À medida que continuamos a avançar na transformação digital, um número crescente de empresas está descobrindo os benefícios da Automação Robótica de Processos (RPA). De forma resumida, RPA permite que as empresas obtenham ganhos de eficiência e (esperançosamente) economizem dinheiro ao automatizar tarefas de rotina. RPA é o que eu chamaria de fruto da Inteligência Artificial. É governado por entrada estruturada de dados. Seus processos são mundanos e baseados em regras. Não requer o profundo e complexo sistema ou integração de infraestrutura que outro sistema de IA mais substancial exige. Melhor ainda, libera os funcionários para trabalhar em projetos de maior valor, em vez de tarefas repetitivas do dia-a-dia. E por esse motivo, tornou-se um tema quente em todo mundo. A Forrester estima que RPA será um negócio de US $ 1,5 bilhão até 2020. Esse gasto é um benefício para fornecedores como UiPath, Automation Anywhere e Blue Prism, que estão na vanguarda dessa oferta de produtos e para você, profissional atento aos movimentos do mercado e que pretende manter sua empregabilidade em alta!

Mas, em vez de casos de uso mais “filosóficos” para RPA, vamos ver como as empresas estão usando RPA no mundo real no momento – e como sua empresa também pode se beneficiar.

Melhora das Operações de Marketing

Tecnologia como IA em marketing não é novidade, mas as empresas agora estão se voltando para a RPA para acelerar os processos em todo o funil de marketing, desde a geração de leads até a experiência do cliente. A Pega, outro fornecedor de soluções RPA, oferece um conjunto completo de soluções de marketing, de um gerente de publicidade a um hub de jornada do cliente. Cada solução permite às empresas a oportunidade de personalizar mensagens para cada cliente, acabando com a concorrência. Dadas as percepções às vezes negativas que os consumidores podem ter em relação às instituições bancárias, a PNC Financial Services queria melhorar sua experiência como cliente e recorreu à tecnologia de marketing da Pega. Com dados, análises e uma visão de 360 graus da jornada do cliente, a PNC conseguiu aumentar a receita, melhorar a experiência do cliente, melhorar os esforços de marketing on-line e aumentar a satisfação e a produtividade dos funcionários.

Roteamento de E-mails – Economizando Milhares de Horas e Aumentando a Produtividade

A companhia de seguros American Fidelity, apesar de alguma relutância inicial, encontrou uma incrível economia de tempo usando as soluções de RPA da UiPath. Usando o slogan do projeto “Drop the Drudgery” ajudou os funcionários a perceber que eles poderiam usar RPA para fazer a tarefa que eles provavelmente não queriam fazer de qualquer maneira. Eles rapidamente automatizaram várias tarefas voltadas ao cliente para melhorar os negócios e não pararam por aí. Eles procuraram uma maneira de lidar com um dos maiores problemas de tempo – classificar e encaminhar os e-mails recebidos dos clientes.

Os funcionários costumavam ler cada e-mail, marcá-los e redirecioná-los para o canal adequado, mas usando RPA e aprendizado de máquina, conseguiram diminuir a velocidade de processamento de 45 horas para 3 segundos. Mais uma vez, o valor não está apenas em economizar tempo. É o que seus funcionários estão fazendo nas 44 horas restantes e 57 segundos que farão a American Fidelity ter sucesso. Mas o poder da RPA em criar esse tempo não pode ser superestimado. Este é um ótimo exemplo de como as empresas usam RPA.

Processamento de Pedidos de Seguro – Aumentando a Capacidade

A Safe-Guard Products, uma empresa de seguros com sede na América do Norte, automatizou o processo de envio de sinistros reduzindo o número de vezes que um único funcionário teve que lidar com um pedido. O tempo que levava para processar uma reivindicação foi reduzido em 75%. A produtividade geral e a capacidade da equipe para lidar com reclamações aumentaram em 30%. Usando ferramentas da UiPath, outra empresa também conseguiu reduzir em 50% o tempo de processamento de sinistros, criando novamente uma maior largura de banda para que os funcionários pudessem atender melhor seus clientes.

