A Inteligência Artificial (IA) segue em crescimento vertiginoso, mas quais efeitos ela terá nas práticas jurídicas? Além do número crescente de questões jurídicas que surgem à medida que o crescimento explosivo da IA ​​se insinua em nossa vida cotidiana, a Inteligência Artificial já permite que alguns softwares realizem funções jurídicas. Vamos discutir O Futuro da IA na Lei – Mudando o Cenário Jurídico.

O Que é Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial, simplesmente, está ensinando os computadores a “pensar” da maneira como os humanos fariam, usando os dados fornecidos e a saída desejada solicitada. Existem muitos tipos diferentes de sistemas que utilizam IA, desde publicidade e marketing até compras e detecção de fraudes. Esses sistemas de IA, também chamados de IA “estreita”, não são o que muitas pessoas pensam quando imaginam Inteligência Artificial. Normalmente, o que pode vir à mente são computadores semelhantes aos humanos, como os apresentados em filmes e televisão, capazes de pensamentos e emoções complexos.

Na realidade, a IA é mais frequentemente usada para realizar tarefas específicas que requerem um conjunto de habilidades muito concentrado e a IA permite que um programador “ensine” um computador a realizar essas tarefas especializadas com extrema proficiência.

Como Estamos Usando IA Hoje?

A IA é frequentemente usada para tarefas como análise de grandes conjuntos de dados, detecção de padrões, previsões de comportamentos e outras tarefas que consomem tempo e são tediosas ou mesmo difíceis para seres humanos. A IA também pode ser usada para traduzir a linguagem falada ou escrita e ajudar a tomar decisões ao determinar os resultados prováveis. A IA é usada por uma grande variedade de empresas de diversos segmentos, bem como por indivíduos.

A IA brilha quando se trata de aumentar a eficiência. Isso pode ser visto em agendamento, planejamento, gerenciamento de dados e outras tarefas que normalmente requerem a dedicação de grandes quantidades de tempo. No setor jurídico, grandes quantidades de dados geralmente precisam ser analisadas ou pesquisadas por palavras-chave, tornando a IA uma ferramenta poderosa.

A Inteligência Artificial é ótima no reconhecimento de padrões, que é a principal maneira pela qual os computadores são capazes de “aprender”. Isso significa que a IA é perfeita para analisar grandes quantidades de documentos e materiais, o que pode ajudar em um grande número de tarefas relevantes para as profissões jurídicas.

Limitações da IA

A IA ainda não é capaz de redigir documentos legais, aconselhar clientes ou replicar os serviços de um advogado dentro de um tribunal. Uma vez que a IA é dependente de diretivas humanas, dados inseridos e incapaz de certos tipos de pensamento crítico, a IA é limitada pela maneira como é construída. À medida que a IA se torna mais capaz de tomar decisões independentes, novos desafios continuam a surgir, bem como dilemas legais, morais e éticos.

IA em Direito

A IA já está sendo usada para revisar documentos legais, bem como auxiliar na pesquisa antes ou durante um caso. Particularmente quando os casos têm uma grande quantidade de papelada que levaria um tempo significativo para vasculhar, a IA é útil para garantir que os documentos com determinadas palavras-chave cheguem ao topo da pilha.

Outra maneira pela qual a IA está sendo usada por profissionais jurídicos é entender os riscos e a melhor maneira de aconselhar seus clientes. A IA pode analisar contratos em massa e individualmente com muito mais eficiência do que um ser humano. Isso torna muito mais fácil fazer comentários, permite que as empresas passem rapidamente pelos contratos e reduz o número de erros e detalhes esquecidos. A IA é incrivelmente eficiente, o que significa que pode realizar pesquisas jurídicas com muito mais rapidez, para que os advogados possam construir casos melhores.

A IA está até sendo usada para prever a probabilidade de uma equipe jurídica ganhar um caso, com base em todos os dados relevantes disponíveis de processos semelhantes. Isso permite que os advogados saibam a probabilidade de lucros e perdas ao aceitar um novo caso, bem como a melhor maneira de proceder, para que tenham a maior chance de sucesso.

Por Que os Advogados Relutam em Incorporar IA?

Os advogados não apenas relutam em incorporar em seus negócios qualquer tipo de tecnologia que possa comprometer a privacidade de seus clientes, como também não querem minimizar suas horas faturáveis. Não apenas isso, mas a curva de aprendizado que a IA requer para integrá-la com sucesso em uma prática pode ser íngreme. Isso torna os profissionais jurídicos ainda menos propensos a considerar o uso de IA como uma ferramenta para melhorar seus negócios, uma vez que normalmente não têm tempo para aprender um novo tipo de tecnologia.

Também existem leis sendo aprovadas em relação à IA e outras novas tecnologias que podem ser usadas por profissionais da área jurídica, e elas variam de estado para estado. Isso torna difícil saber se as novas práticas podem ser vulneráveis a ações judiciais.

Como a IA Mudará o Setor Jurídico no Futuro?

A Inteligência Artificial já está mudando o cenário jurídico e muitos profissionais do direito expressaram preocupação sobre como a IA afetará diretamente seus trabalhos. Embora a indústria jurídica seja notoriamente lenta na hora de se adaptar a novas tecnologias e práticas, a incorporação da Inteligência Artificial é inevitável. É melhor estar na vanguarda dessa nova fronteira do que ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo, uma vez que a IA aumenta a velocidade e a eficiência dos escritórios de advocacia concorrentes.

Além disso, o Direito não se restringe aos escritórios de advocacias. Vemos o Direito sendo usado e aplicado em qualquer empresa, privada ou pública, que precisa lidar com questões jurídicas inerentes ao seu mercado e à sua operação. A IA traz vantagem competitiva através de eficiência, redução de custos, agilidade na tomada de decisões e precisão na prática jurídica.

Vem aí a Formação IA Aplicada ao Direito na Data Science Academy com uma promoção de lançamento imperdível. Cadastre-se gratuitamente em nosso portal para ser avisado primeiro, pois as vagas serão limitadas.

www.datascienceacademy.com.br

Equipe DSA

Referências:

The Future of AI in Law: Changing the Legal Landscape