Investimentos em Automação Robótica de Processos Aumentarão em 50% nos Provedores de Assistência Médica nos Próximos 3 Anos
O Gartner revelou que a necessidade de otimizar custos e recursos escassos durante a pandemia de coronavírus está ajudando a impulsionar a adoção da Automação Robótica de Processos (RPA – Robotic Process Automation).
A pandemia de coronavírus aumentou de forma considerável a adoção de RPA e aqui mesmo na DSA tivemos um salto no número de alunos na Formação Desenvolvedor RPA.
Metade dos prestadores de serviços de saúde dos EUA investirá em RPA nos próximos três anos, um aumento de 5% a partir de hoje, anunciou o Gartner em um comunicado à imprensa:
“Os prestadores de serviços de saúde foram surpreendidos por uma combinação simultânea de necessidades: melhoria de resultados, melhoria da experiência do paciente, resposta à redução nos pagamentos e inovação como forma de sobrevivência”.
Tecnologia Deve Otimizar a Assistência Médica
Tratar e gerenciar condições crônicas e saúde mental é muito caro – quase 90% dos US $ 3,3 trilhões nos EUA. Os gastos com saúde e a otimização de custos são críticos para qualquer tecnologia aplicada para aumentar o fluxo e a eficiência da prestação de serviços de saúde. Assistentes virtuais e serviços de IA na nuvem também podem ser usados para levar as organizações de saúde a um crescimento positivo, mas, para esse fim, RPA é um destaque entre as tecnologias de IA, afirma o Gartner.
“A otimização de custos é um tema constantemente recorrente entre os profissionais de saúde”, disse Anurag Gupta, vice-presidente de pesquisa da Gartner. “O dinheiro que a RPA economiza por não ter que gastar tanto em um processo manual se traduz em dinheiro disponível para funções clínicas de front-end, o que é especialmente importante enquanto as organizações de saúde combatem a crise do Covid-19”.
O Gartner entrevistou 161 executivos de finanças em 3 de maio de 2020 e descobriu que quase um quarto deles previa mais gastos com RPA durante a pandemia de coronavírus para impulsionar a otimização de custos.
Aquisição de IA
A descoberta do Gartner revelou que até 2023, 20% de todas as interações dos pacientes envolverão alguma forma de ativação da IA em processos clínicos ou não clínicos, acima dos 4% atuais.
Como o Covid-19 afetou comunidades em todo o mundo, aumentou a necessidade do sistema de saúde dos EUA encontrar maneiras de revelar “ideias ocultas”, como o Gartner se refere a elas, que podem ser encontradas nos dados dos pacientes. Quanto mais informações os tomadores de decisão tiverem, mais otimizado será o sistema.
Na Nuvem
A necessidade de revelar mais informações desses dados do paciente gera demanda por serviços de IA na nuvem e, segundo o Gartner, mais de um terço de todas as cargas de trabalho de assistência médica estarão na nuvem até 2023.
“Mesmo antes do surto de Covid-19, 41% dos CIOs dos provedores de serviços de saúde tiveram um déficit de financiamento, de acordo com a Pesquisa de CIO do Gartner para 2020”, acrescentou Gupta. “A promessa inicial da RPA é ajudar a reduzir essas pressões de custos operacionais que figuram no topo da lista de desafios dos CIOs dos provedores de serviços de saúde”.
Benefícios Para a Saúde da IA Baseada em Nuvem
Os provedores de assistência médica podem usar a IA baseada na nuvem para prever as necessidades futuras dos pacientes e também podem identificar intervenções ideais antes que as condições dos pacientes comecem a se deteriorar. As soluções baseadas em nuvem como serviço tornaram-se a estratégia preferida para os CIOs que precisam inovar enquanto controlam os custos convertendo despesas de investimento (CAPEX) em despesas operacionais (OPEX), disse a pesquisa da Gartner.
“Essa estratégia oferece aos provedores de assistência médica uma melhor alavancagem para gastar em objetivos de maior valor, como recursos de tomada de decisão com base em evidências que resolvem problemas de negócios e desafios como a pandemia de coronavírus”, disse Gupta.
Como RPA Ajuda os Profissionais de Saúde
RPA combina tecnologias de reconhecimento de interface de usuário e execução de fluxo de trabalho. Essa combinação imita os cliques do mouse e as teclas de um ser humano para direcionar aplicativos e executar o trabalho baseado no sistema. A tecnologia tem sido muito eficaz quando usada para tarefas não específicas, como a equipe de suporte técnico de TI e tarefas críticas específicas, ou seja, credenciamento médico e verificação da elegibilidade do seguro, de acordo com o Gartner. Ao automatizar tarefas simples e rotineiras, a RPA otimiza custos e resultados e oferece aos recursos de assistência médica tempo para se concentrar em tarefas de maior valor.
A DSA está atenta a isso desde 2019 e por isso vem oferecendo cada vez mais cursos de capacitação em RPA. A automação já é realidade. De que lado você quer estar?
Formação Desenvolvedor RPA
Automação em Medicina com Inteligência Artificial e RPA
Fonte: Techrepublic