Pensando em Migrar de Carreira? Por que não Gerente de Projetos de Big Data? Big Data não é mais um termo da moda. É uma realidade que vem ocupando cada vez mais espaço nas estratégias corporativas, com as empresas buscando cultivar uma cultura data-driven. E uma boa gestão de projetos é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, mesmo as melhores ideias — mesmo quando orquestradas pelos mais capacitados profissionais — podem fracassar caso não haja um gerenciamento de projeto realizado de maneira minuciosa, articulada e profissional. E com Big Data não é diferente. No entanto, para montar uma equipe de projeto de Big Data, você não precisa apenas de boas habilidades de gerenciamento de projetos. Você também precisa ampliar a experiência e a proficiência que já possui e trabalhar continuamente para melhorar suas habilidades.

Vejamos algumas das principais tarefas com as quais você deve se sentir à vontade para ter sucesso como Gerente de Projetos de Big Data.

 

Colaboração com Equipes Multidisciplinares

As equipes de projeto de Big Data normalmente são equipes multifuncionais, incluindo Cientistas de Dados e Engenheiros de Dados, equipe de operações de dados (Data Ops) e Business Intelligence, desenvolvedores e engenheiros de software, especialistas de negócios e usuários-chave. Você precisa trabalhar de perto com uma variedade de diferentes perfis para melhorar suas habilidades de gerenciamento de projetos e familiarizar-se com os requisitos de um projeto de Big Data.

Recrutar e depois acompanhar e medir o trabalho de profissionais de Big Data pode se rum grande desafio, sendo importante que o gerente de projetos conheça bem a definição de Big Data e Data Science e o trabalho realizado pelos profissionais que trabalham com as principais tecnologias relacionadas a estas áreas. É importante ainda compreender como o produto final de um projeto de Big Data Analytics será entregue, pois isso gera impacto direto no perfil dos profissionais que farão parte do projeto. Em resumo, o gerente de projetos deve conhecer o que é Big Data para ter sucesso nesses projetos.

 

Usando Sua Experiência Em Gestão de Outros Projetos

A experiência anterior em projetos de outra natureza será relevante para se alcançar o sucesso, mas a diferença pode estar na forma como um projeto de Big Data é implementado. Será um projeto pontual com uma única entrega (um relatório de previsão de turnover de funcionários, por exemplo) ou será um projeto para implementar uma solução contínua baseada em Machine Learning (como um sistema de recomendação por exemplo)? Esses dois exemplos são projetos de Big Data, mas suas abordagens serão diferentes, com ferramentas diferentes, equipes com skills diferentes (para o segundo exemplo pode ser necessário desenvolver uma aplicação web, o que vai requerer desenvolvedores especializados) e com infraestrutura diferente para cada projeto, sendo necessário ou não a construção de um Pipeline de Dados (trabalho de um Engenheiro de Dados). Se o profissional já participou de outros projetos na área de TI, isso pode facilitar o trabalho. Mas atenção:

Um projeto de Big Data NÃO é um projeto de TI. É um projeto da área de negócios da empresa. Um projeto que considera apenas a tecnologia, sem considerar seu impacto no negócio da empresa, é um projeto que já fracassou antes mesmo de começar. Muitos gestores, sem saber o que é Big Data, vão tentar começar pela tecnologia. Isso é errado! Um projeto de Big Data deve começar pela definição do problema de negócio a ser resolvido. Tecnologias, softwares, linguagens de programação e frameworks são apenas ferramentas de suporte! E a área de TI é o departamento responsável por oferecer esse suporte para o projeto.

 

Incentivar o Desenvolvimento Pessoal Através de Treinamentos

É de suma importância que os profissionais mantenham-se atualizados sobre os últimos acontecimentos no universo orientado por dados. Você precisa incentivar o desenvolvimento profissional e orientar sua equipe no campo do Big Data, identificando suas lacunas de habilidades. Praticamente não existe curso de graduação em Ciência de Dados e os cursos de Pós ou MBA são muito teóricos ou voltados para gestão. É importante buscar para sua equipe cursos práticos, no estilo hands-on, de modo que o conhecimento adquirido possa ser imediatamente usado nos projetos de Big Data.

Trabalhe para descobrir maneiras de preencher essas lacunas, indicando o treinamento necessário, que pode ser gratuito ou pago e preferencialmente online, de modo que o material do curso possa ser consultado pelos profissionais a qualquer tempo, agilizando o processo de aprendizado. Isso promoveria uma maior especialização e incentivaria a educação continuada e o desenvolvimento profissional dentro da equipe. Certifique-se de medir o desempenho de cada membro da equipe para garantir que seu treinamento tenha causado impacto tanto no projeto quanto no desenvolvimento profissional.

Outra maneira de conseguir isso é incentivando os membros da equipe a se tornarem especialistas em Big Data, escrevendo posts sobre o tópico por exemplo.

 

Empregando os Principais Elementos da Gestão de Projetos

Enquanto seu projeto de Big Data amadurece, lembre-se de não se desviar dos conceitos básicos de gerenciamento de projetos para atender às expectativas administrativas. Um Gerente de Projetos de Big Data é aquele que aprimora as habilidades fundamentais dos membros de sua equipe e os incentiva a fazer o melhor trabalho enquanto expande sua base de conhecimento e seu conjunto de habilidades técnicas. Lembre-se, sua tarefa como gerente de projeto não é apenas gerenciar as expectativas de liderança executiva, mas também nutrir e promover o talento entre os membros de sua equipe e garantir que eles utilizem as melhores práticas em tecnologia de Big Data para o projeto.

 

Gestão de Projetos de Big Data: Uma Área em Demanda

Com a agitação de novos projetos, o domínio do Big Data oferece uma ampla gama de oportunidades para gerentes de projeto. Os Gerentes de Projetos de Big Data gerenciam uma equipe de projeto para trabalhar em coordenação entre si enquanto usam as novas tecnologias e práticas de negócios emergentes para uma entrega bem-sucedida do projeto. Essa área só aumentará nos próximos anos, já que a importância dos dados continua aumentando rapidamente. Uma carreira como Gerente de Projetos de Big Data pode render alta remuneração e alta empregabilidade nos próximos anos, principalmente para aqueles que se preparam desde já.

 


 

Mantendo o compromisso de oferecer apenas cursos de alto nível, a Data Science Academy acaba de lançar mais um treinamento pioneiro e único no Brasil, que resume a experiência de nossos profissionais em projetos do mundo real: Curso Online – Gestão de Projetos de Big Data.

Neste treinamento, que alia teoria e prática na medida certa, vamos transmitir aos alunos o conhecimento necessário não apenas para gestão de projetos de forma eficiente, mas como gerenciar na prática um projeto de Big Data do início ao fim!

O que está esperando? Clique no link abaixo e matricule-se já. O curso é 100% online e 100% em português.

 

Curso Online – Gestão de Projetos de Big Data