Recebemos frequentemente dúvidas de alunos com a seguinte pergunta: Qual Trilha de Aprendizagem Devo Escolher na Data Science Academy? Sempre respondemos de acordo com o perfil apresentado pelo aluno, para que ele/ela possa obter o máximo de retorno do investimento em nossos cursos. E para ajudar aqueles que ainda tem dúvidas, criamos um mapa mostrando quais treinamentos escolher de acordo com o foco e perfil profissional.

Você que acompanha a Data Science Academy, sabe que somos um portal de ensino online especializado em treinamentos de Big Data, Data Science, Inteligência Artificial, Blockchain, Desenvolvimento de Chatbots e tecnologias relacionadas, tudo 100% online e 100% em português, com mais de 30 treinamentos e 6 Formações de alto nível e totalmente práticos:

Formação Cientista de Dados (FCD)

Formação Inteligência Artificial (FIA)

Formação Engenheiro de Dados (FED)

Formação Análise Estatística Para Cientistas de Dados (FAECD)

Formação Engenheiro Blockchain (FEB)

Formação Desenvolvedor Microsoft Para Data Science e IA (FDM)

Formação Analista de Inteligência de Mercado (FAIM)

Formação Desenvolvedor RPA

Formação Arquiteto de Dados (FAD)

Formação Engenheiro de Machine Learning (FEM)

Formação IA Aplicada à Medicina (FIAMED)

Formação Desenvolver Web Para Data Science (FDWDS)

E temos ainda diversos outros cursos individuais complementares: Catálogo de Cursos DSA

 

Vamos ajudá-lo a escolher a melhor trilha de aprendizagem de acordo com seu perfil profissional.

 

Qual Formação fazer primeiro, a Formação Cientista de Dados (FCD) ou a Formação Análise Estatística Para Cientistas de Dados (FAECD)?

Como você já deve saber, Data Science e Estatística não são a mesma coisa. Data Science é uma área multi-disciplinar que envolve diversas outras áreas como Estatística, Matemática, Programação, Ciência da Computação (bancos de dados, armazenamento e processamento distribuídos, sistemas operacionais), Machine Learning, análise de negócios e visualização e apresentação de dados. A FCD engloba tudo isso através dos 6 cursos da Formação (mais o curso bônus Preparação Para Carreira de Cientista de Dados). Qualquer dúvida, é só conferir o programa dos cursos da FCD aqui.

Ao interagir com os milhares de alunos da Formação Cientista de Dados, percebemos duas grandes deficiências: Programação e Matemática/Estatística. Programação gera um verdadeiro pânico nos alunos, o que não entendemos muito bem porque, pois programação é uma atividade divertida e que desenvolve as capacidades cognitivas e no episódio 4 do Podcast DSA falamos sobre isso. O curso gratuito de Python Fundamentos veio para suprir esta necessidade e os cursos da FCD tem uma grande carga de trabalho de programação em R e Python, e mais recentemente lançamos o curso de Programação Para Blockchain que vai ensinar os alunos programação a partir do mais básico possível até o desenvolvimento web. Ao final dos cursos, o aluno percebe que programação é mais simples do que parece e acabam gostando da arte de programar.

Faltava então ter um curso com foco exclusivo em Matemática e Estatística e assim nasceu a FAECD. Ou seja, as duas formações são complementares e embora a FCD tenha conteúdo de Estatística em 4 dos 6 cursos da Formação, Estatística é uma área muito extensa e por isso lançamos os cursos da FAECD, aproveitando para trazer ainda um curso de SAS para complementar o aprendizado dos alunos em análise de dados.

Então, Qual Formação fazer primeiro, a Formação Cientista de Dados (FCD) ou a Formação Análise Estatística Para Cientistas de Dados (FAECD)? Para responder, vamos fazer uma analogia.

Imagino que você já tenha se divertido com um Puzzle (quebra-cabeça em inglês). A garotada de hoje talvez não saiba o que é isso..rs, mas quem (assim como eu) é da época pré-mundo-eletrônico já deve ter se divertido com Puzzles. Pois bem, como você monta um quebra-cabeça? Eu vejo duas abordagens:

1- Abordagem 1 – Você observa atentamente a figura que você quer montar (ou seja, define o objetivo na sua mente) que aqui chamaremos de “Big Picture”, e então começa a ver como as peças se encaixam. Com esta estratégia e a figura na sua mente, as peças individuais quando montadas vão fazendo cada vez mais sentido e mesmo quando você olha para uma peça isolada, seu cérebro tenta associá-la com a Big Picture.

