Este é o quarto artigo da série Governança de Dados em Um Mundo Data-Driven. Se está chegando agora, comece pela primeira parte, aqui. Boa leitura.

Armazenamento Inteligente

Embora os metadados sejam vitais para a boa governança, dados não estruturados não podem ser facilmente marcados ou anotados.

Uma das melhores maneiras de gerenciar dados não estruturados é usar o armazenamento de objetos, que pode manipular dados em qualquer formato. O armazenamento de objetos oferece capacidade endereçável quase infinita para dados não estruturados e permite que os usuários definam seus próprios campos de metadados personalizados. Os metadados personalizados são armazenados com o objeto, assim como os dados baseados em arquivo.

O armazenamento de objetos é relativamente barato. Ele permite que uma empresa em transformação digital mova as informações selecionadas para a nuvem sem precisar executar um aplicativo de conversão, agilizando o processo. Quanto mais rapidamente as informações são incorporadas a um sistema de controle de dados, mais cedo as unidades de negócios podem se beneficiar.

Se você combinar o armazenamento de objetos com um sistema de ingestão de dados “inteligente”, metadados valiosos poderão ser extraídos dos dados não estruturados. Os metadados são armazenados lado a lado com o objeto para que as pessoas possam encontrá-lo. Por exemplo, suponha que você queira armazenar uma imagem e informações sobre o que é, de onde veio e quando foi criada. O sistema de ingestão digitalizaria a imagem usando o reconhecimento óptico de caracteres, extrairia as informações associadas e armazenaria tudo junto.

Alguns sistemas de ingestão de dados possuem algoritmos de Inteligência Artificial incorporados que traduzem idiomas estrangeiros, códigos ou símbolos obscuros de engenharia de software em texto de metadados. Isso permite que as pessoas que buscam essas informações as encontrem simplesmente digitando palavras em uma barra de pesquisa, em vez de abrir cada arquivo e revisar os dados para encontrar o que precisam. As pessoas também podem visualizar os resultados dos metadados sem abrir o objeto de dados real, permitindo que eles aprendam rapidamente se o resultado da pesquisa atende ou não aos seus requisitos. A pesquisa se torna muito mais eficiente.

Embora tenha aplicações em todos os setores, o armazenamento de objetos é especialmente útil em campos com muitas imagens, como a Medicina ou empresas que vendem produtos online. Os fornecedores podem compartilhar facilmente dados complexos, como varreduras, com outras pessoas, dentro de suas próprias organizações e em outras instalações.

Hospitais e clínicas que adotam o armazenamento de objetos para capturar exames médicos e integrá-los às anotações dos médicos e outras informações do paciente, podem reduzir o tempo de processamento de 50 horas para menos de 5 minutos.

Quando os dados são abrangentes e bem organizados, podem levar a descobertas inesperadas que melhoram as operações. Isso acontece em hospitais que adotam a tecnologia: processamento mais rápido de tomografias computadorizadas para vítimas de derrame, cuja sobrevivência depende de tratamento rápido. Ao analisar seus dados, o hospital descobre que alguns técnicos de tomografia computadorizada eram mais precisos e mais rápidos que outros e identifica os técnicos mais bem-sucedidos e os associou a outros em sessões de treinamento para melhorar o desempenho geral.

Governança de Dados Gera Valor Comercial

“A Governança de Dados tem muito mais recursos, além de melhorar a segurança e a conformidade. Isso pode criar uma quantidade significativa de valor comercial ”, disse James Tyo, vice-presidente e diretor de dados da Nationwide.

A mineração desse valor começa com metadados. Os dados de hoje residem em vários silos em toda a empresa. Finanças, vendas e marketing podem baixar o mesmo relatório, mas eles o usam e rotulam de maneira diferente. A marcação de dados de acordo com as necessidades de cada unidade de negócios que os utiliza permite que todos os encontrem e analisem facilmente.

“O gerenciamento de metadados é um dos maiores benefícios da Governança de Dados. É muito difícil usar dados, se você não souber de onde vieram e como são definidos. Os metadados imediatamente ajudam a empresa a entender essas peças ”, disse Tyo.

Ao usar dados e metadados para analisar sua subscrição de seguro de vida, a Nationwide construiu um novo modelo que eliminou etapas desnecessárias e reduziu em 80% o custo médio de subscrição.

Atualmente, a empresa está trabalhando em um “mercado de dados” que aumentará a eficiência, permitindo que seus 37.000 associados encontrem as informações de que precisam em uma única plataforma.

“Eles podem digitar ‘Quantas citações fizemos no mês passado?’ E obter um resultado imediato”, disse Tyo.

Ao estabelecer métodos padronizados para coleta, estrutura, marcação e armazenamento de dados, um sistema de Governança de Dados cria transparência e permite que as organizações comparem resultados entre departamentos. O Departamento do Tesouro dos EUA criou um banco de dados central para mostrar como cada agência está gastando seu dinheiro.

Anteriormente, todos esses dados eram formatados de maneira diferente por diferentes agências. Agora ele está formatado e categorizado pelo mesmo conjunto de regras. O resultado é que todas as agências federais, assim como o público em geral, podem ver e comparar os resultados.

Além de criar eficiências operacionais, dados bem gerenciados podem levar a novos produtos, gerando assim vantagem competitiva e oportunidade de novos negócios.

Já está convencido da importância do trabalho de um Arquiteto de Dados? Ainda não? Então continue acompanhando a série pois ainda temos mais alguns argumentos.

Equipe DSA

Referências:

Governing with Data Lineage in Modern Architectures

Best Practices in Enterprise Data Governance

Build a Data Governance Strategy for the New Digital Era

Data Governance Is Risk Number One

Data Management: The Science Of Insight And Scalability For Growing Businesses

Data Governance: Controlling Your Information In A World Of Digital Transformation

Data Privacy and Data Security: Outsourcing to Third Parties and the Effect on Consumers, Companies, and the Cybersecurity Industry as a Whole