Ter sucesso nos negócios é como escalar uma montanha. Requer uma boa quantidade de planejamento, bons líderes, habilidades específicas e as ferramentas adequadas para escalar a montanha.

No ambiente de hoje, essa montanha é uma montanha de dados.

Um estudo recente da Forrester Consulting descobriu que as empresas que dependem de ferramentas de gerenciamento de dados para tomar decisões têm 58% mais probabilidade de superar suas metas de receita do que as empresas que não usam dados. E as organizações orientadas por dados têm 162% mais probabilidade de ultrapassar significativamente as metas de receita do que seus competidores.

Um catálogo de dados corporativos com recursos integrados de governança e privacidade de dados pode garantir que as empresas tenham as ferramentas necessárias para escalar a montanha de dados. Um catálogo de dados fornece aos usuários em toda a empresa um recurso centralizado e seguro por meio do qual eles podem acessar dados confiáveis ​​e em conformidade, saber de onde vêm os conjuntos de dados e onde estão hospedados.

Fazer negócios hoje é desafiador o suficiente sem ter que se preocupar em como obter os dados certos no momento certo ou se preocupar em usar os dados que você tem. Muitas organizações sofrem com a incapacidade de encontrar, entender e confiar em seus dados, o que realmente prejudica a capacidade de reduzir custos, melhorar a eficiência e encontrar novas maneiras de impulsionar o crescimento. 

Os dados devem servir a empresa, seus clientes e outras partes interessadas – não deve ser o contrário. Com um catálogo de dados em mãos, as empresas estarão prontas para concretizar o conceito data-driven.

O Que é um Catálogo de Dados?

Um catálogo de dados é um inventário organizado de ativos de dados na organização. Ele usa metadados para ajudar as organizações a gerenciar os dados. Ele também ajuda os profissionais de dados a coletar, organizar, acessar e enriquecer metadados para oferecer suporte à descoberta e governança de dados.

Vamos expandir a definição com a analogia de uma biblioteca.

Quando você vai a uma biblioteca e precisa encontrar um livro, usa o catálogo para descobrir se o livro está lá, qual a edição, onde está localizado, uma descrição – tudo de que você precisa para decidir se é o livro certo para você e como encontrá-lo.

Isso é o que muitos armazenamentos de objetos (data stores), bancos de dados e data warehouses oferecem hoje.

Mas agora, pense na analogia dessa biblioteca e do catálogo. Poderíamos usar o catálogo para documentar todas as bibliotecas do país. Imagine que você tem apenas uma interface e, de repente, pode encontrar todas as bibliotecas do país que têm o exemplar do livro que você está procurando e pode encontrar todos os detalhes que deseja em cada um desses livros.

Isso é o que um catálogo de dados corporativos faz com todos os dados da empresa. Ele oferece uma visão única e abrangente e uma visibilidade mais profunda de todos os dados, não apenas de cada armazenamento de dados por vez.

Talvez você possa se perguntar: por que você precisa de uma visão como essa? Continue lendo.

Desafios ao Criar um Catálogo de Dados

Com mais dados do que nunca, ser capaz de encontrar os dados certos se tornou mais difícil do que nunca. Ao mesmo tempo, também existem mais regras e regulamentos do que nunca – com o GDPR e LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados) sendo os exemplos mais comuns.

Portanto, não apenas o acesso aos dados está se tornando um desafio, mas a governança de dados também se tornou um desafio. É fundamental entender os tipos de dados que você tem agora, quem os está movendo, para que estão sendo usados ​​e como precisam ser protegidos. Mas você também deve evitar colocar muitas camadas em torno dos dados, porque os dados são inúteis se forem muito difíceis de serem usados.

Existem muitos desafios para encontrar e acessar os dados certos. Esses incluem:

  • Tempo e esforço desperdiçados em encontrar e acessar dados
  • Lagos de dados (Data Lakes) se transformando em pântanos de dados
  • Nenhum vocabulário comum de negócios
  • Estrutura difícil de entender e variedade de “dados obscuros”
  • Difícil de avaliar proveniência, qualidade e confiabilidade
  • Nenhuma maneira de capturar o conhecimento que não está documentado dentro da empresa
  • Difícil de reutilizar ativos de conhecimento e dados
  • Esforços de preparação de dados manuais e ad-hoc

A Importância de Dados Confiáveis

Um catálogo de dados corporativos permite o acesso a dados confiáveis ​​e compatíveis em escala em toda a empresa. Ele divide os silos de dados legados e fornece visibilidade abrangente de todos os dados em todo o ecossistema de dados com contexto completo, acelerando os resultados de negócios.

