Relatório de Tendências em Inteligência Artificial – 2023 AI Index Report
O AI Index é uma iniciativa independente do Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), liderada pelo AI Index Steering Committee, um grupo interdisciplinar de especialistas do mundo acadêmico e do mercado privado.
O relatório anual rastreia, compara, destila e visualiza dados relacionados à Inteligência Artificial, permitindo que os tomadores de decisão tomem medidas significativas para promover a IA de forma responsável e ética com os humanos em mente. O relatório de 2023 acabou de ser publicado e neste artigo trazemos para você os pontos principais. Neste link você encontra o relatório completo: 2023 AI Index Report.
O AI Index colabora com muitas organizações diferentes para acompanhar o progresso em Inteligência Artificial. Essas organizações incluem: o Centro de Segurança e Tecnologia Emergente da Universidade de Georgetown, LinkedIn, NetBase Quid, Lightcast e McKinsey.
O relatório de 2023 também apresenta mais dados autocoletados e análises originais do que nunca. O relatório deste ano incluiu uma nova análise sobre os modelos, incluindo sua geopolítica e custos de treinamento, o impacto ambiental dos sistemas de IA, a educação K-12 em IA e as tendências da opinião pública em IA. O AI Index também ampliou seu rastreamento da legislação global de IA de 25 países em 2022 para 127 em 2023.
Estes são os pontos principais do relatório:
O Mercado Privado Corre à Frente do Mundo Acadêmico
Até 2014, os modelos de aprendizado de máquina (Machine Learning) mais significativos foram lançados no mundo acadêmico. Desde então, o mercado privado assumiu. Em 2022, havia 32 modelos significativos de aprendizado de máquina produzidos pelo mercado privado, em comparação com apenas três produzidos pelo mundo acadêmico. Construir sistemas de IA de última geração requer quantidades de dados cada vez maiores, computação e dinheiro, recursos que os atores do mercado privado possuem inerentemente em maiores quantidades em comparação com organizações sem fins lucrativos e acadêmicas.
Saturação de Desempenho em Benchmarks Tradicionais
A IA continuou a apresentar resultados de ponta, mas a melhoria ano a ano em muitos benchmarks continua a ser marginal. Além disso, a velocidade na qual a saturação do benchmark está sendo alcançada está aumentando. No entanto, novos conjuntos de benchmarking mais abrangentes, como BIG-bench e HELM, estão sendo lançados.
A IA Está Ajudando e Prejudicando o Meio Ambiente
Novas pesquisas sugerem que os sistemas de IA podem ter sérios impactos ambientais. De acordo com Luccioni et al., 2022, o processo de treinamento do BLOOM emitiu 25 vezes mais carbono do que um único passageiro aéreo em uma viagem só de ida de Nova York a São Francisco. Ainda assim, novos modelos de aprendizado por reforço, como o BCOOLER, mostram que os sistemas de IA podem ser usados para otimizar o uso de energia.
O Melhor Novo Cientista do Mundo… IA?
Os modelos de IA estão começando a acelerar rapidamente o progresso científico e, em 2022, foram usados para auxiliar na fusão de hidrogênio, melhorar a eficiência da manipulação de matrizes e gerar novos anticorpos.
O Número de Incidentes Relacionados ao Uso Indevido de IA Está Aumentando Rapidamente
De acordo com o banco de dados AIAAIC, que rastreia incidentes relacionados ao uso indevido de IA, o número de incidentes e controvérsias de IA aumentou 26 vezes desde 2012. Alguns incidentes notáveis em 2022 incluíram um vídeo deepfake do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se rendendo e prisões dos EUA usando tecnologia de monitoramento de chamadas em seus internos. Esse crescimento é uma evidência do maior uso de tecnologias de IA e da conscientização sobre as possibilidades de uso indevido.
A Demanda por Habilidades Profissionais Relacionadas à IA Está Aumentando em Praticamente Todos os Setores
Em todos os setores nos Estados Unidos para os quais existem dados (com exceção da agricultura, silvicultura, pesca e caça), o número de ofertas de emprego relacionadas à IA aumentou em média de 1,7% em 2021 para 1,9% em 2022. Empregadores nos Estados Unidos estão cada vez mais procurando trabalhadores com habilidades relacionadas à IA.
Pela Primeira Vez na Última Década, o Investimento Privado Ano a Ano em IA Diminuiu
O investimento privado global em IA foi de US$ 91,9 bilhões em 2022, o que representou uma queda de 26,7% desde 2021. O número total de eventos de financiamento relacionados à IA, bem como o número de empresas de IA recém-financiadas, também diminuíram. Ainda assim, durante a última década como um todo, o investimento em IA aumentou significativamente. Em 2022, o valor do investimento privado em IA foi 18 vezes maior do que em 2013.
Embora a Proporção de Empresas que Adotam a IA Tenha se Estabilizado, as Empresas Que adotaram a IA Continuam Avançando
A proporção de empresas adotando IA em 2022 mais que dobrou desde 2017, embora tenha se estabilizado nos últimos anos entre 50% e 60%, de acordo com os resultados da pesquisa anual da McKinsey. As organizações que adotaram relatórios baseados em Inteligência Artificial perceberam reduções significativas de custos e aumentos de receita.
O Interesse dos Formuladores de Políticas Públicas Pela IA Está Aumentando
Uma análise do AI Index dos registros legislativos de 127 países mostra que o número de projetos de lei contendo “Inteligência Artificial” que foram aprovados aumentou de apenas 1 em 2016 para 37 em 2022. Uma análise dos registros parlamentares sobre IA em 81 países também mostra que as menções à IA em processos legislativos globais aumentaram quase 6,5 vezes desde 2016.
Os Cidadãos Chineses Estão Entre os Que se Sentem Mais Positivos em Relação aos Produtos e Serviços de IA. Já os Americanos… nem tanto.
Em uma pesquisa IPSOS de 2022, 78% dos entrevistados chineses (a maior proporção de países pesquisados) concordaram com a afirmação de que produtos e serviços que usam IA têm mais benefícios do que desvantagens. Depois dos entrevistados chineses, os da Arábia Saudita (76%) e da Índia (71%) se sentiram mais positivos em relação aos produtos de IA. Apenas 35% dos americanos da amostra (entre os países pesquisados) concordaram que os produtos e serviços que usam IA tinham mais benefícios do que desvantagens.
A IA veio para ficar. E você, como está conduzindo sua carreira em relação a isso? Para sobreviver nesse novo mundo que se apresenta diante de nós é preciso se manter relevante no mercado de trabalho, o que pode ser alcançado somente através do aprendizado contínuo. Pense nisso.
Equipe DSA
Referências:
Vejo o meio académico como sendo o maior beneficiário da IA, porque vai ajudar a produzir conteúdo de qualidade com produtividade, além de promover a ubiquidade da IA em todas as áreas profissionais. Não é a toa que o PC ( pensamento computacional) ė a disciplina inovadora mais importante do mundo tecnológico.
IA proporciona mais que todos imaginam