A cada ano existe um assunto em evidência ligado à tecnologia. E os assuntos do momento são Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Virtual e Carros Autônomos. Esses assuntos já estiveram em evidência antes, mas agora parece haver uma diferença: esses assuntos estão interconectados e evoluindo em velocidade incrível.

Ao que tudo indica estamos muito próximos de uma mudança drástica em nossa sociedade e na forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Muito do que assistimos em filmes de ficção científica já está acontecendo: robôs de inteligência artificial concedendo entrevistas na TV, games em realidade virtual e carros autônomos pelas ruas.

E o que está por trás de tudo isso? Pessoas extremamente inteligentes e curiosas as quais estão ajudando a mudar o mundo de forma significativa. Desde cientistas e suas pesquisas, até startups e gigantes de tecnologia, estamos presenciando a inovação em um ritmo cada vez maior. Os fundos de investimento estão apostando alto nessas inovações e o capital está fluindo para as empresas dispostas a criar soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Na última semana de Setembro/2016, muitos destes especialistas e líderes em Inteligência Artificial, se reuniram no G-Summit (links ao final do artigo), realizado em San Francisco, nos EUA para compartilhar pesquisas e muitos dos desafios trazidos pela Inteligência Artifical. Entre esses líderes estavam: especialistas em Visão Computacional, Robótica, Neurologia, Ciência de Materiais, Inteligência Artificial e Machine Learning, muitos deles de Universidades ou Empresas tais como: Stanford, MIT, Facebook, Google e Alibaba.

Veja abaixo o que eles estão pensando e fazendo.

 

É o Momento de Fazer Escolhas

Os robôs já estão entre nós. Mas no futuro próximo eles se parecerão mais com o Exterminador do Futuro ou com o Big Hero? Eles vão nos ajudar ou nos machucar? Quem nunca assitiu um filme sobre Inteligência Artificial e já se fez estas perguntas? O fato é que estamos cada vez mais próximos de descobrir a resposta.

A palestra de abertura do evento foi feita por Kai-Fu Lee, CEO da Innovation Works e um dos pioneiros em reconhecimento de voz. Ele foi responsável pelo desenvolvimento de um dos primeiros sistemas de reconhecimento de voz e ajudou a Google a se estabelecer na China. O Sr. Lee disse: “Os empregos como conhecemos hoje vão mudar e serão reinventados pela Inteligência Artificial”. Ele disse ainda que os robôs tornarão nossa vida mais fácil do que nunca. Na prática isso já vem ocorrendo: sistemas de Intligência Artificial que fazem operações na bolsa de valores de maneira muito mais eficiente que qualquer ser humano ou robôs que desarmam explosivos. Você provavelmente já ouviu falar sobre isso.

Outro ponto que chamou atenção na palestra do Sr. Lee foi a seguinte frase: “Dados tradicionais de bancos ou hospitais, oferecem uma fonte rica de dados a serem explorados”. Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural são alimentados com dados, esses mesmos, que são gerados em grande volume, grande variedade e alta velocidade, em praticamente tudo que existe atualmente. Big Data + Inteligência Artificial = Boom.

Mas claro, a Inteligência Artificial não traz somente coisas boas. Uma das principais preocupações é a possibilidade de demissões em massa ocorrerem. Não se engane, tudo que puder ser automatizado, será. E os riscos não são apenas para pessoas com baixa formação. Profissões tradicionais que requerem muitos anos de estudo, como Contabilidade e Direito também estão ameaçadas. Os especialistas afirmam que ainda existe um longo caminho a ser precorrido e que estamos no momento histórico em que escolhas devem feitas. Nós já vimos esse filme antes (na vida real). Quando houve a oportunidade de automatizar o trabalho no campo, isso foi feito e ninguém pensou nos milhares de empregos perdidos. A inovação veio e passou por cima dos trabalhadores rurais.

Portanto, existe uma escolha. A questão não é se Inteligência Artificial vai ou não substituir coisas e pessoas. Isso vai acontecer e ponto. A escolha agora é sobre como e em qual nível de profundidade isso irá ocorrer. Com certeza questões éticas estão envolvidas. Os especialistas dizem que para as máquinas realmente substituírem seres humanos, elas deveria ter um alto grau de pensamento crítico e algum tipo de consciência. Na velocidade em que as coisas estão acontecendo, isso parace que não vai levar muito tempo.

