No primeiro artigo da série sobe Blockchain, nós vimos que a tecnologia é um registro de transações detalhado, confiável e difícil de violar. Blockchain baseia-se na tecnologia de banco de dados distribuído (ou “distributed ledger”), que registra informações com segurança em uma rede peer-to-peer. Embora tenha sido originalmente criada para a realização de transações com Bitcoins, o potencial da tecnologia Blockchain vai além das criptomoedas, podendo incluir títulos de propriedade, empréstimos, identidades, logística – enfim, praticamente tudo o que tem valor. A tecnologia ainda é nova, mas pode ter um impacto incrível e imenso no mundo dos negócios. Neste segundo artigo da série, vamos discutir algumas das Aplicações da Tecnologia Blockchain.

Blockchain é uma tecnologia nova e potencialmente disruptiva que está atraindo muito interesse de indivíduos e organizações de todos os tipos e tamanhos. Hoje, Blockchain é mais famoso associado com Bitcoin, a moeda digital popular para o qual a tecnologia foi originalmente desenvolvida. Mas há muito mais usos potenciais para essa tecnologia um tanto misteriosa, incluindo registros publicamente acessíveis para a manutenção de itens como contratos e títulos de propriedade. A tecnologia também pode ser usada para proteger a propriedade intelectual, ou para armazenamento de arquivos e há até mesmo possibilidade de uso em instituições governamentais. E devido à sua arquitetura distribuída e descentralizada, Blockchain é uma tecnologia robusta e teoricamente incorruptível. Atualmente, porém, a tecnologia Blockchain é mal compreendida e, embora haja um crescente interesse por ela, a maioria das pessoas não sabe o que está sendo feito e como a tecnologia pode ser valiosa em um determinado setor. Então, vamos resolver este problema. Boa leitura!

 

Limitações do Sistema Bancário

Embora Blockchain seja aplicável em vários campos, a área de finanças é o domínio em que a tecnologia pode ser implementada em massa. Mas primeiro vamos discutir alguns problemas comuns no sistema bancário atual.

1) Já dissemos que os bancos bloqueiam o acesso aos fundos e o liberam quando julgam adequado de acordo com a conclusão de uma transação. Os trapaceiros habilidosos em tecnologia fazem uso dessa “fraqueza” em parte dos bancos, realizando o que é chamado de gasto duplo ou double spending. Uma transação em que um único token digital é usado fraudulentamente mais de uma vez é chamado de double spending. Suponha que um bandido tenha apenas 7.000 reais em seu nome. Digamos que ele enviou 7.000 e 6.500 reais para dois de seus amigos. Essa transação não aconteceria normalmente, mas ao manipular o token digital, o trapaceiro pode, de fato, fazer isso acontecer. Sim, esse é um tipo de fraude que ocorre no sistema bancário atual.

2) Nos últimos anos, vem aumentando consideravelmente o número de casos de fraudes no pagamento pela internet através de Internet Banking (veja mais sobre isso nas referências ao final do artigo), com o uso de cartões de débito e crédito. Na maioria das vezes, a fraude não pode ser evitada, embora Machine Learning e IA venham sendo cada vez mais empregados para fazer previsões de fraudes. Uma vez ocorrida a fraude, o prejuízo foi consumado e alguém vai pagar a conta: você ou o banco.

3) O público em geral, especialmente nos EUA, perdeu grande parte de sua fé no sistema bancário. Isto deve-se à crise financeira de 2008, quando os bancos e as organizações de investimento obtiveram empréstimos e depois emprestaram ao público em geral para as suas hipotecas (cobrando os devidos juros, obviamente, e lucrando com isso). Muitas (realmente muitas) pessoas que tomaram esses empréstimos não puderam pagá-los e grandes bancos, como o Lehman Brothers e outros, desabaram. O mercado de ações entrou em colapso e a perda incorrida globalmente foi de cerca de US $ 11 trilhões. Os bancos são conhecidos por colapsar devido a fraudes internas também, como o caso da Enron. Portanto, o sistema bancário, que é baseado em sistema de terceiros, não é exatamente impecável como parece.

