Olá, pessoal !!

Vou falar sobre uma das ferramentas que iremos estudar na FAD (Formação Arquiteto de Dados) no terceiro curso – Arquitetura e Integração de Processos ETL e ELT.

Quando a SAP SE, líder em software de planejamento de recursos empresariais (ERP), introduziu pela primeira vez a ideia do banco de dados em memória SAP HANA – em 2010 – muitos consideraram a ideia como uma “fantasia”.

Os bancos de dados relacionais on-premises foram a espinha dorsal dos sistemas corporativos, e alguns questionaram se a abordagem em memória poderia realmente funcionar quando aplicada em toda a empresa aos ativos de dados. Naquela época, os Data Lakes e a nuvem eram um sonho do futuro.

Depois de 10 anos, e com o relato positivo de clientes satisfeitos com a ferramenta, além de analistas confirmarem a estratégia de banco de dados da SAP, vem o Gartner, e em 2019, posiciona a SAP como líder pelo sétimo ano consecutivo no Quadrante Mágico em Soluções de Gerenciamento de Dados para Analytics.

Acho que isto explica o porquê da DSA, sempre antenada com as novidades em tecnologia e movimentos do mercado, em trazer para esta nova formação (Formação Arquiteto de Dados), uma ferramenta muito importante como esta, principalmente, quanto à sua integração, processamento e gerenciamento de dados.

E não para por aí, sua última inovação, o SAP HANA Cloud, se tornou uma solução em nuvem completa que oferece todos os recursos inovadores exclusivos do SAP HANA, como um serviço em nuvem.

Esse modelo veio para competir estrategicamente no ambiente corporativo como um banco de dados em memória que acelera as decisões orientadas por dados em tempo real.

Podemos destacar alguns recursos da ferramenta:

➢ Capacidade de processar cargas de trabalho analíticas e transacionais;
➢ Remover agregados e estruturas de dados secundárias;
➢ Aproveitar o desempenho da computação em memória.

Vemos, então, que a arquitetura do SAP HANA abriu o caminho para uma abordagem totalmente nova para a construção de soluções.

O SAP HANA também fornece uma estrutura de desenvolvimento para criar aplicativos orientados a dados personalizados que usam, por exemplo, análise preditiva, anonimização de dados e serviços em tempo real, na nuvem e localmente.

Atualmente, devido à explosão de dados produzidos a cada instante, o impacto da digitalização e o avanço da infraestrutura em nuvem, os ativos de dados precisam ser disponibilizados com qualidade, eficiência e segurança aos diversos usuários, e não podem mais ficar restritos nas quatro paredes da empresa.

E quanto mais as organizações produzem e coletam dados, elas lutam para explorá-los de forma que não produzam um pântano de dados (Data Swamp), embora muitas ainda não entendam e não deem a devida importância (por enquanto!) que os dados são o seu principal ativo.

O SAP HANA lida com qualquer tipo de dados, sejam estruturados ou não- estruturados, fornecendo uma tecnologia para armazenar e processar dados em escala. Portanto, temos uma opção de disco, uma opção de Data Lake e ele se integra diretamente aos armazenamentos de objetos remotos – por exemplo, de provedores de infraestrutura de nuvem.

Por fim, a combinação de recursos avançados de virtualização e opções flexíveis de armazenamento e processamento de dados fornecem às empresas um único acesso para todos os seus dados.

Mais uma vez, o SAP HANA deve revolucionar a maneira como as organizações trabalham, ajudando-as a entender seus negócios melhor do que nunca.

Abraços e obrigado pela atenção 👋👋

Referências:

SAP SE
SAP HANA Cloud
The SAP HANA Revolution


Este artigo foi produzido por um dos alunos da DSA, o Carlos Helton Aguiar, e compartilhado na timeline da Comunidade DSA em nosso portal. O Carlos e outros alunos tiveram a iniciativa de produzir alguns resumos para ajudar aqueles que estão começando agora sua jornada e assim compartilhar conhecimento. Isso não é maravilhoso? Sim, nós da DSA também achamos. E por isso decidimos compartilhar em nosso Blog para ajudar também outras pessoas.

O Carlos, assim como muitos alunos, começou a jornada na DSA com nossos cursos gratuitos. E ele aproveitou para testar nosso suporte. E testou. E testou mais uma vez. E outra. E mais outra! E nosso suporte sempre o respondeu como responde a todos os alunos, de cursos pagos e gratuitos, em até 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, com paciência e atenção, pois no curso online o suporte é um diferencial e você precisa estar lá para quando o aluno precisar. Até que o Carlos decidiu testar alguns cursos pagos, teve dificuldades (o que é natural), recebeu ajuda da nossa equipe e dos instrutores e então entrou no Programa de Mentoria Entre os Alunos DSA, sendo Mentorado do grupo da Tabata, uma das autoras de outro post em nosso blog. E a Tabata o ajudou (e vem ajudando) a buscar o auto-conhecimento e compreender suas forças e fraquezas a fim de trilhar um caminho profissional alinhado às expectativas e da melhor forma possível. Carlos passou a ser mais participativo em nossa Comunidade e mostrou suas habilidades em produzir resumos e compreender bem um conteúdo, como esse post acima e outros que iremos publicar.

Para nós é uma grande satisfação ver a evolução de cada aluno, não apenas no conhecimento técnico, mas na mudança de mindset! Isso eles levarão para a vida toda!

Tabata e Carlos serão colegas mais uma vez na Formação Arquiteto de Dados e seguirão aprendendo juntos. Afinal, estamos todos aprendendo. Alguns em estágios mais avançados, outros começando agora, mas o importante é estar em modo contínuo de aprendizado e melhor ainda se puder contar com a ajuda de quem já está trilhando o caminho em uma profissão. Esse é o tipo de relação que cultivamos na DSA, de aprendizado contínuo!

O Carlos trouxe o post acima em uma alusão ao projeto Enviando Dados Para o SAP Hana com Apache NiFi que faz parte do curso 3 da Formação Arquiteto de Dados. O Apache NiFi já é estudado no curso de Data Lake da Formação Engenheiro de Dados (em um dos projetos mais incríveis de todos os cursos da DSA com extração de dados de sensores IoT em tempo real e armazenamento em Data Lake) e agora será estudado em um projeto inteiro de construção de pipeline ETL com o SAP HANA.