Ele vai além da indexação e da funcionalidade de glossário de negócios e oferece suporte para classificação de dados, criação de perfis de dados, padrões de dados, certificação de dados, qualidade de dados, linhagem de dados e gerenciamento de políticas de dados, resultando em melhor compreensão e confiança nos dados, enquanto protege os dados contra uso indevido.

Esse nível de suporte elimina a dor de pesquisar em pântanos de dados caóticos para encontrar os dados certos. Ele dá acesso a dados confiáveis ​​para o pessoal relevante em toda a empresa, permitindo maior segurança e confiança no uso de dados para permitir insights e tomar decisões. Ele ajuda a impulsionar a transformação digital, promovendo a estratégia de dados de uma organização.

Embora muitos catálogos de dados ajudem os usuários a localizar dados, o acesso mais fácil aos dados é apenas uma peça do quebra-cabeça. O ponto crucial que as organizações precisam ter em mente é que os dados só têm valor se forem confiáveis. Se você não confiar em seus dados, não poderá usá-los com segurança para tomar decisões de negócios, por isso, não importa o quão facilmente acessíveis eles sejam.

Para que os dados sejam confiáveis, eles devem ser precisos e acessíveis com os controles apropriados e de acordo com as políticas de dados. Um conjunto de dados confiável é aquele que foi examinado e certificado como de alta qualidade (preciso e completo) e que pode ser confiável por aqueles que possuem e são os especialistas nesses dados.

É por isso que as organizações precisam de um catálogo de dados corporativos com recursos de governança de dados integrados e abrangentes. Ao curar ativos de dados que vão para o catálogo de dados, as organizações têm a garantia de que apenas dados precisos, completos e confiáveis ​​são disponibilizados para a empresa. A alternativa é o crowdsourcing de metadados e ativos de dados, que extrai metadados de qualquer fonte, independentemente de serem confiáveis ​​ou usados.

Um catálogo de dados corporativos melhora a agilidade dos negócios e reduz os riscos, combinando o acesso fácil a dados confiáveis com controles de segurança e privacidade, levando a um uso mais amplo de dados de maneiras inovadoras. Esse catálogo de dados torna mais fácil ver os dados que estão entregando valor, maximizando os comportamentos baseados em dados em toda a empresa. Ele fornece contexto de negócios em torno dos dados para que a empresa possa entender melhor os dados, determinar facilmente quais dados estão disponíveis e são relevantes em toda a organização e usar esses dados com eficácia para tomar decisões de negócios impactantes.

O acesso a dados confiáveis acelera o tempo de percepção e permite que a organização se adapte às tendências do mercado conforme elas ocorrem, conseguindo assim inovar de forma mais rápida, uma necessidade em um mundo cada vez mais competitivo.

Os Benefícios de Um Catálogo de Dados

A capacidade de reunir dados díspares para responder a perguntas de negócios pode impulsionar a aquisição de clientes, inovação de produtos e otimização de preços, elementos necessários para o crescimento da receita. Uma forte governança de dados é necessária para promover a eficiência operacional em toda a empresa, levando à otimização da cadeia de suprimentos e eficiência de produção, marketing e vendas.

Um catálogo de dados com recursos de governança integrados é fundamental para o avanço de uma empresa orientada a dados. Ele garante que o gerenciamento de todos os dados – incluindo dados de referência – seja consistente, seguro e organizado e atenda às políticas exigidas. Ele reduz o gasto com dados de terceiros e consolida os relatórios em toda a empresa. Ele capacita os usuários de negócios com recursos automatizados, porém diretos, para agilizar decisões de negócios confiáveis.

Como as Várias Funções Dentro da Empresa Podem Fazer o Melhor Uso de Um Catálogo de Dados?

