Este é o quinto artigo da série Governança de Dados em Um Mundo Data-Driven. Se está chegando agora, comece pela primeira parte, aqui. Boa leitura.

Como Deve Ser Um Sistema Ágil e Abrangente de Governança de Dados?

Um programa de Governança de Dados pode trazer uma abundância de benefícios se for completo e bem gerenciado. Mas muitas organizações gerenciam apenas alguns de seus dados e não conseguem aplicar regras consistentes a eles. Quando se trata de desenvolver um programa mais abrangente e robusto, gestores e equipe técnica simplesmente não sabem por onde começar (o que, claro, traz um oceano de oportunidades para quem estiver atento).

As empresas variam em tamanho e necessidades, e não há dois programas de governança exatamente iguais. Mas aqueles que são realmente transformadores – aqueles que mudam a maneira como as informações são usadas em toda a organização, tornando todos mais eficientes e aperfeiçoando processos – compartilham várias características essenciais. Aqui estão as características principais que definem Como Deve Ser Um Sistema Ágil e Abrangente de Governança de Dados:

O Gerenciamento de Dados Deve Ser Padronizado

Todos os dados devem ser capturados, limpos, marcados e gerenciados de acordo com um conjunto comum de regras. Idealmente, os dados devem ser armazenados em uma única plataforma unificada (como um Data Lake). A plataforma serve como o coração do controle de dados em toda a empresa, fornecendo uma única fonte de verdade.

O Sistema de Governança de Dados Deve Oferecer Segurança Robusta

A partir de uma plataforma central, a TI cria, distribui e aplica políticas de acesso que garantem que todos os dados permaneçam seguros entre dispositivos e locais. O Arquiteto de Dados trabalha em estreita colaboração com a equipe de segurança para desenvolver indicadores de risco com base nas tendências de toda a empresa.

Deve Melhorar a Aderência à Conformidade Regulatória

Os rígidos controles de qualidade dos dados garantem a aderência aos requisitos regulatórios e de conformidade e evitam que dados defeituosos, incompletos ou errôneos sejam transferidos para os reguladores. A marcação de metadados cria um log de auditoria que revela a origem dos dados e altera seu ciclo de vida. em um conceito conhecido como Data Lineage. As organizações são capazes de fornecer aos auditores acesso abrangente a dados não estruturados.

Deve Ser Acessível a Todos

Os funcionários podem usar um portal para encontrar as informações de que precisam sem sobrecarregar a TI, usando uma barra de pesquisa e termos intuitivos que seus departamentos incorporaram aos metadados. As pessoas que tomam decisões de negócios específicas por departamento usam os mesmos conjuntos de dados que outros departamentos, garantindo consistência e permitindo a análise de dados entre departamentos.

Deve Ser Fácil de Usar

Os controles de acesso automatizados e impostos pela TI, derivados de metadados incorporados, permitem que os usuários se concentrem em seus trabalhos e compartilhem informações sem seguir procedimentos complicados ou pesados. Como as restrições são mínimas, é mais provável que elas cumpram, mantendo a empresa mais segura e melhorando a eficiência.

Deve Ser Flexível

A organização avalia continuamente a utilidade de seus dados. A equipe de governança de dados sabe quem é responsável pelos conjuntos de dados, como julgar seu valor e como descartar dados antigos quando conflitantes ou não mais úteis.

Deve Ser Escalável

O sistema de controle de dados gerencia dados em todos os formatos existentes e acomoda novos conforme eles surgem, incluindo streaming, IoT e dados de Edge Computing. Ele se expande para incluir novos locais corporativos, fornecendo conversões para outros idiomas e medidas para manter a consistência. Ele usa controles incorporados para seguir os regulamentos de conformidade específicos da área, modificando os controles de acesso conforme a necessidade.

Deve Fornecer Armazenamento Eficiente

O sistema de governança arquiva e gerencia os dados de maneira eficaz. Se grandes volumes de dados ameaçam sobrecarregar os sistemas de armazenamento, a equipe de governança apresenta alternativas baseadas na nuvem às quais a organização pode fazer a transição rapidamente.

Deve Ser Integrado aos Demais Sistemas da Empresa

O sistema de controle de dados permite que aplicativos existentes interajam com dados corporativos. Os desenvolvedores podem integrar os dados em novos aplicativos e serviços criados por eles.

Deve Fornecer um Plano de Recuperação de Desastres

Os Arquitetos de Dados organizam o armazenamento de dados duplicados em um ou mais locais separados para garantir que todos os dados da empresa sejam preservados e acessíveis em caso de incêndio, inundação ou outra emergência.

Já está convencido da importância do trabalho de um Arquiteto de Dados? Ainda não? Então continue acompanhando a série pois ainda temos mais alguns argumentos.

Equipe DSA

Referências:

Governing with Data Lineage in Modern Architectures

Best Practices in Enterprise Data Governance

Build a Data Governance Strategy for the New Digital Era

Data Governance Is Risk Number One

Data Management: The Science Of Insight And Scalability For Growing Businesses

Data Governance: Controlling Your Information In A World Of Digital Transformation

Data Privacy and Data Security: Outsourcing to Third Parties and the Effect on Consumers, Companies, and the Cybersecurity Industry as a Whole