Outra questão ética que foi discutida no evento e que nos dá um exemplo prático sobre o problema. Imagine um carro autônomo, sendo guiado por Inteligência Artificial, sem um ser humano ao volante. Em algum momento pode ser necessário tomar uma decisão em função de algum evento inevitável e o carro tenha que atropelar uma pessoa ou bater em um poste. Como será essa decisão? Será baseada em que condições? Questões com o seguro do automóvel vão interferir na decisão? Como o algoritmo de Inteligência Artificial vai tomar sua decisão? Recentemente a Microsoft lançou sua plataforma de IA e uma das primeiras coisas que ela fez foi fazer um comentário racista no Twitter. Como isso impacta nas decisões feitas por máquinas? Os questionamentos ainda são muitos.

 

E o Que Esperar da Inteligência Artificial?

Nós já interagimos com IA em um nível básico. Assistentes pessoais como Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e Google Now do Google, nos permitem realizar operações em nossos smartphones ou computadores e reconhecem o que falamos. Mas os especialistas acreditam que o próximo passo será ensinar as máquinas da mesma forma que ensinamos nossas crianças, ou seja, ensinar sentenças contextuais. Quando uma criança aprende sobre o mundo, ela associa o que ela ouve ao que ela vê e assim cria uma padrão de reconhecimento.

Nos laboratórios de IA na Universidade de Stanford, na Califórnia, os cientistas estão treinando as máquinas para que elas aprendam sobre imagens e vídeos. No evento em San Francisco, os especialistas demonstraram como máquinas são capazes de prever quem, quando e como, um jogador de basquete da NBA irá marcar uma cesta de 3 pontos. Pare para pensar um instante sobre isso. E quando as máquinas forem capazes de fazer isso e muito mais? Haveria limite? Quem vai impor o limite?

A professora de Engenharia Química de Stanford, Zhenan Bao está trabalhando em outro projeto ainda mais incrível. Já sabemos que os robôs podem se mover. Mas seriam eles capazes de sentir? A professora e sua equipe criaram uma pele artificial que pode converter pressão em sinais eletrônicos. E não apenas robôs poderiam usar a tecnologia, mas também pessoas que tenham perdido a sensibilidade em determinada parte do corpo. Esse é o tipo de ciência capaz de mudar de forma significativa nossas vidas.

Os computadores são realmente velozes e agora estão se tornando inteligentes. Tom Mitchell, professor da Carnegie Mellon University e um dos principais nomes em Machine Learning, acredita que em breve as máquinas estarão aprendendo a partir de instruções dos seres humanos. Isso já acontece atualmente. Quando um Engenheiro de Software ou Cientista de Dados escreve uma peça de código para treinar um algoritmo. Mas no futuro, qualquer pessoa será capaz de ensinar máquinas. Assim como crianças, as máquinas farão perguntas e vão aprender com as respostas que receberem.

Embora muito dessa inovação venha do Vale do Silício, a verdade é que empresas e empreendedores em todo mundo, atentos as mudanças trazidas pela IA, já perceberam o que está acontecendo e como essas mudanças afetarão nossas vidas. E uma dessas empresas é a gigante de comércio eletrônico Alibaba. Ming Zeng, Chief Strategy Officer fez uma palestra neste evento e apresentou alguns dos recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning que vem sendo usados pela Alibaba. E um desses produtos é o Face++, uma startup chinesa avaliada em 1 bilhão de dólares, que está desenvolvendo um sistema de Inteligência Artificial de reconhecimento de imagens, que pertmitirá uma pessoa efetuar um pagamento com um sorriso. Em breve seu sorriso poderá valer dinheiro!

 

E você, o que está fazendo com sua carreira?

Você precisa parar e refletir sobre o que estamos vivendo e como essas mudanças podem afetar seu futuro profissional. De que lado você quer estar? Aprender sobre Inteligência Artificial e Machine Learning pode ser uma das decisões mais inteligentes na sua carreira. Vamos ajudar o Brasil a entrar no mapa mundial sobre Inteligência Artificial?

 

Equipe Data Science Academy

 

Links úteis e referências:

G-Summit Silicon Valley

Big Data + Inteligência Artifical = Boom

Is Artificial Intelligence Going To Take Your Job?

What Leading AI, Machine Learning And Robotics Scientists Say About The Future

Face++

Sophia, androide com Inteligência Artificial, concede entrevista a TV americana

Human-Like Robot Steals Show at GMIC 2016 in Beijing

Emotionally intelligent robot comes to life 

How will artificial intelligence influence your future?

 Não se iluda. Tudo que puder ser automarizado, será.