O ChatGPT é um novo chatbot baseado em Inteligência Artificial, que conquistou a Internet. O acesso pode ser feito por aqui.

Essa ferramenta é o exemplo mais recente de ferramentas baseadas em IA que estão aprimorando a maneira como fazemos negócios. Existem muitos outros, mas bots de processamento de linguagem natural e IAs visuais generativas como DALLE•2 estão avançando particularmente rápido.

O ChatGPT é uma variante do modelo de linguagem GPT (Generative Pre-training Transformer) que foi desenvolvido especificamente para gerar texto humano em um contexto de conversação. Ele é projetado para gerar respostas de linguagem natural quando recebe entrada de um usuário – tornando-o potencialmente útil em uma variedade de aplicativos de negócios onde é desejável uma conversa humana com clientes, por exemplo.

À luz dessa nova tecnologia, as empresas precisam pensar sobre como estão fazendo seu trabalho, quais produtos e serviços oferecem e como IAs como o ChatGPT podem aprimorar os fluxos de trabalho e oferecer melhores experiências aos clientes.

Vamos explorar algumas das maiores implicações comerciais de chatbots com Inteligência Artificial, como o ChatGPT.

Boa leitura.

As Oportunidades dos Chatbots Baseados em IA

Ferramentas como o ChatGPT podem criar enormes oportunidades para empresas que utilizam a tecnologia estrategicamente. A IA baseada em bate-papo pode melhorar a forma como os humanos trabalham, automatizando tarefas repetitivas e, ao mesmo tempo, fornecendo interações mais envolventes com os usuários.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as empresas podem usar ferramentas como o ChatGPT:

● Compilação de pesquisas
● Elaboração de conteúdo de marketing
● Brainstorming de ideias
● Escrever código básico de computador
● Automatizar partes do processo de vendas
● Fornecer serviços de pós-atendimento quando os clientes compram produtos
● Fornecer instruções personalizadas
● Simplificação e aprimoramento de processos usando automação
● Traduzir texto de um idioma para outro
● Suavizar o processo de integração do cliente
● Aumentar o envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção

O atendimento ao cliente é uma grande área de oportunidade para muitas empresas. As empresas podem usar o ChatGPT para gerar respostas para seus próprios chatbots de atendimento ao cliente, para que possam automatizar muitas tarefas normalmente realizadas por humanos e melhorar radicalmente o tempo de resposta.

De acordo com um relatório da Opus Research (link ao final do artigo), 35% dos consumidores querem ver mais empresas usando chatbots – e 48% dos consumidores não se importam se um ser humano ou um chatbot automatizado os ajuda com uma consulta de atendimento ao cliente.

No geral, o ChatGPT pode ser útil para qualquer situação em que você precise gerar texto com som natural com base nos dados de entrada.

Pensando nos Perigos Potenciais dos Chatbots Baseados em IA

Existem enormes oportunidades para as empresas usarem ferramentas como o ChatGPT para melhorar seus resultados e criar melhores experiências para os clientes – mas também existem alguns perigos potenciais com essa tecnologia.

Na versão beta de seu software ChatGPT, a OpenAI reconhece as limitações atuais da IA, incluindo o potencial de ocasionalmente gerar informações incorretas ou conteúdo tendencioso. A empresa também diz que a IA pode ter conhecimento limitado de eventos ou conhecimento após 2021, com base em quando o modelo foi treinado. De fato, o ChatGPT não deveria ser usado por aqueles que não têm conhecimento para interpretar o resultado gerado pela IA. O ChatGPT é um assistente, sendo preciso conhecimento para reconhecer se as respostas estão corretas ou não.

Os modelos de IA exigem muito treinamento e ajuste fino para atingir níveis de desempenho ideais.

Há também possíveis preocupações com a privacidade. O ChatGPT pode ser vulnerável a ataques de segurança cibernética, pois está conectado à Internet e pode ser usado para espalhar conteúdo malicioso ou vírus. Cibercriminosos mal-intencionados também podem manipular as pessoas para que divulguem informações pessoais usando o chatbot e, em seguida, usem essas informações para fins fraudulentos ou para ataques de phishing direcionados. Tome cuidado em especial com plugins e extensões de navegador que prometem facilidades ao usar o ChatGPT.

Os Chatbots Baseados em IA Substituirão os Empregos?

Também há quem preveja que ferramentas como o ChatGPT ameaçarão a subsistência das pessoas, pois automatiza muitas tarefas atualmente executadas por seres humanos.

Os chatbots baseados em IA podem ser usados para automatizar algumas tarefas, mas não são capazes de muitas habilidades nas quais as pessoas são excelentes, como interpretação, elaboração de contexto, pensamento crítico, criatividade ou tomada de decisões estratégicas. Em vez disso, os chatbots podem ser usados para complementar a equipe de atendimento ao cliente, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais complexas e mais “humanas”.

As empresas podem usar ferramentas como o ChatGPT para reduzir os custos associados ao treinamento e contratação de equipe de atendimento ao cliente, ajudando-as a economizar dinheiro e a se manterem competitivas.

Tecnologia com Enorme Potencial

No geral, ferramentas como o ChatGPT têm o potencial de melhorar a eficiência e a produtividade em vários contextos de negócios, automatizando tarefas que normalmente seriam executadas por humanos.

No entanto, o ChatGPT ainda é uma tecnologia relativamente nova e seus recursos provavelmente continuarão a evoluir e melhorar com o tempo.

E se você quiser aprender a usar o ChatGPT com segurança, ele faz parte do novo curso gratuito oferecido pela DSA. Confira:

Fundamentos de Linguagem Python Para Análise de Dados e Data Science

Equipe DSA

Referências:

Deep Learning Book Brasil

What Does ChatGPT Really Mean For Businesses?

ChatGPT: Tudo Que Você Realmente Precisa Saber, Uso e Limitações

Data Show How Chatbots Help Businesses Perform Better and Improve Customer Experience