Nos últimos 2 anos, Blockchain saltou para o cenário mundial e se apresentou como a solução de última geração para muitos dos problemas mais prementes do setor de tecnologia. Recebeu endossos influentes de líderes governamentais, titãs da indústria e empreendedores, em um reconhecimento sem precedentes das proezas da tecnologia.

E eles não estão errados. Blockchain, que foi desenvolvido pela primeira vez para dar conta da popular criptomoeda Bitcoin, é uma das tecnologias mais dinâmicas atualmente. Como o The New York Times escreveu em janeiro, “A bolha do Bitcoin pode acabar sendo uma distração do verdadeiro significado da Blockchain”.

Todo esse entusiasmo criou uma demanda crescente por empregos relacionados ao Blockchain. De acordo com a Upwork, portal global para trabalhos freelance, as habilidades relacionadas ao Blockchain foram as mais demandadas em sua plataforma no primeiro trimestre de 2018. Além disso, o TechCrunch informa que “os empregos relacionados ao Blockchain tiveram o segundo crescimento mais rápido no mercado de trabalho atual; agora há 14 vagas para cada Engenheiro Blockchain.”

É claro que a tecnologia Blockchain é um novo setor de trabalho sem um caminho testado e comprovado para o sucesso. Ser pioneiro, ao mesmo tempo que traz muitas oportunidades, carrega muitos desafios também. Portanto, o caminho para uma carreira no Blockchain é tão novo e inovador quanto a própria tecnologia. E aí fica a pergunta: Como Iniciar Sua Carreira em Blockchain? Acompanhe o texto abaixo.

 

Caminhos Tradicionais Podem Não Funcionar

Durante décadas, os alunos do ensino médio tinham um caminho bastante comum a seguir e a fórmula era relativamente simples: faça o suficiente no ensino médio para cursar uma faculdade, obter um diploma em um campo desejável e conseguir um emprego bem remunerado. Um diploma universitário foi pensado para servir como uma promessa para um emprego estável e bem remunerado.

Recentemente, essa promessa parece mais um aforismo. Em 2013, o The Washington Post divulgou: “Apenas 27% dos formados em faculdades têm um emprego relacionado ao curso de graduação”. Enquanto isso, os recém-formados estão deixando a escola com níveis de dívida sem precedentes. Em média os estudantes se formam na faculdade com mais de US $ 37.000 em dívidas estudantis (nos EUA). Coletivamente, a dívida estudantil dos EUA se aproxima de US $ 1,5 trilhão. Em um estudo detalhado, o Citizens Financial Group descobriu que os graduados de cursos universitários designam um quinto de seus salários para o pagamento de dívidas estudantis, e o fazem por quase duas décadas depois da formatura.

Curiosamente, à medida que o mercado de trabalho se contrai e as empresas lutam para localizar candidatos com diploma de bacharel, há um consenso crescente de que as habilidades de um candidato são mais importantes do que a educação formal. A Deloitte, uma empresa de pesquisa e consultoria com fortes conexões com a indústria de Blockchain, apóia esta avaliação. Um estudo da Deloitte de 2017 descobriu que “aspirantes a trabalhadores devem perceber que o bacharelado não é tudo o que importa para o futuro. Em si, o bacharelado é apenas um pedaço de papel. São as habilidades – e a ocupação – que importam mais quando se trata de emprego, esse é o verdadeiro objetivo da educação.”

 

Educação Formal em Blockchain

É claro que aqueles que buscam uma carreira na tecnologia Blockchain seguirão um roteiro diferente do que os empreendedores de tecnologia que vieram antes deles. Com isso em mente, qual é a melhor maneira de estabelecer estrategicamente uma carreira na tecnologia Blockchain?

O que o mercado de Blockchain precisa é de pessoas que estão continuamente desenvolvendo suas habilidades e mantendo-se atualizadas com o avanço da indústria. Há passos que os entusiastas do Blockchain podem tomar para começar a desenvolver sua carreira sem ter que se inscrever em um programa universitário tradicional (até porque eles ainda não existem). Aqui vão algumas dicas de como você pode iniciar sua carreira desde já.

1. Construa o Básico

Blockchain é diferente de qualquer outra tecnologia disponível. Entender sua proposição de valor única é um elemento fundamental para aprender a trabalhar com Blockchain. Recursos como descentralização, contratos inteligentes e Dapps (Decentralized Applications) são mais do que apenas chavões. Eles são a essência do Blockchain, e qualquer profissional Blockchain bem-sucedido irá compreendê-los intimamente.

Outras habilidades técnicas também formam a base de um desenvolvedor Blockchain. JavaScript para desenvolvimento web e Solidity, uma linguagem de programação popular para a construção de contratos inteligentes, são um ótimo lugar para começar. Essas habilidades não apenas ajudam com o aprendizado do Blockchain, mas também capacitam os alunos a serem freelancers ou consultores, enquanto aprendem a desenvolver o restante de suas habilidades relacionadas ao Blockchain.

