Machine Learning é uma sub-área de Inteligência Artificial (IA) que fornece aos sistemas a capacidade de aprender e melhorar automaticamente a partir da experiência sem que sejam explicitamente programados. O aprendizado de máquina se concentra no desenvolvimento de programas de computador que podem acessar dados e usá-los para aprender por si mesmos.

O processo de aprendizado começa com observações ou dados, como exemplos, experiência direta ou instrução, a fim de procurar padrões nos dados e tomar melhores decisões no futuro com base nos exemplos que fornecemos. O objetivo principal é permitir que os computadores aprendam automaticamente sem intervenção ou assistência humana e ajustem as ações de acordo.

Machine Learning já está entre nós em diversas aplicações e o crescimento será cada vez maior à medida que as empresas começam a perceber os benefícios de analisar dados, detectar padrões e usar esses padrões para prever comportamentos futuros. E o Engenheiro de Machine Learning é o profissional responsável por colocar modelos de Machine Learning para atender ao propósito para o qual eles foram criados.

Quem é o Engenheiro de Machine Learning?

É fundamental entender as diferenças entre um Analista de Dados, um Cientista de Dados e um Engenheiro de Machine Learning.

Na forma mais simples, a principal distinção tem a ver com o objetivo final. Como Analista de Dados, você está analisando dados para contar uma história e produzir informações. A análise é realizada e apresentada por seres humanos, a outros seres humanos que podem então tomar decisões de negócios com base no que foi apresentado. O “público” da sua produção é humano.

Como Engenheiro de Machine Learning, por outro lado, sua “saída” final é o software em funcionamento (não as análises ou visualizações que você pode ter que criar ao longo do caminho), e sua “audiência” para essa saída geralmente consiste em outros componentes de software que funcionam de forma autônoma com mínima supervisão humana. