O HSBC Holdings é uma multinacional de serviços bancários e financeiros e ocupa a 99ª posição na lista da Fortune 500. O banco trabalhou com vários fornecedores de IA e forneceu evidências de sucesso que outros bancos podem estudar e tirar proveito. Neste artigo, abordamos o trabalho do banco com dois fornecedores em particular:

  • Ayasdi: IA para combater a lavagem de dinheiro e reduzir falsos positivos nos processos de detecção de fraudes.
  • Element AI: IA para conformidade e previsão de serviços que os clientes possam precisar.

 

Começamos a mergulhar nas iniciativas de IA do HSBC com sua solução anti-lavagem de dinheiro da Ayasdi.

Solução Anti-Lavagem de Dinheiro Baseada em IA do HSBC

Em 2018, o HSBC fez uma parceria com a empresa Ayasdi para desenvolver uma solução anti-lavagem de dinheiro baseada em IA. O software pode identificar padrões dentro de dados históricos que podem apontar para lavagem de dinheiro, o que ajuda o banco a interromper os pagamentos antes que a fraude ocorra. A Ayasdi afirma ter reduzido os falsos positivos do HSBC em 20% e encontrou vários padrões de comportamento diretamente relacionados à fraude.

A solução foi desenvolvida em colaboração com a equipe de TI do HSBC e os Cientistas de Dados da Ayasdi. A equipe de TI ajudou a Ayasdi a acessar e analisar os dados do banco. Além disso, a equipe interna de revisão de modelagem ajudou a Ayasdi a criar modelos mais precisos para o comportamento do cliente. O banco pôde entender esses modelos porque eles foram criados usando termos com os quais eles já estavam familiarizados.

As soluções da Ayasdi são baseadas principalmente na tecnologia de detecção de anomalias, que é útil para reconhecer desvios de uma norma pré-estabelecida. Eles alegam que seu software analisa as fontes e os destinos dos pagamentos dos clientes para garantir que os fundos sejam provenientes de fontes legítimas.

O software de detecção de anomalias parece ter funcionado bem para o HSBC e outros bancos que buscam melhorar sua defesa contra a lavagem de dinheiro. Isso ocorre porque algoritmos bem treinados podem reconhecer desvios muito mais rapidamente do que analistas humanos em computadores.

IA Para Fluxo Comercial e Pesquisa de Documentos

Em 2019, o HSBC anunciou uma parceria com a Element.AI, uma empresa que oferece principalmente soluções de IA para fluxo comercial e pesquisa de documentos. Eles também oferecem soluções de gerenciamento de negócios de IA, como um administrador de acesso que determina quais funcionários podem acessar quais conjuntos de dados.

O HSBC afirma que seu objetivo para esta parceria é melhorar a conformidade regulatória global em áreas como regras contra a lavagem de dinheiro. Além disso, a solução os ajudaria a prever quais serviços e soluções de produtos seus clientes podem precisar no futuro.

O HSBC pode conseguir atingir seu objetivo de conformidade global usando os recursos de IA da Element. Uma solução de Processamento de Linguagem Natural permitiria que eles etiquetassem automaticamente novas informações com metadados para maior pesquisabilidade e transparência.

Isso permite que uma empresa cliente recupere com mais precisão os dados solicitados por um cliente ou auditor. Um exemplo disso é uma situação em que um cliente solicita que todos os seus dados pessoais sejam excluídos do banco de dados da empresa.

As soluções da Element AI são executadas em alguma combinação de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e tecnologia de análise preditiva. PLN pode ser usado para criar aplicativos de pesquisa de documentos e marcar automaticamente documentos com metadados.

O HSBC provavelmente pretende usar o mecanismo de análise preditiva da Element para estudar os dados dos clientes em busca de informações que possam indicar problemas em potencial. Por exemplo, o software da Element pode detectar tags de metadados pertencentes ao tipo de problema de suporte ao cliente para cada email. Poderia, então, determinar que a maioria dos tickets de suporte ao cliente provém do aplicativo móvel que não reconhece um código de verificação.

A maioria desses clientes poderia relatar um problema em que o aplicativo não permitiria o login até que eles solicitassem um segundo código e o usassem para verificação. O HSBC pode reconhecer esse problema à medida que surge e começar a trabalhar em uma correção mais cedo do que se detectado e relatado manualmente pelos agentes de atendimento ao cliente.

Fonte: Artificial Intelligence at HSBC – 2 Use-Cases

Confira ainda:

Formação Cientista de Dados

Formação Inteligência Artificial