Para ajudar a responder a perguntas de negócios, um Analista de Dados pode aproveitar um catálogo de dados para descobrir, avaliar, colaborar, compartilhar e acessar dados e relatórios de que ele precisa para realizar análises e obter insights. Um catálogo de dados é um local centralizado que fornece acesso rápido aos dados necessários, para que o analista gaste menos tempo pesquisando dados e mais tempo analisando os dados.

Um Cientista de Dados pode usar um catálogo de dados para pesquisar e encontrar facilmente dados para treinar seus modelos ou até mesmo encontrar modelos confiáveis ​​que ela possa usar. Aqui, também, uma localização centralizada é fundamental, permitindo que o Cientista de Dados compre de forma rápida e fácil os dados ou modelos de que precisa, de forma que seu tempo seja liberado para a análise de dados.

Um Arquiteto de Dados pode empregar um catálogo de dados para entender quais dados estão disponíveis na empresa, para que ele possa começar a controlá-los. Ele usa um catálogo de dados para centralizar e organizar informações sobre definições de termos de negócios, qualidade de dados, propriedade, localização, processo, políticas e privilégios de acesso. Além disso, um catálogo de dados pode ajudá-lo a entender quais dados ele deve concentrar seus esforços no gerenciamento e na manutenção. Ele também pode certificar ativos de dados no catálogo para que os usuários de negócios saibam quais ativos de dados podem ser confiáveis.

Recursos Indispensáveis ​​do Catálogo de Dados

Para ser usado em toda a empresa, um catálogo de dados requer governança de dados abrangente e integrada, privacidade de dados e recursos de segurança que promovam a compreensão e a confiança nos dados.

É importante não apenas identificar e catalogar os dados, mas também fornecer contexto em torno dos dados para que os usuários de negócios possam entender se são os dados certos para suas necessidades. Além disso, você deve se certificar de que os dados no catálogo são confiáveis ​​- que ele usa metadados com curadoria de fontes confiáveis ​​juntamente com um processo para certificar os conjuntos de dados, métricas, etc. em uso. Se os usuários de negócios não acharem que podem confiar nos dados do catálogo, eles não os usarão. Os usuários precisam ter a confiança de que podem encontrar o que precisam no catálogo de dados e confiar nele.

Para aproveitar ao máximo seu catálogo de dados, comece identificando o(s) caso(s) de uso a ser enfrentado primeiro que ajudará a obter o valor inicial rapidamente. É importante garantir que os objetivos do catálogo de dados estejam alinhados com as metas e prioridades estratégicas de negócios da sua organização. Para obter adesão de toda a empresa, aproveite defensores internos que ajudarão a evangelizar a adoção.

Também vale a pena investir na alfabetização de dados. Aproveite os recursos educacionais para aprender como gerenciar e usar o catálogo de dados e nas comunidades de clientes para aprender as melhores práticas, dicas e truques de outros clientes.

Se sua empresa tem largura de banda, crie um Centro de Capacitação que ajude a promover as melhores práticas, ofereça treinamento e atue como um repositório central para os recursos educacionais. Para evitar erros, certifique-se de que sua equipe de implementação seja experiente, mesmo que seja necessário trazer parceiros externos.

Na época do COVID-19, o acesso aos dados tornou-se mais importante do que nunca. As organizações precisam ser capazes de tomar decisões baseadas em dados sobre o futuro de seus negócios. No entanto, muitas organizações sofrem com a incapacidade de encontrar, compreender e confiar em seus dados. Isso prejudica sua capacidade de reduzir custos, melhorar a eficiência e encontrar novas maneiras de impulsionar o crescimento.

Para se tornarem verdadeiramente orientadas a dados, as organizações precisam de um catálogo de dados corporativos com recursos integrados e abrangentes de governança de dados para permitir o acesso a dados confiáveis ​​em escala e construir uma cultura de alfabetização em dados. Ao garantir que dados confiáveis ​​sejam compartilhados por toda a empresa, as organizações podem tomar decisões estratégicas e gerar resultados de negócios importantes.

Catálogo de Dados é estudado aqui na Data Science Academy na Formação Arquiteto de Dados.

Equipe DSA

Referências:

How a Data Catalog Can Help Your Business Reach New Heights

What Is a Data Catalog and Why Do You Need One?