Voltaremos a uma semana de trabalho de cinco dias no escritório? Profissionais de Tecnologia Voltarão a Trabalhar de Forma Presencial? Charlie Munger (um dos maiores investidores do mundo) acha que não.

Mesmo com as restrições do COVD-19 diminuindo nos EUA e os empregadores pedindo aos trabalhadores que retornem ao trabalho presencial, o famoso investidor disse na quarta-feira (16/02/2022) durante a reunião anual de acionistas do The Daily Journal que ele não espera que os funcionários retornem ao trabalho presencial, pelo menos em tempo integral, novamente.

“É incrível a porcentagem de pessoas em ciência da computação e tecnologia que não querem estar no escritório”, disse Munger. “Eles querem fazer o trabalho em locais que sejam mais convenientes para eles – acho que isso permanecerá para sempre.”

Sua visão ocorre em meio a um amplo esforço dos líderes corporativos dos EUA para levar os funcionários de volta ao local de trabalho físico, à medida que os estados abandonam cada vez mais os mandatos de máscaras e retiram as restrições relacionadas à pandemia. Mais recentemente, a Microsoft solicitou aos funcionários dos EUA que começassem a retornar aos seus escritórios a partir de 28 de fevereiro de 2022, na tentativa de retomar as operações normais à medida que os números de casos de COVD-19 diminuíssem.

As empresas trabalharam por meses nas políticas do escritório em meio a mudanças nas diretrizes dos governos e os fluxos e refluxos na contagem de casos de coronavírus em todo o país, com as variantes Delta e Omicron interrompendo os planos de retornos mais amplos no ano passado.

À medida que a última onda impulsionada pela Omicron parece diminuir, o comparecimento aos escritórios de gigantes financeiros, incluindo JPMorgan, Goldman Sachs e Bank of America, aumentou nas últimas semanas, enquanto a American Express divulgou no início deste mês que pediria aos funcionários de Nova York que trabalhassem de seus escritórios pelo menos uma vez por semana a partir de março, adotando um modelo híbrido.

Mas muitos funcionários que se acostumaram a trabalhar remotamente nos últimos dois anos resistiram aos pedidos de retorno em tempo integral de forma presencial, especialmente porque algumas empresas continuam adotando o trabalho em casa e experimentando horários híbridos.

Uma pesquisa recente realizada pela Advanced Workplace Associates, empresa global de consultoria de gestão, com quase 10.000 pessoas que trabalham nos setores de finanças, tecnologia e energia em todo o mundo descobriu que apenas 3% dos profissionais de tecnologia estão dispostos a retornar ao escritório em tempo integral.

Nos EUA, 84% dos participantes da pesquisa disseram que querem trabalhar em casa dois ou mais dias por semana.

“Os empregadores precisam perceber que o gênio está fora da garrafa”, disse o diretor administrativo da AWA, Andrew Mawson, em comunicado. “Os trabalhadores viram que a flexibilidade pode funcionar e os chefes que não são sensíveis às necessidades de seus funcionários sofrerão de acordo.”

Na reunião do The Daily Journal, Munger também sugeriu que uma recuperação total nas viagens de negócios será improvável.

“Eu não acho que a empresa média vai levar seus diretores de avião para que eles possam se sentar à mesma mesa em todas as reuniões do ano”, disse Munger.

“Os diretores da Berkshire Hathaway se encontraram cara a cara duas vezes por ano e fizeram todo o resto por telefone ou com atas de consentimento, e funcionou bem”, acrescentou. “Acho que não precisávamos de todas essas malditas reuniões e voos de avião.”

Enquanto Munger argumentou que a conclusão de atividades de negócios remotamente tornou certos componentes do trabalho “mais simples, mais baratos e mais eficientes”, ele argumentou, por outro lado, que o estímulo federal para trabalhadores marginalizados durante a pandemia foi muito liberal.

“O que faz o capitalismo funcionar é o fato de que se você é um jovem apto, se você se recusa a trabalhar, você sofre uma grande agonia e, por causa dessa agonia, todo o sistema econômico funciona”, disse ele. Economias eficazes e prósperas tradicionalmente impõe dificuldades aos jovens que não querem trabalhar, exatamente para que eles possam trabalhar e ajudar o país a crescer.

“Você tira essa dificuldade e diz ‘você pode ficar em casa e ganhar mais do que se vier trabalhar’, isso é bastante perturbador para um sistema econômico como o nosso”, acrescentou Munger. “Na próxima vez que fizermos isso, não acho que deveríamos ser tão liberais.”

A pandemia já demonstrou o valor do ensino online, com cada vez mais pessoas estudando à distância. Agora parece que a mudança no cenário corporativo será inevitável também.

Se você é um profissional de tecnologia (como Ciência de Dados) pode trabalhar de qualquer lugar. 

Deixe sua opinião aí nos comentários.

Equipe DSA

Referências:

Preparação Para Carreira de Cientista de Dados

Charlie Munger: We are never going back to a five-day work week in the office

Remote Work is On the Rise: 4 Reasons Why You Should Consider It