 

E Como Blockchain Pode Eliminar Esses Problemas?

Vamos dar um passeio para entender Blockchain como uma possível solução para esses problemas bancários, antes de analisar algumas de suas muitas aplicações.

Como Razão Pública

O livro-razão de transações que acontece em uma Blockchain é aberto e acessível a todos os que são afiliados ao sistema. Você pode até fazer o download de todas as transações que aconteceram desde o início se você pertencer à rede Blockchain. O livro é acessível publicamente, mas os detalhes sobre os indivíduos envolvidos em transações são anônimos.

Como um Sistema Descentralizado

Ao contrário dos bancos, as Blockchains são descentralizadas. Todos fazem parte do sistema e são responsáveis pelo seu crescimento. Não há monopólio, pois todo mundo que faz parte do sistema tem poder.

Verifica Todas as Transações

Ao verificar o ledger, cada transação é verificada e o sinal de validação é enviado após um intervalo de 10 minutos. Por meio de algoritmos complexos de hashing e criptografia, o double spending não é possível. Suponha que um sistema adicione um bloco de transações e se mais de 50% da rede concordar com ele, então esse bloco de transações é considerado válido. Portanto, ele age como um livro distribuído em que várias partes podem colaborar sem ter que confiar umas nas outras.

Rede Peer-to-Peer Robusta

Cada indivíduo na rede Blockchain tem uma cópia contábil e não há uma cópia centralizada. Suponha que você esteja na rede Blockchain de Bitcoins. Imagine que você é rico e tem 500 Bitcoins e quer ajudar seu amigo. Você transfere 10 Bitcoins para a conta dele e, portanto, 10 Bitcoins serão deduzidos da sua conta. Você pode usar a carteira Blockchain para colocar Bitcoins da mesma maneira que você usa carteiras para colocar maços de dinheiro dentro. É assim que as transações com criptomoedas será no futuro, onde os pagamentos na Blockchain serão uma realidade comum.

Como não há contas e saldos no livro contábil Blockchain, essas transações são implementadas de forma única, ao contrário de uma simples transferência de fundos dentro dos bancos. Cada transação é adicionada a um banco de dados em constante crescimento. Existem blocos com cerca de 2000 transações. 

Cada nó Blockchain possui um razão na rede e não há cópia centralizada. A cópia completa e verdadeira do livro é a coleção de todos os livros distribuídos. Mas você pode perguntar: se todo mundo é dono da Blockchain, quem é responsável por criar novos blocos? Ele funciona de forma semelhante ao processo de mineração de Bitcoin. Aquele que adiciona um bloco à cadeia é recompensado, pois o processo definitivamente não é fácil como parece. Este é apenas um aspecto na negociação Blockchain.

Criptografia

SHA256 hash function é o principal algoritmo de hash usado em Blockchain para garantir a segurança. A saída não pode ser descriptografada de volta para o texto original, pois é uma função hash criptográfica unidirecional. Independentemente de o tamanho do texto ser 10 letras ou 100, o comprimento da saída da função hash é o mesmo. Se quiser ver um exemplo do processo de criptografia da Blockchain em ação, acesse essa excelente demo: https://anders.com/blockchain

 

Aplicações da Tecnologia Blockchain

Muito tem sido escrito sobre a aplicação mais óbvia de Blockchains privados ou empresariais: a eliminação de intermediários em transações financeiras interbancárias. Se você quiser resolver esse problema, vá em frente: você terá uma boa chance de ganhar dinheiro, mesmo que tenha muita companhia. Mas, a aplicação de Blockchains realmente disruptiva é provavelmente algo que ainda não pensamos: algo novo e diferente que nos surpreenda.

Não faremos esse aplicativo, seja qual for, forçando algo que já existe em uma estrutura do tipo Blockchain. Será algo que pode tirar proveito dos pontos fortes fundamentais da Blockchain: será um aplicativo descentralizado cujos participantes não necessariamente confiam uns nos outros, e que, no entanto, exige um registro preciso de todos os eventos que ocorrem.

