Por Que a DSA Não Oferece Planos de Assinatura ou de Subscrição?
Por Que a DSA Não Oferece Planos de Assinatura ou de Subscrição?
Plano de assinatura ou subscrição é um modelo de negócio e cada empresa escolhe o modelo de negócio que considera ideal de acordo com o produto que oferece.
Acreditamos aqui na DSA que o produto que oferecemos não se encaixa nesse modelo. Não achamos o modelo de plano de assinatura ou subscrição necessariamente ruim, ele apenas não se encaixa no produto e concepção de ensino que a DSA se propõe a oferecer. E não temos intenção de mudar nosso produto ou concepção de ensino, que são focados na carreira profissional e não no aprendizado de ferramentas ou técnicas de forma isolada ou aleatória.
Aqui estão algumas considerações:
Falta de Personalização: Muitas plataformas de subscrição oferecem uma ampla variedade de cursos, mas nem todos podem ser relevantes ou apropriados para as necessidades específicas de um aluno (mas você paga por todos eles mesmo assim).
Ao contrário dos cursos individuais que podem ser escolhidos à la carte (como os que são oferecidos aqui na DSA), os planos de assinatura podem diluir a relevância do conteúdo oferecido. A ideia de “quanto mais, melhor” nem sempre se aplica ao aprendizado. Ter acesso a uma infinidade de cursos pode levar à paralisia do aprendizado. Em vez de se concentrar em completar um curso, os alunos podem se sentir sobrecarregados com as opções disponíveis e rapidamente perder o foco.
Cursos Rasos: Planos de assinatura normalmente significam cursos bem rasos, já que a quantidade de cursos é o foco principal desse modelo. A necessidade de preencher uma biblioteca de cursos para justificar uma subscrição mensal pode levar a variações na qualidade dos cursos oferecidos.
Desmotivação do Aluno no Longo Prazo: A sensação inicial de ter acesso a uma vasta quantidade de recursos pode ser emocionante, mas a sobrecarga de informações e a incapacidade de focar em uma área específica pode levar à desmotivação ao longo do tempo. A longo prazo, dependendo da duração do interesse do aluno em aprender, o custo total de uma subscrição pode ultrapassar o custo de comprar cursos individualmente.
Aqui está um exemplo geral (muita gente não faz essa análise):
O aluno contrata um plano de assinatura em um portal de cursos. Paga 1000 reais por ano e não consegue concluir a imensidão de cursos. Vai assinando e renovando e ao final de 3 anos pagou 3.000 reais, teve um aprendizado raso e totalmente sem foco. O aluno continua quase no ponto de partida onde estava 3 anos atrás, mas agora com 3.000 reais a menos na conta corrente.
Com aproximadamente os mesmos 3.000 reais (ou até menos se aproveitar um lançamento) o aluno compra uma Formação na DSA, com acesso por 24 meses, conteúdo totalmente focado na carreira que escolheu e consegue concluir a Formação em 9 meses de estudo. Ainda vai ter acesso até expirar o prazo de acesso para revisar o material ou receber atualizações quando aplicáveis. Mas agora, com o conhecimento sólido adquirido, o aluno vai para o mercado obter a vaga que deseja e iniciar a carreira na área de dados. O retorno sobre o investimento (ROI) realmente se realiza.
O que é melhor? Deixo que cada um tire suas próprias conclusões.
Custos Ocultos: Algumas plataformas podem oferecer certos cursos como parte da subscrição básica, mas cursos mais avançados ou recursos extras podem exigir pagamentos adicionais. Leia os termos de uso antes de fazer qualquer assinatura. Aqui na DSA o aluno paga e sabe que vai ter acesso pelo período contratado. O único risco que o aluno tem é receber mais conteúdo do que realmente pagou, o que aliás sempre fizemos nesses quase 8 anos de DSA. Os cursos bônus dos módulos extras são um grande exemplo.
Foco: Ao comprar uma Formação na DSA o aluno foca no conhecimento daquela carreira que escolheu. Para quem está começando isso é ótimo, pois mostra exatamente o caminho a ser seguido. E, consequentemente, o aluno pode chegar mais rápido ao destino. Se o aluno tem interesse em mais de uma carreira, pode adquirir mais de uma Formação conforme desejar e seu orçamento permitir. Ou seja, o aluno não paga para ter acesso a tudo (mesmo que não precise). Ele paga para ter acesso ao que precisa e faz isso quando precisa.
Logo, nossas Formações mostram aos alunos o caminho a seguir em uma determinada carreira. Isso atende aos iniciantes que não fazem ideia por onde começar e atende aos mais experientes que desejam aprender um tema ou ferramenta ligados a uma carreira específica.
Muitas pessoas (realmente muitas) não fazem ideia por onde começar. Um plano de subscrição com 700 cursos apenas deixa os alunos mais perdidos. É claro que aqueles que sabem exatamente o que precisam podem se beneficiar de uma plataforma assim, mas isso acontece quando o profissional já tem alguma experiência e procura algo específico para complementar seu aprendizado ou estudar um determinado tema por uma outra perspectiva.
Sendo assim, a DSA não oferece e nem vai oferecer planos de assinatura ou de subscrição. Sempre que falarmos em surpresas (e ainda temos muitas em 2023 e outras já previstas para 2024), não estaremos falando sobre planos de assinatura ou de subscrição.
As pessoas deveriam sempre considerar um fator ao fazer suas escolhas: tempo. Seu tempo é valioso e quanto mais você focar no seu objetivo, mais rápido irá alcançá-lo. Se você deseja realmente seguir uma carreira, em especial na área de dados, deve traçar um plano, obter a capacitação orientada à carreira que você deseja e não desviar o foco até conseguir. Não acreditamos que um portal de assinatura com cursos aleatórios de nível básico ajude muito com isso. Mas cada um é livre para escolher a estratégia que achar melhor.
Sabemos que esse é um tema polêmico e que divide opiniões. Respeitamos todas as opiniões e o que foi exposto acima é o nosso ponto de vista sobre a questão e porque acreditamos que para o tipo de curso e proposta de ensino que oferecemos aqui na DSA, os planos de assinatura não se aplicam.
Obrigado a todos.
Tiago Pereira
CEO Data Science Academy