As estratégias de Marketing Digital dificilmente existiriam sem a Ciência de Dados. Os dados de hábitos de acesso e consumo, devidamente coletados e analisados, ajudam a identificar a base de clientes e ajudam a adaptar as campanhas aos hábitos de consumo e aos desejos deles, fornecendo informações valiosas sobre as preferências e necessidades dos clientes. Neste artigo, listaremos os 5 Benefícios ao Implementar Data Science no Marketing Digital. 

1- Planejamento de Campanha Mais Rápido

O primeiro benefício do uso da Ciência de Dados no marketing é o planejamento mais rápido e fácil das campanhas. Os dados que você coleta do site, das campanhas atuais ou dos canais de mídia social informam por que, quando e como seus clientes se envolvem com a sua marca.

Planeje suas campanhas de acordo com suas necessidades comerciais, seu orçamento, o comportamento do cliente e os dados extraídos dos sites mencionados. Em outras palavras, forneça a eles o conteúdo necessário na hora e no local certos.

2- Otimização de Canal e Orçamento

Se sua empresa opera através de vários canais, como site, mídia social, email e eventos, você deve otimizar esses canais para obter o melhor retorno do investimento (ROI). A Ciência de Dados ajuda você a ver e comparar o sucesso e os problemas com as campanhas anteriores, a porcentagem de pessoas envolvidas e o comportamento delas em cada um dos seus canais.

Embora o desempenho varie de um meio para outro, a chave é analisar e testar o que funciona melhor em um determinado momento. Além disso, a análise de dados de tráfego ajudará você a ver quanto orçamento você precisa para qual canal. Considere a otimização do orçamento depois de determinar em quais canais deseja se concentrar. Você pode aprimorar as taxas de aquisição de clientes e desenvolver uma campanha mais lucrativa para a empresa, entregando aos clientes produtos de real valor.

3- Análise de Dados em Tempo Real 

Provavelmente, você coletará as informações sobre os clientes em massa após cada campanha e acompanhará seu progresso. No entanto, você pode basear suas campanhas de Marketing Digital atuais ou futuras com dados em tempo real, o que significa que você não analisará comportamentos passados distantes, mas focará nos padrões atuais de mercado.

É um campo de marketing totalmente novo; a Ciência de Dados atual pode contar tudo sobre as tendências do mercado, a eficácia do timing, bem como a resposta do cliente e seus padrões de compra. É particularmente importante se você deseja ver as novas oportunidades, prever tendências e ficar à frente dos seus concorrentes. Além disso, você poderá segmentar a base de clientes leais e oferecer a eles o conteúdo certo.

4- Campanhas com Melhor Desempenho

Todos os benefícios acima da implementação da Ciência de Dados levam a um único objetivo: uma campanha com melhor desempenho. A opção de segmentar os clientes de acordo com seus hábitos de compra, dados demográficos e localização para planejar, otimizar os canais, lidar com análises negativas de mídia social e o orçamento alocado, além de adaptar o conteúdo às necessidades de seus clientes, proporcionará campanhas de melhor desempenho.

A análise de dados de tráfego é especialmente relevante, pois pode aumentar a experiência do cliente e aumentar as taxas de retenção de clientes. Além disso, você pode descobrir quais são seus clientes de alto valor e enviar a eles mais incentivos do que aqueles que têm pouco ou nenhum interesse em sua marca.

5- Experiência e Retenção de Clientes

Implemente uma campanha de marketing local para entender por que, quando e como os clientes compram, para oferecer o que querem e na hora que precisam.

Considere oferecer a eles uma experiência personalizada real, o que significa que eles precisam se sentir especiais enquanto pensam em comprar seu produto. Seus clientes ficarão não apenas satisfeitos, mas você verá um aumento na retenção de clientes e terá clientes para toda a vida. É claro, desde que ofereça um produto ou serviço de qualidade.

Como você e sua empresa aproveitam a Ciência de Dados no Marketing Digital?

As pessoas gostam de ficar satisfeitas. Felizmente, a Ciência de Dados reúne informações sobre clientes e fornece as diretrizes sobre como criar uma campanha de marketing eficiente.


E vem aí mais uma Formação top de linha na DSA, naquele padrão de qualidade que você já conhece. Fique atento ao lançamento da Formação Desenvolvedor Web Para Data Science. Cadastre-se gratuitamente em nosso portal para ser avisado em primeira mão: www.datascienceacademy.com.br. Turma fechada e vagas limitadas.


Referências:

The Benefits of Implementing Data Science in Digital Marketing