O aprendizado online já é uma realidade no Brasil e no mundo e cada vez mais pessoas buscam sua capacitação através da internet. A possibilidade de poder estudar a qualquer hora, de qualquer lugar, do computador ou smartphone permite que cada um de nós transforme o aprendizado em uma atividade cada vez mais presente em nossas vidas. São muitas as vantagens no ensino online: flexibilidade, capacidade de estudar e aprender de acordo com a sua disponibilidade, acesso a conteúdo de alto nível criado por profissionais em qualquer lugar do planeta, melhor utilização do tempo e menor custo total. Mas ironicamente, o fator de conveniência pode levar alguns estudantes online a procrastinar ou, pior, deixar de participar do processo de aprendizagem, o que geralmente leva os alunos a desistir ou a ter um desempenho ruim. É preciso disciplina e neste artigo vamos listar os 5 Passos Para o Sucesso Em Cursos Online.

Um fator-chave para o sucesso do aluno no ambiente online é a auto-direção, a capacidade e a disposição de direcionar a própria educação. Alunos online, mais do que estudantes tradicionais, precisam ser independentes e assumir a responsabilidade pelo aprendizado. A aprendizagem auto-dirigida envolve um conjunto de habilidades específicas: organização, motivação e senso de confiança. E não venha dizer: “Eu não consigo disciplina para estudar online”. O mundo não tem mais espaço para esse tipo de desculpa. A concorrência que antes era com outros seres humanos, agora é com máquinas equipadas com Inteligência Artificial. O aprendizado contínuo tornou-se um requerimento básico na carreira de qualquer profissional.

Mas uma pergunta é bastante pertinente: os alunos online podem “aprender” a ter auto-direção ou a auto-direção é uma característica inata? A maioria dos educadores concorda que existe um elemento de ambos em jogo. A motivação intrínseca é necessária para alunos de qualquer idade em qualquer situação, embora a maior parte das competências de auto-direção possa ser aprendida, isto é, comportamentos específicos possam ser praticados e implementados. No fim, tudo é uma questão de escolha sobre o que cada um pretende fazer com sua carreira profissional.

Listamos abaixo 5 Passos Para o Sucesso Em Cursos Online que incluem um conjunto de comportamentos que são cruciais para o sucesso na conclusão de cursos online. Confira e tente implementar esses passos para obter sucesso na sua capacitação. Lembre-se: o seu aprendizado, também depende de você!

Passo 1

Defina data para conclusão de cada curso. A flexibilidade e conveniência de fazer um curso online não significa que você deve fazer o curso eternamente. Adquirir o conhecimento oferecido no curso é seu grande objetivo e você deve manter o foco nisso. A tecnologia evolui muito rápido e quanto antes você adquirir o conhecimento e aplicá-lo em sua vida profissional, mais rápido terá o retorno sobre o investimento no curso e mais benefícios obterá na sua carreira. Crie metas realistas que possam ser cumpridas e mantenha seu compromisso. Por exemplo: Se um curso tem carga horária de 40 horas, reserve pelo menos 2 horas diárias e em 20 dias o curso estará concluído. Evite estudar por longos períodos em um único dia. Os melhores resultados são obtidos com pequenos períodos de estudo todos os dias, de forma contínua. Registre as datas de conclusão de tarefas e projetos do curso em seu calendário pessoal. Se você precisar de lembretes, adicione-os também. Depois que o curso começar, analise as instruções de cada tarefa ou exercício e tópicos de discussão no início de cada semana. Você ficará surpreso com seu desempenho à medida que o tempo passa e você consegue concluir as tarefas e consequentemente os cursos. Isso dará mais motivação para seguir em frente no seu aprendizado online.

Passo 2

Planeje os tempos de estudo semanalmente. Estudar, participar de fóruns e concluir tarefas em um curso online pode ser um desafio, ainda mais quando temos várias outras responsabilidades em nossas vidas. O gerenciamento de tempo é vital para os alunos online. Planejar um horário de estudo regular, fixando os horários definidos semanalmente é o que os alunos online mais bem-sucedidos fazem com mais frequência. De acordo com o estudo referenciado ao final deste artigo, 79% dos alunos identificaram o método de gerenciar seu tempo como crítico para o seu sucesso. Não fique esperando que alguém faça isso por você. Planeje um cronograma e atenha-se a ele.

Passo 3

Faça o login no portal do curso online pelo menos três vezes por semana. Fazer login na página inicial do curso de forma consistente a cada semana é associado a notas mais altas para os alunos, de acordo com diversos estudos sobre o comportamento dos alunos online. Adquira o hábito de fazer check-in de forma consistente, mesmo diariamente, para ler postagens de discussões, verificar anúncios de instrutores e / ou revisar materiais do curso. Enquanto estiver conectado, participe ativamente das discussões. Embora as discussões com muitas respostas possam parecer assustadoras quando você começa, todo mundo tem algo de valor para contribuir. Ao se registrar consistentemente a cada semana, lendo e respondendo a postagens de colegas, você começará a se sentir parte de uma comunidade e a melhorar sua experiência de aprendizado ao mesmo tempo.

Passo 4

Faça perguntas. Os instrutores querem ajudar, querem que os alunos sejam bem-sucedidos e esperam que os alunos façam perguntas. O fato de você estudar da sua casa ou do seu trabalho, não significa que você está sozinho. Escolha um portal de ensino onde suas dúvidas sejam respondidas de forma rápida e eficiente. O espaço virtual na aprendizagem online pode ser uma barreira, se você permitir que isso atrapalhe. Se você tem uma pergunta sobre o conteúdo do curso, precisa de esclarecimentos sobre um conceito difícil – pergunte. Antes de postar uma pergunta, saiba o que você está perguntando e porquê. Seja claro e conciso na sua comunicação. Você ficará feliz por ter perguntado!

Passo 5

Para os cursos que possuem muitas atividades práticas como exercícios, laboratórios, desafios, mini-projetos e projetos, invista em um bom computador. Se você pretende aprender e trabalhar com tecnologia e/ou análise de dados, um bom computador é um investimento e não um gasto. Opte por um laptop ao invés do tradicional desktop. O laptop oferece a você mobilidade, garantindo assim a chance de estudar de qualquer lugar da casa ou mesmo em uma viagem a trabalho, de maneira mais confortável e apropriada aos seus horários de estudo. Caso mais de uma pessoa use o mesmo computador, crie uma conta de acesso exclusiva para estudar seus cursos online e assim organizar melhor suas atividades.

Conclusão

Para todos os alunos online: recomendamos que você aplique e teste pelo menos uma das cinco sugestões descritas acima. Embora não exista uma estratégia perfeita que garanta o sucesso online, tentar pelo menos uma estratégia é melhor do que nenhuma estratégia. O fator crítico no sucesso da aprendizagem online é o papel do aluno – a experiência de aprendizado é o que você faz dele. Seja um participante ativo, faça perguntas e aproveite as oportunidades que o aprendizado oferece.

 

Referências:

Formação Cientista de Dados

7 Tips for Success in Online Courses

Five-step Strategy for Student Success with Online Learning

How to Succeed in Online Courses

Online College Success: 10 Best Tips