O Pensamento Crítico (Critical Thinking) é o uso da lógica para conectar ideias e avaliar fatos a fim de desenvolver uma crença sobre uma situação.

Em outras palavras, um pensador crítico usa logicamente a informação para construir uma melhor compreensão e resolver um problema. É um skill (habilidade) essencial de qualquer profissão onde a meta é deduzir informações objetivas e moldar soluções realistas.

Sendo o Pensamento Crítico uma das mais importantes habilidades em Ciência de Dados, como desenvolver essa habilidade? É o que vamos trazer agora nesse artigo com 5 dicas para você. Confira também as referências ao final do artigo.

Boa leitura.

Por Que o Pensamento Crítico é Essencial Para Profissionais de Dados?

Os profissionais de dados são o elo entre os dados brutos e as decisões de negócios, trazendo responsabilidade e oportunidade para orientar mudanças e gerar impactos.

A integridade dos dados é necessária para garantir confiabilidade, transparência e qualidade. O pensamento crítico ajuda você a dar um passo atrás e desafiar a integridade dos dados em suas mãos. Veja um exemplo simples (mas poderoso).

Qual das duas abordagens abaixo você deve usar em projetos de Ciência de Dados?

A- Você deve começar a trabalhar em um conjunto de dados imediatamente assim que recebe uma demanda.
B- Você deve começar com a pergunta: os dados realmente fazem sentido para resolver esse problema?

Escolhemos o item B se usamos o pensamento crítico para iniciar o projeto.

Assumir que os dados estão limpos, registrados corretamente ou mesmo relevantes para o problema pode levar a conclusões e resultados errados que muitas vezes são bons demais para ser verdade. Use o pensamento crítico para desafiar a confiabilidade dos próprios dados e evitar tomar decisões errôneas e embaraçosas. E use o pensamento crítico para questionar cada etapa do processo.

Isso não significa ser o “chato” da turma e questionar até a existência do universo ou descobertas científicas, mas sim questionar como cada tarefa impacta no processo geral de Ciência de Dados.

Mantenha o Foco no Que Agrega Valor

Há momentos em que nos perdemos tanto em pequenos detalhes que deixamos de olhar para o quadro geral (Big Picture) e deixamos de entregar o que a empresa deseja.

O pensamento crítico implica que você questione os dados de uma variedade mais ampla de perspectivas para formar uma análise mais objetiva do problema e uma compreensão mais profunda do que você está tentando resolver antes de formar uma opinião.

Portanto, como profissional de dados, o pensamento crítico pode ajudá-lo a fazer as perguntas certas e se concentrar apenas nos fatos, mantendo sua intuição de lado. Ele o incentiva a ampliar sua perspectiva ao coletar dados e desafiar a relevância deles para o problema que você está resolvendo.

Por último, mas não menos importante, o pensamento crítico o ajudará a permanecer constantemente curioso, o que pode levar a soluções mais inovadoras.

Tudo Bem. Então, Como Desenvolver Essa Habilidade?

Primeiro e mais importante: Esteja disposto a errar.

A dificuldade com o pensamento crítico é que ele requer aceitar estar errado ou, pelo menos, um certo nível de ceticismo sobre sua verdade. Implica uma vontade de falhar e, sejamos honestos, ninguém gosta disso. Na melhor das hipóteses, é desconfortável. Na pior das hipóteses, é doloroso.

Vivemos em um mundo onde falhar não é mais permitido, embora todos falhem o tempo todo (sim, é um paradoxo). Falhar é normal e ser capaz de detectar a falha, corrigir e mudar sua opinião sobre determinado fato ou situação é algo cada vez mais raro e por isso mesmo cada vez mais valioso.

E o melhor: Não requer de você nenhum talento em particular. Qualquer um pode estar errado.

O que você precisa é aumentar sua aceitação de ser vulnerável e um senso mais profundo de humildade. Não é divertido ou agradável, mas é essencial para o seu crescimento pessoal. Siga esse caminho e você certamente e em breve se sentirá incrivelmente fortalecido!

Abaixo algumas dicas de como desenvolver o pensamento crítico.

1- Dê a si mesmo tempo e espaço.

Talvez você possa começar concedendo a si mesmo tempo e espaço para estar com seus pensamentos e investigar o “porquê” com a técnica dos 5 “porquês” para chegar à causa raiz em vez de se concentrar nos sintomas de um problema. Mais abaixo colocamos o link de um vídeo sobre a técnica dos 5 Whys.

Meditação também pode ser uma excelente forma de compreender melhor você mesmo, suas necessidades e o cenário no qual está inserido.

Alguns preferem praticar atividade física ou escrever um diário. Mas também pode ser algo tão simples quanto organizar sua agenda de todas as reuniões e eventos não essenciais ou sentar por 30 minutos com uma xícara de café. O que quer que funcione para você!

2- Cerque-se com uma diversidade de mentes.

