Um gráfico bem projetado pode ser a diferença entre a apresentação de um projeto de análise de dados que confunde e uma que ilumina. Ao criar gráficos para seus projetos de análise de dados, existem algumas regras de ouro que você deve sempre ter em mente. No curso gratuito (isso mesmo, gratuito) de Power BI aqui na DSA trazemos diversas dicas práticas. Para começar o curso agora mesmo, acesse aqui.

Mas vamos trazer agora para você algumas recomendações e boas práticas para a construção de gráficos eficientes e profissionais.

Confira:

1. Clareza Acima de Tudo

A principal função de um gráfico é facilitar a compreensão dos dados. Um gráfico eficaz deve comunicar sua mensagem de maneira clara e direta. Evite elementos desnecessários que possam distrair ou confundir o leitor. Lembre-se, menos é mais!

2. Escolha o Tipo de Gráfico Adequado

Diferentes tipos de gráficos servem para diferentes propósitos. Os gráficos de barras são excelentes para comparar quantidades, os gráficos de linhas são ideais para mostrar tendências ao longo do tempo e os gráficos de dispersão funcionam bem para mostrar correlações entre variáveis. Escolha o tipo de gráfico que melhor se adapte aos seus dados e ao ponto que você está tentando transmitir. 

3. Mantenha a Consistência

Utilize cores, fontes e estilos consistentes em todos os gráficos de um mesmo projeto ou apresentação. Isto não só torna os seus gráficos mais profissionais, mas também facilita a comparação entre eles.

4. Rotule Seus Gráficos Corretamente

Cada gráfico deve ter um título descritivo e todos os eixos devem ser rotulados claramente. Se você estiver usando cores ou padrões, inclua uma legenda para que o leitor possa facilmente entender o que cada cor ou padrão representa.

5. Mantenha Equilíbrio Entre a Estética e a Funcionalidade

Enquanto um gráfico visualmente atraente pode chamar a atenção, a funcionalidade nunca deve ser sacrificada em nome da estética. Evite cores brilhantes demais que podem cansar os olhos ou padrões muito complicados que podem dificultar a leitura do gráfico.

6. Teste a Legibilidade

Antes de finalizar seu gráfico, certifique-se de que ele é legível em todos os dispositivos e tamanhos de tela que seu público-alvo pode usar. Além disso, considere as necessidades de acessibilidade, como possibilidade de zoom ou contraste entre as cores de fundo e no próprio gráfico.

7. Cite Suas Fontes

Se você estiver usando dados coletados por terceiros, sempre cite suas fontes. Isso não apenas aumenta a credibilidade do seu trabalho, mas também é uma prática ética importante.

A criação de gráficos efetivos em projetos de análise de dados requer prática e atenção aos detalhes. Ao seguir estas recomendações e boas práticas, você estará no caminho certo para comunicar seus resultados de maneira clara e profissional. Feliz análise de dados!

Clique no link abaixo para conhecer nossos Cursos, Formações e Bootcamps:

Cursos, Formações e Bootcamps

Equipe DSA