Os líderes das maiores empresas do planeta estão sempre tentando descobrir o que fazer com seu tempo e parece que todos eles chegaram a uma conclusão: trabalhar.

Aproximando-se de suas ambições com uma intensidade única, nenhum trabalha menos de 70 horas por semana, incluindo fins de semana, mesmo à custa de aspectos da vida que outras pessoas valorizam.

No entanto, estar armado com uma ideia forte, determinado a ser o melhor, e apoiado por uma ética de trabalho sobre-humana vale a pena: Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk estão entre as pessoas mais ricas do mundo e, além disso, cada um deles trabalha com tecnologias que têm a capacidade de mudar a sociedade de forma irreversível.

Cada um dos três, para dar sentido à sua própria ocupação, desenvolveu seus próprios mecanismos de enfrentamento do tempo. Aqui estão alguns hacks de eficiência pouco ortodoxos desses três homens no topo do mundo.

Elon Musk – Multitarefa

Com três títulos executivos (CEO da SpaceX, CEO da Tesla Motors e Presidente da SolarCity), cinco filhos e uma visão ambiciosa para o futuro da tecnologia, é difícil ver como Elon Musk consegue as seis horas e meia de sono, que ele diz dormir em média por noite.

O escritor Max Chafkin, em um perfil de Musk, observou: “Para passar o dia, Musk depende de dois estimulantes: cafeína e um desejo de ajudar a humanidade a colonizar Marte”.

Musk, que divide sua semana entre a SpaceX e a Tesla Motors, também aperfeiçoou a arte da multitarefa: Ele envia e-mails enquanto digitaliza faturas, realiza reuniões e cuida de negócios em seu telefone ao mesmo tempo, e troca mensagens de texto com seus filhos pelo computador (algo que aliás gerou alguma crítica do público).

Embora oficialmente ele não fique mais do que 15 horas no escritório, ele disse que nunca para de trabalhar. Com estas responsabilidades 24 horas por dia, parece compreensível que a maneira mais eficaz de economizar tempo é fazendo tudo ao mesmo tempo.

Poucos de nós têm o desejo de trabalhar 15 horas por dia, ou liderar empresas multibilionárias. Mas, fazer mais em menos tempo vai lhe dar mais tempo para se concentrar em tudo que realmente importa para você.

Bill Gates – Hacker

Em um blog post em 2006, Bill Gates, então presidente, CEO e arquiteto-chefe de software da Microsoft, compartilhou como ele “hackeia” seu e-mail com uma solução simples – uma área de exibição de três monitores.

Naquela época, ele estava lidando com mais de 100 e-mails por dia. Com todo o seu trabalho filantrópico como co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, ativismo social e seu papel continuado como consultor técnico para a Microsoft, só se pode especular o quanto esse número cresceu.

Com um monitor exibindo e-mails recebidos, outro monitor mostrando o e-mail em que está trabalhando, e uma tela para seu desktop regular, ele pode executar várias tarefas simultaneamente. Concentrando-se em seu trabalho, um e-mail em seu próprio monitor de cada vez, Gates dá a cada correspondência o tempo e a atenção que merece. Isso é algo que todos os empreendedores mais jovens podem implementar em suas vidas.

Gates vai a um “ThinkWeek” anual em uma cabana na floresta para se desligar completamente. Sequestrando-se de todo o tipo de distração, ele recebe um ano de trabalho de leitura e pensamento em uma semana. Ele planeja estratégias, examina cuidadosamente as empresas e organizações com as quais está se associando, e revisa o ano passado. O “ThinkWeek” dá a Bil Gates a ignição para a máxima produtividade.

Mark Zuckerberg – Simplicidade

Muito tem sido escrito sobre o uniforme de Zuckerberg, composto de camisas t-shirts cinza idênticas usadas durante sua semana de trabalho – que o ajuda a manter o foco e gastar a menor energia possível em descobrir o que vestir todos os dias – mas menos notado é que esta maneira simples de viver se estende a quase todos os aspectos de sua vida diária.

O CEO de 31 anos de idade, que virou bilionário do Facebook vai até o Quartel General da empresa, não de Audi ou outro super carro, mas em um Acura preto bastante modesto.

Embora tenha adquirido recentemente as três propriedades em torno de sua casa em Palo Alto, ele tem mantido sua morada famosa (localizado a poucos quarteirões de distância dos escritórios, onde ele supostamente trabalha até 15 horas por dia) muito simples. Ao eliminar um monte de extravagância disponível para ele, seu objetivo é o trabalho que ele faz. Foco.

Em uma sessão de perguntas e respostas no Facebook, veja o que ele disse: “Eu sinto que não estou fazendo o meu trabalho se eu gastar minha energia em coisas que são tolas ou frívolas sobre a minha vida, pois eu quero poder dedicar toda a minha energia na construção dos melhores produtos e serviços.”

Precisa dizer mais alguma coisa?

Equipe DSA

Referências:

Preparação Para Carreira de Cientista de Dados

The unorthodox productivity hacks of Elon Musk, Bill Gates, and Mark Zuckerberg