2- Abordagem 2 – Você não observa a figura (ou muitas vezes nem mesmo tem a figura pronta) e então vai investigando as peças individualmente e tentando descobrir as ligações, até que alguma figura faça sentido.

As duas abordagens funcionam e você será capaz de montar o quebra-cabeça. Mas qual das duas é mais eficaz e mais rápida? Em nossa opinião, a abordagem 1.

Pois bem. Nosso quebra-cabeça é a Ciência de Dados e uma estratégia top-down pode ser bem mais efetiva, do que uma estratégia bottom-up. Concluir a Formação Cientista de Dados dá ao aluno a visão sobre o todo, o Big Picture, sobre o que é e como funciona a Ciência de Dados em todas as suas nuances. Se eventualmente uma ou outra peça não fizer sentido no meio do caminho, isso é absolutamente normal e esperado durante o processo de aprendizagem e podemos dedicar mais tempo aquela peça depois, sem comprometer o aprendizado do todo.

Vemos muitos alunos que preferem primeiro aprender tudo sobre Estatística e/ou Matemática (como se isso fosse possível), para só depois começar a aprender como trabalhar com Data Science. Isso não é errado, apenas achamos que leva muito mais tempo. Se você já compreende bem o que é Machine Learning e como os modelos funcionam, fica muitos mais fácil depois compreender os detalhes, incluindo cada cálculo matemático e/ou estatístico por trás do modelo.

Portanto, acreditamos que concluir a FCD antes da FAECD é mais eficaz. Aqueles que decidirem começar pela FAECD, também conseguirão montar o quebra-cabeça. Mas não ache que você tem que aprender tudo sobre um tema, para só depois começar a estudar outro. O verdadeiro aprendizado ocorre quando você faz conexões, liga os pontos, compreende os relacionamentos entre os conceitos, principalmente em uma área multi-disciplinar como Data Science.

Há muito a estudar em Ciência de Dados e se o aluno não compreender isso e traçar uma estratégia de estudo, mantendo a constância, o aprendizado nunca sai do ponto zero. Aquela estratégia de “eu estudo quando der”, não funciona! É preciso constância, para que o conhecimento vá sendo construído e meses ou até mesmo anos de estudo para se alcançar um nível razoável de conhecimento.

 

E Depois?

Recomendamos a Formação IA para os alunos que tenham conhecimento em Machine Learning (que é estudado em detalhes na FCD). A FIA tem nível intermediário/avançado.

A FIAMED é uma alternativa para que deseja aprender IA aplicada em uma área específica, nesse caso a área de saúde.

A FEM é para aqueles que desejam compreender como fazer o deploy e publicar os modelos de Machine Learning, automatizando o processo no meio do caminho.

E a FDWDS une desenvolvimento web e Data Science para a construção de aplicações analíticas.

 

Mas Meu Perfil é Menos de Análise e Mais de Infraestrutura. O que eu faço?

Nesse caso recomendamos a Formação Engenheiro de Dados, bem como os cursos de Design de Cloud Computing AWS e Google Big Query. Esses cursos tem foco em infraestrutura de Big Data, Pipeline de Dados, Cloud Computing e Data Ops, compondo um perfil profissional em falta no mercado e cada vez mais requisitado pelas empresas.

 

E o Que a DSA Oferece No Desenvolvimento de Soluções?

Temos a Formação Engenheiro Blockchain, Formação Desenvolvedor Web Para Data Science e Formação Desenvolvedor Microsoft Para Data Science e IA. Nesses cursos o foco principal é no desenvolvimento de aplicações, tanto app web quanto mobile, usando tecnologias de última geração como Blockchain e Inteligência Artificial, principalmente para quem pensa em empreender nessas áreas oferecendo produtos ou serviços.

 

E na Área de Negócios?

Criamos a Formação Analista de Inteligência de Mercado com foco na aplicação de análise de dados e Machine Learning para geração de inteligência competitiva, aliando conhecimento em Economia com análise de dados para a tomada de decisões. A Formação Desenvolvedor RPA tem foco na automação de processos e requer habilidades de negócios para identificar de forma adequada os processos candidatos à automação.

A Formação Arquiteto de Dados é para aqueles que gostam de planejamento de soluções de dados e arquitetura de soluções baseadas em dados.

 

E os Cursos Gratuitos? Fale Sobre Eles!

A DSA oferece 5 cursos gratuitos reconhecidos pelos alunos como cursos de alto nível. Nossos cursos gratuitos são pequenas amostras do que os alunos encontram nos demais cursos na DSA. Essa é nossa recomendação:

 

Cursos Gratuitos DSA

 

O que está esperando? Venha preparar seu futuro conosco.

 

Equipe DSA