DaaS (Data as a Service) vem sendo considerado como um caminho para remodelar o mundo dos negócios por meio da inteligência competitiva. A importância crescente dos dados e análises está impulsionando a importância dos dados como um serviço. Os serviços DaaS permitem que as empresas acessem facilmente dados externos, bem como tornam mais fácil para as empresas democratizar a análise e capacitar seus usuários de negócios.

Neste artigo discutiremos os benefícios do DaaS e as tendências mais recentes. Boa leitura.

O Que é DaaS?

Data-as-a-service (DaaS) é uma estratégia de gerenciamento de dados e modelo de implantação que se concentra na nuvem para fornecer uma variedade de serviços relacionados a dados, como armazenamento, processamento e análise. O DaaS aproveita o popular paradigma de software como serviço (SaaS), por meio do qual os clientes podem usar aplicativos de software baseados em nuvem em vez de implantar servidores dedicados para um conjunto específico de tarefas em um conjunto específico de dados .

O DaaS é uma construção arquitetônica, e não uma tecnologia de um único fornecedor. Portanto, oferece uma variedade de maneiras de fornecer, coletar e processar dados de várias fontes em diferentes formatos. As tecnologias incluídas na categoria DaaS são:

  • – Soluções de gerenciamento do ciclo de vida da informação.
  • – Modelagem / qualidade / replicação / transformação de dados.
  • – Gerenciamento de conteúdo.

 

O negócio DaaS é normalmente baseado em assinatura, onde o cliente paga por uma variedade de serviços. Existem dezenas de fornecedores de DaaS, e os modelos de preços pelos quais eles cobram de seus clientes caem principalmente em preços baseados em quantidade, quando um fornecedor cobra de seus clientes com base na quantidade de dados que desejam usar e serviços de pagamento por chamada, onde os fornecedores cobram por cada chamada do cliente para a API de acesso.

Quais São os Benefícios do DaaS?

Existem muitos benefícios do DaaS para as organizações que o escolhem como seu principal mecanismo de entrega para operações relacionadas a dados. Por ter dados em uma infraestrutura centralizada com DaaS, as organizações ganham economias de escala no investimento em infraestrutura. Também ajuda a promover a padronização de conjuntos de habilidades para tornar a administração mais eficiente. Além disso, oferece mais oportunidades de compartilhamento de dados em toda a organização, levando a mais colaboração e compartilhamento de conhecimento.

Vamos examinar os benefícios em mais detalhes:

Qualidade de Dados

Os usuários acessam os dados por meio do serviço de dados. Como o serviço de dados é o único ponto de atualização, o rastreamento de alterações nos dados é mais fácil, o que pode levar a melhorias na qualidade dos dados.

Agilidade

O DaaS aumenta a velocidade de acesso aos dados necessários, expondo os dados de maneira flexível, mas simples. Os usuários podem agir rapidamente sem a necessidade de uma compreensão abrangente de onde os dados estão armazenados ou como são indexados. A agilidade é o benefício mais importante do DaaS e ajuda a diminuir o tempo de lançamento de soluções no mercado para os usuários do DaaS.

Flexibilidade Financeira

O DaaS permite que as empresas negociem entre despesas de investimento e operacionais. As empresas podem usar o DaaS para lançar serviços sem investir em sistemas e pessoal para gerenciar seus dados. Além disso, o DaaS reduz a capacidade dos sistemas de origem, cortando custos de licenciamento e hardware. O DaaS também ajuda as organizações a reduzir custos de manutenção.

Melhora o Fluxo de Trabalho

Os modelos de dados como serviço normalmente não interrompem um processo central, mas, em vez disso, melhoram o fluxo de trabalho. As jornadas de experiência do cliente e o profundo conhecimento das necessidades do setor ajudam a agregar valor ao negócio imediatamente. Poucos clientes pedem um painel adicional, portanto, as empresas de serviços de dados costumam seguir uma estratégia de design padrão para integrar o dia a dia do usuário final e um problema de cliente bem definido.

Tendências em DaaS

1. Self-Service Insights

Muitas novas empresas estão migrando para se especializar em visualização de dados, insights baseados em dados e ferramentas de decisão, fornecendo soluções diretamente para analistas de negócios e tomadores de decisão. As empresas também estão projetando insights baseados em dados voltados para o cliente final com o advento de sensores em tudo: tacos de golfe que informam como melhorar seu jogo, por exemplo.

2. Insights Automatizados

À medida que os insights avançam, a conexão de tudo com todos significa que processos antes invisíveis agora podem ser rastreados e otimizados. Tudo o que pode ser automatizado será automatizado, substituindo processos analógicos e humanos. Tudo o que pode ser digitalizado será digitalizado e todos os aspectos do modelo de negócios de uma empresa serão transformados pela adoção do design de organização orientado por dados.

3.Benchmarking

Dados como serviço é uma ferramenta útil quando você deseja comparar o desempenho de sua organização com o de seus pares. Com o DaaS, as organizações podem acessar dados globais e criar relatórios de benchmarking que podem incluir desempenho financeiro, rotatividade, eficácia da liderança com análises percentuais.

4. Business Intelligence e Data Science

As empresas podem oferecer seus dados como um serviço aos usuários internos, facilitando a inteligência de negócios. O DaaS agiliza a padronização de dados, unificando diferentes fontes de dados, virtualização de dados e automação de análises. Os Cientistas de Dados podem acessar dados em tempo real para que possam realizar quaisquer transformações e integrações de dados de forma dinâmica e interpretar os dados para a tomada de decisões.

O tema é estudado em vários treinamentos aqui na DSA e em especial nos projetos práticos da Formação Arquiteto de Dados e em breve na Formação Engenheiro Data Ops, onde os alunos irão construir uma plataforma DaaS.

Referências:

DSA Completa 5 Anos

DaaS – Data as a Service – Benefits & Trends

Data-as-a-Service (DaaS): An Overview