Nesse caso, um nível de educação formal pode ser útil, mas isso não significa que os aspirantes a Engenheiros Blockchain precisem se matricular em uma universidade. Em vez disso, as plataformas de ensino online oferecem cursos abrangentes, principalmente se o curso for 100% em português e voltado para o mercado de trabalho profissional.

2. Considere a Criptografia

Os ativos estão cada vez mais se movimentando online, ressaltando a importância da criptografia. A Blockchain é renomada por sua capacidade de proteger esses ativos, e depende da criptografia para tornar isso possível. A falha em empregar adequadamente a criptografia pode ter consequências devastadoras para as empresas que dependem dela por segurança. O treinamento em criptografia de alto nível é indispensável.

3. Compreender a teoria e a aplicação da computação distribuidora

A computação distribuída não é mais uma teoria. Numa época em que a confiabilidade e a segurança são dois dos problemas mais críticos enfrentados pela proliferação de tecnologia, a computação distribuída é a solução do Blockchain. No entanto, isso está longe de ser uma prática refinada. Ainda existem muitas áreas que precisam de soluções. Por exemplo, questões de escalabilidade e consumo excessivo de energia continuam afetando sua implementação. Alunos da tecnologia Blockchain precisam estudar essas questões para que possam, mais tarde, começar a desenvolver soluções para o problema.

4. Manter o gerenciamento da comunidade

Blockchain e as Criptomoedas são únicas para suas comunidades ativas que ajudam a estimular seu crescimento e popularidade. Existem centenas de novos projetos de Criptomoeda (até Ronaldinho Gaúcho está entrando nesse mercado), e eles podem funcionar como um mecanismo de treinamento no local de trabalho para alunos aprendendo Blockchain.

Estenda a mão a startups Blockchain respeitáveis e ofereça seus serviços com o alcance da comunidade, que inclui organização de eventos, liderança em discussões e outras atividades voltadas para o engajamento. Embora isso não seja uma habilidade perceptível, é uma oportunidade de engajar e interagir com pessoas no mercado, além de obter insights pessoais sobre o setor e sua comunidade. É uma maneira tangível de começar a participar de uma carreira baseada em Blockchain.

 

E Por Onde Começar?

A pergunta “Eu poderei aprender a tecnologia Blockchain?” provavelmente está pairando em sua cabeça. Um mercado totalmente novo, com muitas oportunidades, mas ao mesmo tempo muitos desafios. Ser pioneiro não é fácil, mas as recompensas podem valer a pena. Este é o maior dilema que a maioria dos estudantes, jovens e profissionais experientes enfrentam nos dias de hoje. Postagens de blogs e artigos de diferentes empresas e escritores falando sobre sua complexidade também não estão ajudando a causa e estão na verdade afugentando alguns grandes desenvolvedores e líderes de pensamento do Blockchain. Sim, é complexo e nós concordamos. 

Mas em geral, há cinco caminhos possíveis para aprender Blockchain:

  • – Blockchain Generalist – você entende os conceitos básicos e é capaz o suficiente para discutir seus casos de uso e aplicações em seu ecossistema.
  • – Smart Contract Developer – você entende o que é um contrato inteligente e como codificar um.
  • – Blockchain Developer – você entende os conceitos e pode construir uma ponte entre a interface do usuário e os contratos inteligentes.
  • – Blockchain Expert- você entende como funciona o código de uma Blockchain como Bitcoin e pode codificar sua própria rede Blockchain definindo suas regras e protocolos.
  • – Blockchain Engineer – faz tudo descrito anteriormente e ainda é capaz de aplicar e integrar Inteligência Artificial em seus projetos.

 

O mundo tem oportunidades suficientes para cada um dos cinco papéis acima. Cada um requer um conjunto de habilidades diferentes.

Pensando nisso e mantendo seu compromisso de trazer apenas cursos de alto nível, a DSA está lançando a Formação Engenheiro Blockchain, um programa completo, 100% online e 100% em português, com conteúdo de Programação Java Script, Matemática, Criptografia, Desenvolvimento de Contratos Inteligentes, Construção de Blockchain e Criptomoedas e ainda Inteligência Artificial Aplicada a Finanças, incluindo auditoria contábil e detecção de fraudes.

Esse é um programa único, que vai capacitar você em uma das carreiras mais promissoras da atualidade e ainda permitir que você realize trabalho como freelancer ou consultor.

Clique no link abaixo, confira o programa completo e se inscreva hoje mesmo:

 

Formação Engenheiro Blockchain

 

Equipe DSA

 

Referências:

U.S. Congress Endorsed Blockchain Technology as “Revolutionizing”

Beyond the Bitcoin Bubble

Blockchain Tops the List of the 20 Fastest-Growing Skills on Upwork for Q1 2018

How You Can Build a Career in Blockchain

Blockchain Engineers are in demand

10 tendências tecnológicas estratégicas para 2019, segundo o Gartner

Here’s how much the average student loan borrower owes when they graduate

No college, no problem? For many employers and candidates, skills matter more than degrees