Detecção de Fraudes no Varejo

Imagine como seria difícil para os humanos rastrearem as milhões de transações que acontecem on-line em tempo real. Novamente usando a tecnologia da UiPath, um banco de investimento líder global conseguiu reduzir a quantidade de tempo gasto com reclamações de fraude de 45 minutos para 20 minutos e eliminar completamente a interação humana.

Verificação de Dados – Mais Rápida e Mais Produtiva

Lembre-se: o valor derivado da RPA não é apenas monetário. Ele também pode vir na forma de satisfação do cliente devido à maior precisão (erro humano reduzido) e eficiência. Uma empresa, a State Auto Insurance Companies, automatizou 47 tarefas com bots verificando dados sendo transferidos de diferentes aplicativos. Os bots economizaram mais de 53.000 horas de pessoal desde que a empresa começou a trabalhar com o UiPath há dois anos.

Processo de Pagamento

Novamente usando a tecnologia RPA da Pega, o Departamento de Agricultura dos EUA conseguiu reduzir seu processo de pagamento de meses para dias usando ferramentas de gerenciamento de subsídios. A organização distribui mais de US $ 600 bilhões em subsídios e acordos a cada ano. No passado, sistemas díspares que reuniam peças dificultavam o processamento rápido dos pagamentos.

Transferência de Dados

As empresas de assistência médica estão gastando muito tempo e recursos para digitalizar seus registros de pacientes. O Family Medical Center de Hart County, Kentucky, tinha mais de 30 anos de registros para digitalizar, o que levaria milhares de horas aos funcionários. Em vez de fazê-lo à mão, o centro médico recorreu à Automation Anywhere e seus robôs de software para fazer o trabalho dos funcionários. Trinta anos de dados foram transferidos em 24 horas com zero perda de dados ou erros. Este é apenas um exemplo de muitos que mostram quanto tempo e esforço podem ser salvos.

Aqueles que adotaram RPA cedo mostraram resultados positivos em geral. Um estudo mostrou que eles vêem um retorno positivo do investimento dentro de 18 meses após a implantação. De fato, metade das empresas que usam RPA dizem que viram um retorno positivo nesse período de tempo, com a outra metade empatando.

Conclusão

Uma advertência rápida antes de considerar a RPA como um salvador para levar sua empresa adiante. Como acontece com qualquer nova tecnologia, RPA pode ser difícil de implementar. Um relatório da Deloitte mostrou que apenas 3% das empresas conseguiram escalar RPA para mais de 50 bots por vez. Em alguns casos, os bots podem levar a economia de tempo, mas não economizam dinheiro. Tudo depende de como você usa os bots e o tempo que você economiza deles.

Nenhuma tecnologia única manterá a empresa viva se você também não tiver a cultura e se concentrar na experiência do cliente que impulsiona os negócios hoje. Em segundo lugar, por sua própria natureza, RPA é limitado. É específico por tarefa. Não foi projetado para responder bem a mudanças repentinas na entrada de dados. E por essa razão, você precisa colocar suas expectativas em perspectiva. Novos operadores de mercado como a Clear Software estão direcionando a conversa para a IPA, um acrônimo para Intelligent Process Automation (ou variações semelhantes), que fala sobre o poder de humanos e máquinas trabalhando juntos, além de simplesmente implantar Soluções RPA.

Portanto, apesar de tudo, as evidências e os casos de uso estão por aí e crescendo a cada dia. RPA economizará tempo e provavelmente economizará o dinheiro da empresa. Mas, como a maioria das iniciativas de transformação digital, sua adoção será tão forte quanto a cultura geral da empresa. E essa parte, inevitavelmente, é com você.

Baseado no artigo original da Revista Forbes: RPA In The Real World: Driving Marketing, Analytics, Productivity And Security


A Data Science Academy, no seu compromisso de trazer somente cursos de alto nível para seus alunos, alinhados com as necessidades do mundo atual, lança mais uma Formação completa, com mais de 240 horas de treinamento. Clique no link abaixo, confira o programa completo e comece agora mesmo:

Formação Desenvolvedor RPA