Veremos agora algumas aplicações para as quais a tecnologia Blockchain está sendo usada ou pode ser usada. Esta lista está longe de ser completa; nossa intenção não é te dar uma lista definitiva, mas sim impulsionar sua imaginação. Não limite Blockchain como uma tecnologia que é útil apenas para finanças. Ela é muito mais do que isso!

Contratos Inteligentes

Contratos inteligentes são contratos automatizados que são incorporados como um código if-this-then-that (Se-Isso-Então-Aquilo), que lhes dá auto-execução. Na vida real, um intermediário garante que todas as partes sigam os termos. Blockchain não apenas renuncia à necessidade de terceiros, mas também garante que todos os participantes da Blockchain conheçam os detalhes do contrato e que os termos contratuais sejam implementados automaticamente quando as condições forem atendidas.

Você pode usar contratos inteligentes para todos os tipos de situações, como derivativos financeiros, prêmios de seguro, leis de propriedade, acordos de financiamento coletivo, entre outros.

Os contratos inteligentes podem ser iniciados pelo uso de livros distribuídos que são executados quando determinados termos e condições satisfazem os requisitos de confidencialidade. A plataforma Ethereum é um projeto de código aberto da Blockchain que é fundamental na facilitação de contratos inteligentes e na escala da utilidade do conceito em nível global. Pode reduzir o uso de corretores e intermediários para facilitar as transações entre produtores e consumidores. Contratos inteligentes salvam as partes envolvidas no contrato, do esforço de preencher manualmente os formulários e não é apenas mais rápido, mas também é mais barato. Você não precisa de uma testemunha para concordar e não precisa depender de advogados ou corretores. O risco de manipulação de terceiros que existe com os contratos tradicionais é eliminado com os contratos inteligentes. Assista este excelente vídeo explicando em 2 minutos o que são os Smart Contracts, uma das principais Aplicações da Tecnologia Blockchain:

 

Auditoria da Cadeia de Suprimentos

Os clientes estão sempre céticos quanto à procedência de produtos informadas pelas empresas de bens e consumo. Registros distribuídos podem facilmente descobrir se essas afirmações são reais ou falsas. Com o registro de data e hora baseado em Blockchain, a transparência de data e localização é garantida. Exemplo para isso seria verificar se um produto corresponde a um número de produto e se tem procedência legal ou se é resultado de roubo ou pirataria. Provenance é um exemplo de empresa que fornece auditoria de cadeia de suprimentos para uma série de bens de consumo, usando tecnologia Blockchain.

Gerenciamento de Dados

As pessoas agora estão usando plataformas de mídia social em troca de seus dados. Não demorará muito para que as pessoas comecem a vender seus dados on-line. O Bitcoin provavelmente será a moeda usada para esse tipo de pequenas transações fracionárias. Tudo hoje gira em torno de dados e espere ver aplicações de comercialização de dados em um futuro próximo.

Pagamentos e Transferências Internacionais

Aqueles que têm parentes próximos no exterior ou têm parentes em países estrangeiros podem se relacionar com os problemas que vamos apontar agora. Você pode ter enviado dinheiro para seus filhos que estão estudando no exterior, mas as crianças não o receberam. Ao consultar seu banco, você recebe a resposta padrão que eles realmente enviaram o dinheiro para as contas pretendidas pelos pais. Então você só espera que de alguma forma o dinheiro chegue a tempo. O que realmente está acontecendo em segundo plano é que seu dinheiro vai de um banco para outro e esse processo continua até atingir as contas das crianças. Vamos admitir que a razão pela qual Blockchain é útil nesse aspecto é que os bancos, não importando quão grandes sejam, não podem simplesmente formar parcerias com 10.000 outros bancos em todo o mundo para fazer com que essas remessas sejam bem-sucedidas. O problema aqui é que cada banco tem seu próprio ledger, sendo necessário que haja reconciliação no final de cada dia, tornando o processo caro e muito lento.

