onde Começar em 8 Passos

4- Ferramentas e Habilidades Aprendidas – ao aprender Ciência de Dados, você se torna versado em habilidades que se sobrepõem em outros campos também, muitos dos quais também são referenciados na lista dos 10 melhores funções de trabalho nos EUA:

Analista de Negócios 
Engenheiro de DevOps
Engenheiro de Dados
Engenheiro de Software
Arquiteto de Dados
Gerente de Desenvolvimento de Negócios 

Ou seja, aprender Ciência de Dados permite desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos, que podem ser usados em outras funções.

5- Solução de Problemas – talvez a habilidade mais valiosa aprendida ao se tornar Cientista de Dados seja a solução de problemas. Ao construir processos de análise de dados, essa capacidade faz você resolver um número cada vez maior de problemas, em diferentes segmentos. Ser resolvedor de problemas é um diferencial, em um mundo onde a maioria apenas causa problemas. Ao aprender Ciência de Dados, você exercita suas habilidades analíticas e passa a pensar em soluções para cada problema que vê pela frente. 

Portanto, se você se esforçar para encontrar uma posição de Ciência de Dados adequada ao seu perfil, há um número elevado de posições semelhantes que podem ser obtidas com as habilidades que você já aprendeu. As habilidades sobrepostas incluem, entre outras, SQL, Python, gerenciamento de produtos e inteligência de negócios.

E durante seu aprendizado, certifique-se de estar estudando com foco na resoluções de projetos práticos, conforme sempre recomendamos aos nossos alunos. A propósito, estamos incluindo diversos novos projetos em nossas Formações, tudo sem qualquer custo para os alunos já matriculados. 

Pense sobre isso.

Equipe DSA

Referências:

Formação Cientista de Dados

Qual Trilha de Aprendizagem Devo Escolher na Data Science Academy?

The Best Jobs in America 2020

You Should Become a Data Scientist. Here’s Why.