Este é mais um artigo da série sobre RPA, para ajudar aqueles que buscam compreender como a tecnologia pode automatizar tarefas repetitivas e tonar possível a verdadeira revolução digital 4.0. Neste artigo vamos discutir as 3 Razões Para o Aumento na Adoção de Automação Robótica de Processos (RPA). Para acessar o primeiro artigo da série sobre RPA, clique aqui.

Um colaborador de uma empresa que trabalhe com sistemas ou processos, tem um monte de tarefas repetitivas e mundanas que são manuais, cansativas, desinteressantes e ocupam muito tempo. Robôs de software de automação robótica de processos (RPA) ajudam a realizar tarefas demoradas, imitando a maneira como os seres humanos interagem com aplicativos por meio de uma interface de usuário.

RPA ajuda a automatizar o trabalho desse colaborador, liberando-o para se concentrar em tarefas estratégicas mais importantes que exigem inteligência, raciocínio e julgamento emocionais.

A maioria das iniciativas de otimização de custos e melhoria de eficiência reduziu os custos por meio de padronização e centralização. No entanto, isso impede que os negócios sejam ágeis ao reagir a oportunidades de negócios e mudanças no ecossistema.

Por outro lado, RPA pode ter um amplo impacto nas operações e no posicionamento competitivo de uma empresa, como valor econômico, vantagens da força de trabalho, melhorias de qualidade e controle e execução flexível.

Assim, a demanda por ferramentas RPA está crescendo rapidamente, de 20 a 30% a cada trimestre, de acordo com o Gartner, que se refere às ferramentas RPA como “tecnologias de gateway” ou “ferramentas de superfície” porque elas são o ponto de partida para o que já vemos no horizonte: automação cognitiva através de Inteligência Artificial.

RPA é amplamente utilizado nos setores bancário, financeiro e contábil, de seguros, varejo, manufatura e telecomunicações. Alguns fornecedores notáveis incluem o Automation Anywhere, o Blue Prism, o NICE, Pegasystems e o UIPath.

Aqui estão as 3 Razões Para o Aumento na Adoção de Automação Robótica de Processos (RPA):

Permite Mais Controle e Precisão

Uma das maiores vantagens de usar ferramentas RPA é que elas são relativamente baratas, rápidas de implementar e discretas. O profissional que está procurando automatizar uma tarefa específica não precisa ter experiência em programação (em geral).

Com algumas semanas de treinamento, pessoas com experiência em operações de negócios podem começar a automatizar processos com ferramentas de RPA.

É também uma operação de TI relativamente leve e não “perturba” os sistemas atuais. Isso leva à adoção de RPA nas operações de negócios, e não a algo trazido pela TI para os negócios, levando a custos de implantação mais baixos.

A melhor parte é que uma Prova de Conceito (PoC) de um projeto de RPA pode levar apenas duas semanas. Todo o projeto pode estar funcionando dentro de quatro a oito semanas, dependendo de seu escopo e complexidade.

Uma vez que minimiza os processos manuais e reduz os erros durante o preenchimento da documentação, os robôs RPA são mais precisos que os humanos. E o RPA Cognitivo ajudará na continuidade dos negócios, pois a automação levará a processos aprimorados de recuperação de desastres. Como os requisitos de conformidade podem ser incorporados às regras automatizadas de RPA, isso reduzirá os riscos internos aos dados e processos.

Reduz Custos Com Pessoal

De acordo com a EY, 65% dos processos baseados em regras de RH podem ser automatizados e 93% do tempo dos funcionários de RH é gasto em tarefas repetitivas. A grande vantagem com RPA é que os robôs são capazes de usar os processos e sistemas de RH existentes.

Os robôs podem facilmente cuidar de tarefas repetitivas e, em comparação com os humanos, também custam menos. O custo de um robô RPA varia de US $ 5.000 a US $ 10.000 por ano.

Na maioria das vezes, um robô pode facilmente fazer o trabalho de três a cinco trabalhadores, ajudando assim a economizar nos custos dos funcionários. A PwC estima que 45% das atividades de trabalho podem ser automatizadas, e essa automação economizaria US $ 2 trilhões em custos de força de trabalho global.

RPA Cognitivo também apresentará oportunidades para redesenhar trabalhos e reatribuir pessoas a funções de maior valor. A maioria das empresas que têm de lidar com a demanda sazonal / transacional de força de trabalho vão depender cada vez mais dos robôs RPA, pois eles podem executar um processo que pode ser facilmente ampliado ou diminuído.

Além disso, dado que um robô de software pode custar tão pouco quanto um terço do preço de um FTE offshore, RPA oferece uma alternativa para alguns relacionamentos de BPO (Business Process Outsourcing). Por isso as gigantes de consultoria em BPO estão de olho no mercado de RPA e de olho nos profissionais que dominam a tecnologia.

Usa Dados Para Melhorar o Serviço

Tecnologias inteligentes podem aprender e tomar decisões além de sua programação inicial. Como RPA pode rapidamente gerar e coletar dados, combiná-lo com tecnologias inteligentes (Inteligência Artificial) torna o processo de aprendizado muito mais rápido.

RPA pode ser usado em vários setores e também ajuda na auditoria, pois os robôs registram e monitoram suas próprias etapas enquanto executam fluxos de trabalho automatizados. Mais importante, RPA pode contribuir para o Big Data e descobrir informações e tendências de negócios valiosas.

Por exemplo, no caso de uma empresa financeira, RPA pode revelar os tempos do processo de transação, o número de atividades de automação processadas e pendentes. Isso revelará gargalos nas operações de negócios e ajudará na criação de previsões e orçamentos financeiros.

A RPA já está revolucionando mercados e está fornecendo benefícios significativos que as empresas acharão difíceis de ignorar. A tecnologia está ganhando força como uma alternativa econômica para a integração de sistemas tradicionais e está projetada para se tornar um mercado global de US $ 5 bilhões até 2020, com um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de mais de 60%, de acordo com a Deloitte.

A chave para fornecer sucesso rápido na implantação de soluções RPA é encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia e pessoal qualificado. As empresas devem estar preparadas para gerenciar os desafios tecnológicos e culturais significativos que acompanharão a implantação em grande escala da Automação Robótica de Processos.


Junto com Blockchain e Inteligência Artificial, RPA é uma das tecnologias mais promissoras para os próximos anos. A automação já é uma realidade e de que lado você quer estar? Daqueles que terão seu trabalho automatizado ou daqueles que estarão implementando as soluções automatizadas? Pense nisso!

Confira nosso programa completo: Formação Desenvolvedor RPA e comece sua capacitação agora mesmo!

Equipe DSA

Referências:

KPMG – Rise of the Robots

Adoption of robotic process automation to increase significantly

Why robotic process automation adoption is on the rise

3 reasons adoption of robotic process automation is on the rise

Robotic Process Automation Adoption: Early Challenges and Lessons Learned