Agora imagine se todos os bancos do mundo compartilhassem um único livro-razão, então os bancos remetentes poderiam se conectar diretamente ao banco recebedor e com isso agilizar a remessa do dinheiro. Esta é uma das principais aplicações da tecnologia Blockchain, na medida em que poderia facilitar e agilizar os pagamentos e transferências entre países. Esse suporte Blockchain para transações de transferência pode ser a norma do dia no futuro próximo.

Em um país como o Zimbábue e o Afeganistão, onde todas as pessoas podem não ter acesso a bancos ou a infraestrutura bancária em si não é robusta devido a incertezas, flutuações cambiais e desconfiança; Blockchain é útil como uma forma estável de moeda, que não perderia todo o seu valor durante a noite. O termo globalização finalmente implementado em seu sentido pleno.

Proteção a Direitos de Propriedade Intelectual

O plágio e a exploração da propriedade intelectual são uma situação particularmente problemática no mundo digital. Conteúdo rico gratuito pode ser reproduzido e replicado em toda a Internet. A alegação dos detentores de direitos autorais deve ser ouvida na medida em que eles estão sofrendo na perda de seus direitos de propriedade intelectual. Blockchain pode ser uma grande ajuda nesse sentido. A cópia e a redistribuição podem ser evitadas por contratos inteligentes que protegem os direitos autorais e automatizam a venda de trabalhos criativos on-line.

Mycelia é um exemplo clássico que usa Blockchain para proteger o IPR (Intellectual Property Rights). Músicos e donos de músicas podem vender suas músicas diretamente para seus públicos e amostras de licenças podem ser enviadas diretamente para seus produtores. Todas essas operações podem ser automatizadas por contratos inteligentes.

Mercado de Valores Mobiliários

O aumento da eficiência na liquidação de ações é uma das principais razões pelas quais as Blockchains são ideais para o mercado de valores mobiliários. Atualmente, são necessários três dias desde a compra de uma garantia até a propriedade. Por exemplo, se você comprar uma security na segunda-feira, a security estará na sua posse na quinta-feira, mas com o preço da segunda-feira. Mas com a execução peer-to-peer, as confirmações de negociação podem ser feitas em tempo real e isso é um grande fator de mudança. Se esta tecnologia Blockchain for implementada no mercado de valores mobiliários dessa forma, então a maioria dos auditores estará sem trabalho. O mercado australiano de valores mobiliários está considerando implementar a tecnologia Blockchain.

Em 2015, o Linq da Nasdaq tornou pública a execução de seu primeiro comércio de ações usando a empresa de tecnologia Chain (que usa tecnologia Blockchain). Bitshares é usado para fornecer plataforma de negociação descentralizada em Blockchain, que é altamente eficiente. Existem empresas públicas da Blockchain que operam no mercado de valores mobiliários como o BTL Group, o BTCS, o Coinsilium Group, o HIVE Blockchain e o Riot Blockchain.

Registro de Terras

Com a ajuda da tecnologia Blockchain, que é essencialmente um livro-razão distribuído e compartilhado, a manutenção de registros não poderia ser mais eficiente. Os títulos de propriedade tendem a ser suscetíveis a fraudes, além de serem difíceis de processar. Uma série de países aprovou projetos de registro de terras baseados em Blockchain. Honduras foi o primeiro governo que iniciou tal iniciativa, seguida pela República da Geórgia, que se associou ao Bitfury Group para adquirir o sistema Blockchain para títulos de propriedade. A Suécia também está considerando ir nessa direção.

Detecção de Medicamentos Falsificados

Como saber se o medicamento que você adquire na farmácia do seu bairro é autêntico ou apenas uma pílula de farinha? Há um grande comércio no mercado negro, de medicamentos falsificados (embora a pessoa acredite que esteja comprando produto autêntico). A Interpol divulgou em 2013 que 10 mil pessoas morrem por causa de medicamentos falsificados a cada ano. Mas mesmo quando você entra em uma drogaria, como você reconheceria que o medicamento selecionado é autêntico se você não tem conhecimento de toda a cadeia de suprimentos por trás dele? Blockchain é útil nesse sentido. A tecnologia pode ser usada para fornecer toda a cadeia de suprimentos desde a fabricação, fornecimento, varejo onde cada parte valida a transação. Assim, um cliente pode saber que há autenticidade no medicamento que ele está comprando.

