Desde que a IA Generativa irrompeu na consciência global no início de 2023, ela não parou mais de crescer.

Está claro que estamos indo além dos primórdios da IA Generativa, que estava repleta de chavões e exageros. Agora os executivos querem saber como a IA Generativa pode ser aplicada aos seus desafios organizacionais específicos. Eles estão no modo de descoberta, procurando casos de uso iniciais que ajudem a transformar os negócios da empresa e a obter uma vantagem competitiva. Eles estão considerando estratégias para reduzir o risco. E eles querem saber o que fazer para começar a usar a IA Generativa.

Este é um momento chave, repleto de oportunidades. São as empresas que vão definir o futuro da IA Generativa, através de aplicações comerciais no dia a dia.

Aqui estão 3 Etapas Essenciais Para Uma Empresa Usar IA Generativa:

1. Foco nos Problemas de Negócio

É muito fácil se deixar levar pela emoção de uma nova tecnologia como a IA Generativa. Quando os executivos perguntam o que a IA Generativa pode fazer, é bom pedir-lhes que comecem por contar mais sobre os seus desafios e o que estão tentando resolver, antes de falar em tecnologia.

Os seus desafios mais prementes são internos ou externos? Em que contexto eles estão operando? Existem custos que precisam ser reduzidos ou áreas onde precisam aumentar a produtividade? Eles precisam melhorar a experiência do cliente?

As perguntas são básicas, mas as respostas serão específicas para cada organização – e ajudarão a focar nas áreas onde a aplicação de IA Generativa pode gerar resultados significativos.

Uma vez identificados os problemas prioritários, o próximo passo é avaliar se a IA Generativa é uma solução adequada. Embora a IA Generativa tenha ampla aplicabilidade, como parte da exploração dos primeiros casos de uso, os executivos devem começar com um projeto piloto que os ajudará a se familiarizarem mais com a IA Generativa, mantendo ao mesmo tempo o risco baixo.

Essa abordagem significa focar em um uso interno, como trazer nova eficiência a um processo repetitivo. Ou pode envolver um uso bem definido voltado para o cliente, como o uso de IA Generativa para transformar um call center e trazer grandes melhorias à experiência do cliente.

Em todos os casos, é importante considerar a economia fundamental. Por exemplo, toda organização possui processos complicados e caros que poderiam ser melhorados. Mas o custo de melhorar um processo com IA Generativa é maior ou menor do que o valor que ela gera?

Embora os primeiros casos de utilização possam começar pequenos, as organizações devem, em última análise, esforçar-se por aplicar a IA Generativa aos desafios com o melhor retorno possível, ao mesmo tempo que consideram todos os benefícios menos tangíveis que podem ser obtidos.

2. Investir em Dados e Talentos

Os dados são a força vital da IA Generativa. Cada organização trata os seus dados de forma diferente e com diferentes graus de vigilância e eficiência.

A adoção de IA Generativa não requer necessariamente muitos dados pois podemos trabalhar no ajuste fino dos modelos (Fine-Tuning). Mas para aproveitar ao máximo o poder e obter os melhores resultados dos modelos de IA Generativa, eles precisam ser ajustados para uma organização e seus objetivos específicos usando dados atuais. Investir em uma estratégia de dados ponta a ponta que aumente a qualidade e a disponibilidade dos dados fornecerá à IA Generativa as informações necessárias, independentemente do caso de uso.

Quanto ao talento, trazer IA Generativa para uma empresa requer necessariamente a contratação de Cientistas de Dados, Engenheiros de IA e provavelmente Engenheiros de Dados e Engenheiros de Machine Learning. Além disso, significa reunir perspectivas e talentos internos, combinando o conhecimento técnico do pessoal de TI com os insights dos líderes de linhas de negócios. Juntos, eles podem aprender sobre IA Generativa, explorar o que ela pode fazer e começar a usá-la – com cuidado e responsabilidade.

3. Adotar Uma Abordagem Responsável

É importante usar a IA Generativa de forma responsável desde o início. Isso significa fazer perguntas investigativas. Quem pode ser afetado por um caso de uso proposto? Poderia haver preconceito potencial que precisa ser mitigado? Você está tomando medidas para tornar a tecnologia mais transparente? A governança e as proteções corretas estão implementadas?

O uso responsável da tecnologia precisa ser incorporado em todas as decisões tomadas sobre IA Generativa. Ao seguir um caminho responsável desde o início, as empresas podem proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, criando uma vantagem competitiva ao construir a confiança do cliente e o valor da marca.

Conclusão

Estes três passos iniciais podem parecer fundamentais, até mesmo óbvios (mas o óbvio às vezes precisa ser dito). Mas ainda existe um ceticismo inerente às novas tecnologias, especialmente à IA Generativa, uma vez que são perturbadoras.

Alguns dizem que a IA Generativa é difícil e cara de implementar e limitada em suas ofertas. Na verdade, qualquer empresa – pequena, média ou grande – pode tirar proveito do portfólio cada vez maior de modelos de IA Generativa. Para organizações que usam a nuvem, a barreira de entrada é baixa. Elas podem aproveitar modelos de IA Generativa pré-treinados e aproveitar os dados já armazenados nos provedores de Cloud Computing.

Outros dizem que a IA Generativa é apenas um exagero e não está pronta para o horário nobre. Estamos saindo do ciclo do hype, mas ao permanecerem fundamentados nas necessidades dos clientes, os executivos podem evitar as distrações. E à medida que começarmos a ver cada vez mais casos de uso do mundo real se consolidando e a ouvir mais histórias de sucesso, ficará ainda mais claro que existe poder e potencial reais além do hype.

Com o tempo, o entusiasmo exagerado se dissipa e o verdadeiro trabalho começa e aí chega a hora dos profissionais de verdade entrarem em ação. O potencial se transforma em resultados. As organizações que começam agora, em vez de esperar, ganham a vantagem competitiva de quem chega primeiro. E como diz o ditado: “Quem chega primeiro, bebe água limpa”.

Para iniciar a jornada de IA Generativa em uma empresa, essas três etapas são o ponto de partida.

Equipe DSA

Referências:

Three Essential Steps For Bringing Generative AI To Your Organization

IA Generativa e LLMs Para Processamento de Linguagem Natural