Os salários de profissionais de Inteligência Artificial estão sendo beneficiados pela fórmula da tempestade perfeita: um campo muito aquecido e alta demanda por talentos escassos. É a lei sempre confiável da oferta e da demanda e, no momento, qualquer coisa relacionada à Inteligência Artificial está em alta demanda.

Segundo a Indeed.com, o salário médio, na área de São Francisco na Califórnia, varia de aproximadamente US $ 134.135 por ano para “Engenheiro de Software” a US $ 169.930 por ano para “Engenheiro de Machine Learning” ou “Cientista de Dados”.

No entanto, pode ser muito maior se você tiver algumas credenciais. Um professor efetivo recebeu uma proposta com o triplo de seu salário de US $ 180.000 para se juntar ao Google, a qual ele recusou por uma posição de ensino diferente.

Segundo registros, o recorde, até agora, foi estabelecido em abril, quando a empresa japonesa Start Today, que opera o site de moda Zozotown, publicou novas ofertas de trabalho para sete especialistas geniais em tecnologia de IA, oferecendo salários anuais de até 100 milhões de yens, ou pouco menos de US $ 1 milhão.

Setores-chave para salários de IA

Conseguir um salário desse nível em IA significa trabalhar no setor “certo”. Embora abundantes, os empregos de IA estão principalmente em apenas alguns setores – a saber, tecnologia. O Glassdoor, outro site popular de busca de emprego, observa que 67% de todos os empregos de IA listados em seu site estão localizados em San Francisco, Seattle, Los Angeles e na cidade de Nova York.

Também listou o Facebook, a NVIDIA, a Adobe, a Microsoft, a Uber e a Accenture como as cinco melhores empresas de Inteligência Artificial para se trabalhar em 2018, com quase 19% das posições abertas de IA. O salário base anual médio para uma posição de IA listado no Glassdoor é de $ 111.118 por ano.

A Glassdoor também descobriu que serviços financeiros, consultorias e agências governamentais estão contratando ativamente profissionais capacitados em IA e em Data Science. Isso inclui empresas, como a Capital One, a Fidelity, a Goldman Sachs, a Booz Allen Hamilton, a EY e a McKinsey & Company, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, o Exército dos EUA e o Federal Reserve Bank. E podemos observar isso no Brasil. Dezenas de órgãos governamentais e empresas de diversos setores em todo país procuram a Data Science Academy para capacitar seus colaboradores. Confira algumas dessas empresas clicando aqui.

No entanto, espere que o número de empregos e campos se expanda consideravelmente no futuro próximo. Um relatório recente do Gartner observa que a IA eliminará 1,8 milhões de empregos, principalmente trabalho braçal, mas ao mesmo tempo criará 2,3 milhões de novos empregos até 2020 e tal declaração é enfatizada por um relatório recente da Capgemini que descobriu que 83% das empresas que usam IA e estão adicionando novos postos de trabalho por causa da IA. Embora o relatório seja dos EUA, o fenômeno pode ser observado no Brasil, principalmente com a alta procura pela Formação Inteligência Artificial.

Melhores empregos para salários de IA

O termo “IA” é bastante amplo e abrange várias disciplinas e tarefas, incluindo geração e compreensão de linguagem natural, reconhecimento de fala, chatbots, aprendizado de máquina, gerenciamento de decisões, aprendizado profundo, biometria, visão computacional e análise e processamento de texto. Dado o nível de especialização que cada disciplina requer, poucos profissionais conseguem dominar mais de uma disciplina. Em suma, encontrar o melhor salário em IA exige ativamente o caminho certo da carreira e muito, muito, estudo!

Enquanto o salário médio de um programador de IA é de cerca de US $ 100.000 a US $ 150.000, dependendo da região do país, todos eles estão no domínio do desenvolvedor / programador. Para ganhar muito dinheiro, você quer ser um Engenheiro de IA. De acordo com Paysa, outro site de busca de emprego, um Engenheiro de Inteligência Artificial ganha uma média de US $ 171.715, variando de US $ 124.542 no percentil 25 para US $ 201.853 no percentil 75, com ganhos de mais de US $ 257.530.