Gerenciamento de Identidade

O ponto crucial das transações financeiras on-line exige gerenciamento de identidade. No web commerce, as soluções para riscos de segurança não estão de todo adiantadas. Livros distribuídos podem ser uma grande ajuda nesse sentido, pois eles oferecem digitalização de documentos pessoais. Para transações on-line, uma identidade segura é importante. É muito difícil encontrar padrões de identidade digital. É extremamente difícil impor a cooperação entre o governo e entidades privadas necessárias a este respeito. Além disso, existem desafios técnicos para viabilizar esse processo e considere como o sistema deve estar em conformidade com todas as estruturas legais de vários países. Hoje o certificado SSL é fortemente usado pelo setor de comércio eletrônico para transações confiáveis.

Trade Finance

Segundo a Investopedia, uma “Carta de Crédito” refere-se a um documento emitido pelo banco que garante a um vendedor a precisão do tempo e do valor do comprador. Se um comprador não puder efetuar pagamentos, o banco cobrirá o valor total ou restante da compra. Esta é uma ferramenta amplamente difundida pelas leis e economia de vários países, onde a possibilidade de pagamentos válidos e pontuais não é garantida.

O processo típico de emissão de “Carta de Crédito” é muito demorado e baseado em papel. Esse processo lento cria problemas de liquidez para as empresas, já que a natureza demorada do processamento faz com que os vendedores esperem pelo pagamento até que o comprador receba mercadorias. Usando Blockchain, isso pode ser feito em poucas horas.

Existem várias iniciativas para implementar soluções para este problema. O R3, um consórcio bancário global da Blockchain, está construindo protótipos para apoiar o financiamento do comércio nessa tecnologia. O Barclays fez uma parceria com a Fintech Israelense Wave para garantir uma carta de crédito para a exportação de US $ 100.000 em produtos agrícolas. Tais soluções poderiam resolver problemas em horas que, de outra forma, levariam dias para serem concluídos.

Votação Digital

Em países com práticas ilícitas em mecanismos de votação, especialmente devido a governos corruptos, Blockchain pode ser realmente útil. Os governos responsáveis por garantir o processo de votação sem interrupções estão frequentemente envolvidos na adulteração do sistema. Quando várias partes estão envolvidas em cuidar do mecanismo de votação com Blockchain, torna-se bastante implausível adulterar tal sistema. O Followmyvote é baseado no Blockchain e ajuda na identificação do eleitor e na votação online.

Distribuição de Energia

Há muitas maneiras de usar Blockchains em repensar a rede elétrica. Assim como as Blockchains podem ser usadas para eliminar terceiros em transações entre bancos, elas podem tornar a negociação de energia muito mais eficiente. Nossa rede atual consiste em estações geradoras, empresas de serviços públicos que compram e vendem energia umas às outras e consumidores. Uma Blockchain pode ser uma maneira eficaz de registrar todas essas transações. E por que o consumidor não poderia comprar energia direto da fonte?

As Blockchains estão sendo usadas para implementar microrredes para energia renovável local: redes de escala de bairros ou de cidades com base na energia solar gerada pelos cidadãos. A startup LO3 está construindo uma microgrid no Brooklyn, Nova York, e também planeja uma microgrid na Austrália. Embora a LO3 seja especializado em energia, vale a pena imaginar quais outros aplicativos poderiam ser construídos com sua plataforma de negociação peer-to-peer.

