Dia a Dia do Cientista de Dados no Trabalho Remoto
Confira o relato de um Cientista de Dados no seu dia a dia de trabalho remoto. Referências ao final do artigo.
Bem, eu sei que muitos entusiastas de dados querem saber exatamente o que fazemos como Cientistas de Dados. Especialmente durante esta situação de pandemia.
“O que você faz no trabalho remoto?”, “É produtivo?”, “Como Cientista de Dados você está trabalhando remotamente, certo?”. Essas são as perguntas que vejo com frequência.
Aqui, vou compartilhar minha própria experiência como Cientista de Dados que ainda está experimentando trabalhar em casa.
Equipamento de Trabalho
Para começar, nós, Cientistas de Dados, sempre precisamos de acesso aos dados para realizar nosso trabalho corretamente. Em qualquer condição de trabalho em que estejamos, o mais importante é ter certeza de que podemos acessar os dados (no banco de dados ou apenas em um arquivo).
Estou falando sério sobre o equipamento de trabalho de acesso a dados porque nosso trabalho sempre envolveria os dados. Claro, há momentos em que o trabalho é criar uma boa apresentação ou dashboard, mas mesmo assim, esse tipo de trabalho ainda precisa de suporte de dados.
Na minha experiência, para ter acesso ao banco de dados, preciso primeiro ter um equipamento confiável da minha empresa, pois os dados são uma questão sensível. Por exemplo, laptop, acesso VPN, acesso à Internet, etc. Isso pode levar muito tempo se a fila for longa ou se morarmos em outra cidade/país que não nossa empresa (assim como eu).
Cronograma de Trabalho
Depende da empresa. Algumas empresas têm horários flexíveis de trabalho, por exemplo, você pode trabalhar a qualquer hora, desde que trabalhe oito horas por dia, mas algumas empresas têm horários fixos como 9–6 horas.
Eu tenho um cronograma de trabalho que preciso seguir devido a interação com os usuários das áreas de negócios e outros departamentos. Eu trabalho diariamente de segunda a sexta-feira.
Embora seja bom ter um cronograma fixo, como Cientista de Dados, às vezes não podemos esperar seguir esse cronograma. Pela minha experiência, poderíamos esperar começar a trabalhar mais cedo, mas na maioria das vezes, precisamos terminar mais tarde. Embora eu ache que isso acontece com todas as profissões.
Atividades de Trabalho
Acho que as pessoas querem saber mais sobre as atividades do Cientista de Dados do que o equipamento ou a cronograma. Bem, aqui estão minhas atividades.
Metade das semanas que passei trabalhando remotamente foram preenchidas com reuniões de projeto ou quaisquer outras reuniões. Sim, surpreendente, certo? O Cientista de Dados não está trabalhando com Data Science, mas se reunindo?
Bem, por causa da condição de trabalho remoto, na verdade, tudo agora é resolvido através de uma reunião, que pode ser feita com apenas um toque no botão. Mas por que precisamos de tantas reuniões? Porque decisões devem ser tomadas e isso normalmente tem ser feito com o consentimento de um grupo de trabalho.
Muitos dos projetos dos Cientistas de Dados não são baseados em seu próprio favor, mas nas necessidades da empresa. Isso significa que precisamos ter muita discussão sobre o que a empresa deseja, como implementar o projeto, o resultado esperado, o cronograma e como o projeto avança.
Onde está a parte de programação e análise de dados? Vem depois disso. A outra metade do meu trabalho semanal é programação, análise de dados e modelagem (que eu trabalho duro para aprender todos os dias), embora sempre venha depois de concordarmos com o projeto e o objetivo.
Sim, é nosso trabalho principal analisar dados e criar modelagem preditiva, mas nossa responsabilidade é mais do que isso. Embora o estigma do Cientista de Dados seja trabalhar com modelo e dados o tempo todo, a verdade é que você só trabalha com isso na metade do tempo (pelo menos para mim).
Para um aspirante a Cientista de Dados, sempre sugiro que você conheça bem o negócio. Por que? A maior parte de suas atividades, seja em casa ou no escritório, seria cercada por gestores e pela expectativa de como seu projeto ajudaria os negócios da empresa.
Mencionei acima que às vezes meu trabalho é mais do que o previsto. Isso ocorre porque os gestores não entendem quanto tempo realmente leva para analisar e criar um modelo preditivo decente. É por isso que, na maioria das vezes, o prazo é mais rígido do que esperávamos e precisamos nos esforçar para fazer mais.
Quaisquer outras atividades de trabalho são semelhantes à outra ocupação com trabalho remoto; Treinamento, seminário e reuniões.
Produtividade no Trabalho
Os Cientistas de Dados conseguem ser produtivos enquanto trabalham em casa? Eu diria sim e não.
Por que sim?
Podemos nos concentrar em nosso ambiente em casa sem nenhuma distração do escritório, para analisar dados e fazer nossa modelagem.
Por que não?
Como mencionei acima, os Cientistas de Dados trabalham com gestores e profissionais dos departamentos de negócios, isso inclui seus colegas. Ao trabalhar remotamente é difícil coordenar e obter uma explicação sobre o que você precisa. Isso pode levar a perda de tempo apenas por ter que esperar.
É por isso que a produtividade pode flutuar e depende da condição atual. Afinal, os Cientistas de Dados ainda são trabalhadores humanos.
Conclusão
Os Cientistas de Dados podem trabalhar remotamente de qualquer lugar, pois a descrição de nosso trabalho consiste principalmente em analisar dados e criar modelos preditivos. Embora trabalhar em casa signifique ter mais atividades de reunião do que trabalhar no escritório, precisamos alinhar muitos dos projetos remotamente.
A produtividade oscila, pois às vezes podemos ser muito produtivos, mas precisamos esperar o alinhamento entre as partes envolvidas.
Baseado no original em inglês:
Daily Life as a Data Scientist: Work From Home Edition
Outras Referências:
Veja cargos que devem bombar em 2021, com salário de R$ 2.200 a R$ 74,5 mil.