Por que tão alto? Porque muitos vêm de origens de não-programação. O IEEE observa que pessoas com Ph.D em ciências como biologia e física estão retornando à escola para aprender IA e aplicá-la em seu campo. Eles precisam se enquadrar no conhecimento técnico de IA, conhecendo uma infinidade de linguagens e arquiteturas de hardware, com uma compreensão dos dados envolvidos. Todo esse conhecimento faz com que os Engenheiros de IA sejam raros e, portanto, caros.

Por que os salários de IA são tão altos?

O fato é que a IA não é uma disciplina que você pode aprender sozinho, como muitos desenvolvedores fazem. Uma pesquisa do Stack Overflow descobriu que 86,7% dos desenvolvedores eram, na verdade, autodidatas. No entanto, isso é para linguagens como Java, Python e PHP, não a arte esotérica da Inteligência Artificial.

IA requer conhecimento avançado em ciência da computação. Além disso, requer conhecimento em várias disciplinas, incluindo Deep Learning, Análise em Grafos, Python, Programação Paralela em GPU e APIs como OpenGL e PhysX. Além disso, como a IA está fazendo cálculos importantes, é necessário um background em física ou algum tipo de ciência da vida.

Portanto, para ser um profissional de IA efetivo e em demanda, você precisa de muitas habilidades, não apenas uma ou duas. Aqui está a lista com as 10 principais habilidades que você precisa saber para trabalhar com IA:

1) Machine Learning
2) Python
3) Linguagem R
4) Ciência de Dados
5) Hadoop
6) Big Data
7) Java
8) Mineração de Dados
9) Spark
10) SAS

Como você pode ver, essa é uma ampla gama de habilidades e nenhuma delas é aprendida da noite para o dia. Segundo o The New York Times, existem menos de 10 mil especialistas qualificados em IA no mundo. A Element AI, uma empresa de Montreal que presta consultoria sobre sistemas de aprendizado de máquina, publicou um relatório no início do ano em que havia 22.000 cientistas de computação no mundo capazes de construir sistemas de Inteligência Artificial. De qualquer forma, isso é muito pouco para a demanda relatada pela Machine Learning News.

E a concorrência conduz a salários mais altos

Com tão poucos especialistas em IA disponíveis, as empresas de tecnologia estão invadindo a academia. Na Universidade de Washington, seis dos 20 professores de Inteligência Artificial estão de licença ou parcial e trabalham para empresas externas. No processo, essas empresas estão limitando o número de professores que podem ensinar a tecnologia, causando um ciclo vicioso.

Conclusão

A tecnologia básica de computação e os conceitos matemáticos são a espinha dorsal da maioria dos sistemas de Inteligência Artificial. A álgebra linear é tão necessária quanto uma linguagem de programação, já que o aprendizado de máquina realiza análise de dados dentro de matrizes, e a álgebra linear fornece as ferramentas necessárias sobre operações em matrizes.

Trabalhar com Inteligência Artificial não significa que você possa descarregar o trabalho no computador. Requer um processo de pensamento analítico, previsão sobre inovações tecnológicas, habilidades técnicas para projetar, habilidade para manter e reparar programas de tecnologia e software, bem como algoritmos. Portanto, é fácil compreender porque as pessoas qualificadas são tão raras – o que elevará ainda mais os salários em IA. O céu é o limite!


Ou seja, profissionais que realmente se preocupam com suas carreiras e com seu futuro, estão buscando capacitação em IA. E você, como está direcionando sua carreira para aumentar ou manter sua empregabilidade nos próximos anos? Onde e como você vai estar daqui 3 ou 5 anos, depende do que você estiver fazendo agora!

A DSA traz para você um programa completo de capacitação profissional em IA, 100% online e 100% em português. Clique no link abaixo, confira o programa e faça sua inscrição hoje mesmo!

 

Formação Inteligência Artificial

 

Referências:

Artificial Intelligence: Salaries Heading Skyward

5 in-demand tech positions and the high salaries they command