Saúde

O setor de saúde é atormentado por interações complexas entre médicos, hospitais, seguradoras, farmacêuticos, pesquisadores e muitos outros participantes, cada um com seus próprios interesses e dados. Todos esses “jogadores” precisam estar em sincronia para que o sistema funcione corretamente – e com muita frequência, eles não estão. Por exemplo, um médico pode prescrever medicamentos que interagem mal com outros medicamentos que o paciente está tomando. O problema é que os médicos não confiam ou não se importam com as informações nos prontuários dos pacientes. As seguradoras não confiam nos médicos, os hospitais não confiam nas seguradoras e ninguém confia nas empresas farmacêuticas.

Nenhuma solução técnica pode “resolver” o problema da confiança, mas uma Blockchain pode ajudar a resolver muitos desses problemas. Uma Blockchain poderia ser usada como um mecanismo para controlar o acesso a registros médicos que são armazenados fora da cadeia, e poderia fornecer uma trilha de auditoria para o acesso a esses registros. Poderia se tornar um livro único e com autoridade para registros médicos e histórico de pacientes. Ele poderia fornecer uma descrição confiável dos medicamentos que foram prescritos e administrados, procedimentos que foram executados e resultados de testes.

Pesquisadores do MIT estão trabalhando em uma Blockchain privada que controla os medicamentos; controla quem tem acesso para ver ou alterar os registros dos pacientes. Em vez de serem pagos em criptomoedas, os mineradores têm acesso a dados de pacientes anônimos para fins de pesquisa. O Boletim do American College of Surgeons aponta várias outras aplicações: dar aos pacientes controle sobre seus dados, reduzir os riscos de segurança (é difícil executar um ataque de ransomware contra um sistema distribuído), reduzir reclamações fraudulentas e muito mais.

Educação

Muitas instituições concedem credenciais de vários tipos. Essas credenciais variam de diplomas universitários a certificações do setor: de um diploma de Engenheiro, a uma certificação CSAA (Certified Solutions Architect Associate) da AWS. Mas verificar se alguém realmente tem as certificações que afirmam é difícil. Você deve ter diplomas de graduação e pós-graduação (e colegial, também), enfiados em um armário em algum lugar. Se uma empresa sabe onde um candidato estudou, é possível contatá-los (e provavelmente pagar uma taxa) para verificar se o diploma é autêntico. Esse é um processo complicado e desajeitado, especialmente quando você considera as várias certificações profissionais.

Uma Blockchain poderia ser usada como um repositório de credenciais: qualquer instituição poderia adicionar suas credenciais a Blockchain, e qualquer pessoa ou organização que precisasse verificar essas credenciais poderia procurá-las na Blockchain. Simples, não?

Games

Recentemente, um jogo chamado CryptoKitties apareceu no Ethereum. O CryptoKitties permite que os jogadores criem e reproduzam desenhos animados de gatos, que eles podem vender ou comercializar. Não é diferente de outros jogos baseados na web, onde os participantes criam cavalos virtuais, dragões, animais mitológicos e outras criaturas. Mas, é Blockchain!

Sério, o jogo é um grande negócio. Nos RPGs multijogador online, os jogadores geralmente carregam um inventário de artefatos de jogo (comida, armas, armaduras). Alguns jogos têm economias on-line substanciais baseadas na negociação desses artefatos. Embora o tempo necessário para uma transação ser compensada seja um problema, uma Blockchain seria uma maneira viável de construir uma economia on-line.

Qualquer jogo é fundamentalmente um conjunto de comportamentos regidos por um conjunto arbitrário de regras. As regras são essencialmente um contrato que os jogadores concordam em observar. Não há motivo algum para que os jogos não possam ser implementados como contratos inteligentes ou aplicativos descentralizados (Dapps).

Minha reação inicial ao CryptoKitties foi “Sério? Por quê? Esses jogos existiam há uma década. ”E talvez reinventar jogos que meus filhos jogaram uma década atrás com a Blockchain é fundamentalmente involuntário, mas há algo lúdico que eu gosto no CryptoKitties. Se limitarmos nosso pensamento a grandes aplicativos empresariais sérios, provavelmente faremos algum trabalho importante, mas não construiremos um novo futuro. As aplicações corporativas são importantes, mas o que nos leva ao próximo passo? Onde estão as ideias estranhas e diferentes que nos mostrarão o que as Blockchains podem realmente fazer? Esse é o futuro!