Não se isole com sua perspectiva por muito tempo, ou você pode cair no conhecido viés de confirmação.

Em vez disso, o ideal é cercar-se de pessoas com várias origens e pedir-lhes para fazer o seu melhor para destruir sua lógica. Diversificar ativamente as fontes de informação e lógica reforçará não estar preso em uma única percepção do mundo.

Esteja pronto; vai doer.

Não leve nada para o lado pessoal. Isso não é sobre você. Trata-se de abertura e busca de uma versão mais elevada da verdade. Portanto, mantenha sua mente flexível e você obterá perspectivas que talvez nunca tenha considerado. E isso é crescimento.

Mais sobre o viés de confirmação e o que fazer sobre isso no vídeo de Cassie Kozyrkov — 1st Chief Decision Scientist no Google. O link está mais abaixo no artigo.

3- Assuma o seu fracasso.

Compartilhar seus sucessos é excelente para inspirar e construir autoconfiança, assim como compartilhar seus fracassos!

Ao compartilhar nossas experiências de aprendizado, também conhecidos como erros, normalizamos que não há problema em não saber tudo. Permitimos mais colaboração e confiança porque sabemos que podemos pedir ajuda e que, se algo estiver errado, podemos trabalhar juntos para encontrar a solução. Pesquisas mostram que aprender sobre os desafios de outras pessoas melhora o desempenho e a eficiência globais.

“Você não deve enterrar seus fracassos, mas sim falar sobre eles abertamente e analisar o que deu errado para aprender novas regras para a tomada de decisões” [Stephen Scharzman]

Sejamos honestos; compartilhar as falhas é difícil! Porque falhar em algo é demonstrar uma forma de incompetência que vai contra a nossa autoestima.

Mas também pode ser aliviante e divertido! Participe de um evento organizado pela Fuckup Nights ou assista seus vídeos online. Isso é incrivelmente inspirador.

4- Busque um ambiente seguro.

Para desenvolver o pensamento crítico, você precisa de um ambiente normalizador de falhas, aberto para experimentação e reflexão (exatamente o que promovemos aqui nos cursos da Data Science Academy).

Estar em um lugar seguro é onde você pode dar um passo atrás do que você considera verdadeiro e desafiá-lo. Um espaço onde seus companheiros de equipe têm permissão para chamar sua atenção para seus pontos cegos ou sua inclinação pessoal.

A maioria das empresas luta com isso, pois estão hiperfocadas no resultado. Estudos sugerem que, para gerar essa sensação de segurança, os locais de trabalho devem promover mais valores centrados no aprendizado e na transparência, começando pelos líderes, que devem ser mais abertos sobre sua falibilidade. Afinal, o que é melhor do que ensinar pelo exemplo?

5- Expanda seu conhecimento.

Outra maneira de expandir sua percepção e desafiar sua verdade interior é lendo o mais amplamente possível.

Um erro clássico é a extrapolação excessiva de nossa experiência razoavelmente limitada. Uma maneira de ampliar sua experiência é lendo sobre vários tópicos de vários autores. Qualquer coisa de qualidade que possa ajudar a ampliar sua perspectiva é valiosa.

E se você quiser ler mais sobre como desenvolver seu pensamento crítico, recomendamos fortemente estes livros:

Pensando, Rápido e Devagar por Daniel Kahneman

Este livro chama sua atenção para o seu processo de pensamento: o bom, o ruim e o feio. Traz consciência que eventualmente ajuda você a tomar decisões mais informadas.

Nunca pare de aprender: mantenha-se relevante, reinvente-se e prospere por Bradley Staats

Este livro é um ótimo ponto de partida para aceitar que você não sabe tudo e se tornar um aprendiz melhor. Pode ajudá-lo a assumir seus erros e ver os outros como uma fonte de crescimento em vez de competição.

Pensando em apostas: tomando decisões mais inteligentes quando você não tem todos os fatos por Anne Duke

Este livro trata de abraçar as incertezas em seu processo de tomada de decisão com o melhor resultado possível. Isso pode ser altamente relevante ao fazer análise de dados ou construir um modelo de Machine Learning.

Alguns outros vídeos interessantes:

The power of vulnerability

The 5 Whys of Problem-Solving Method

The most powerful idea in data science

Apresentamos a você diversas dicas e recursos que ajudam a desenvolver o pensamento crítico, habilidade fundamental em Data Science. E esta é a mensagem mais importante deste artigo:

O pensamento crítico requer uma mente aberta.

Desenvolver qualquer habilidade, incluindo o pensamento crítico, é uma jornada, não um objetivo!

Equipe DSA

Referências:

Somos Agora 700 Mil Alunos

Soft Skills – Desenvolvendo Suas Habilidades Comportamentais

How Do You Build Up Your Critical Thinking?

Joint Statement on transparency and data integrity International Coalition of Medicines Regulatory Authorities (ICMRA) and WHO