Internet of Things (IoT)

Há muitas coisas que uma Blockchain pode fazer com IoT. As impressoras devem usar uma Blockchain para solicitar mais toner automaticamente e a Intel e a Hyperledger têm um projeto de marcação e rastreamento de frutos do mar à medida que se movimentam pela cadeia de suprimentos. Embora esses possam parecer “problemas do primeiro mundo”, lembre-se de que o aplicativo matador de Blockchains quase certamente será algo estranho e diferente. Não é provável que inventemos algo realmente estranho e diferente sem alguns falsos inícios ao longo do caminho.

De longe, o maior problema da Internet das Coisas é proteger dispositivos e atualizar o software. Bilhões de dispositivos inteligentes vulneráveis ​​na Internet são um problema de segurança de escala inimaginável. O problema de atualizar dispositivos inteligentes, de lâmpadas e travas de segurança a geladeiras e televisores, não é simples. A capacidade de atualizar um dispositivo é uma vulnerabilidade em potencial. Quando um dispositivo recebe uma atualização, como ele sabe que a atualização é legítima? Uma Blockchain pode ser usada de maneira padronizada para provedores de software e dispositivos, para provar sua identidade, registrar seu estado atual e validar que a atualização é legítima.

 

Você pode então se perguntar: “Mas espere, muitas dessas aplicações ainda não existem nos dias de hoje ou estão em desenvolvimento ou são apenas ideias!“. Sim, isso mesmo, ainda não existem ou estão em desenvolvimento ou são apenas ideias. Há 15 anos atrás não existia Facebook. Há 25 anos atrás não existia internet. Há 50 anos atrás não existia computador. Por isso o mundo precisa de pessoas capacitadas para desenvolver tais aplicações de Blockchain, criando novas soluções e ajudando a construir a revolução que está bem a nossa frente, principalmente quando unirmos Blockchain e Inteligência Artificial. Gigantes da tecnologia como IBM, Microsoft, SAP e Oracle, já estão lançando seus produtos de Blockchain (veja links nas referências abaixo) e espera-se uma adoção em larga escala da tecnologia nos próximos anos. Quando a internet surgiu, muita gente não sabia bem o que fazer com ela. Hoje você imagina sua vida sem internet?

Você, como sempre, tem duas opções: ficar parado e ver o que acontece, correndo o risco de ficar obsoleto ou aprender tudo que puder sobre a tecnologia, descobrindo suas oportunidades e mercados. A escolha é inteiramente sua! 

 

Ufa! Que lista hein? Mas ainda tem mais, pois temos que falar de Finanças, Big Data e Inteligência Artificial! Acompanhe os próximos artigos da série.

 

E se fosse possível aprender a construir aplicações descentralizadas com Blockchain, para a área financeira? Tudo 100% em português e 100% online, com conteúdo do básico ao avançado, suporte em até 24 horas e networking com uma comunidade de alunos de alto nível? Em breve, aqui na DSA, será possível! Fique atento ao nosso e-mail de lançamento. Para fazer parte da nossa lista e ser avisado primeiro dos lançamentos é só fazer seu cadastro gratuito em nosso site:

 

www.datascienceacademy.com.br

 

Referências:

SAP – Blockchain e tecnologia de banco de dados distribuído

Oracle lança serviço de blockchain

Rewire your industry with IBM Blockchain

Microsoft BaaS – What is a Blockchain?

Blockchain As An Application Platform

What Are the Applications and Use Cases of Blockchains?

Popular Use Cases of Blockchain Technology You Need to Know

8 Blockchain Applications That Could Help Your Small Business

5 applications for blockchain in your business

Blockchain applications

6 Blockchain Applications That Go Beyond Bitcoin

So you think you’re safe doing internet banking?

Banking Fraud

Vem aí a nova era dos smartphones com blockchain?

Enron Scandal: The Fall of a Wall Street Darling

Who Will Build the Health-Care Blockchain?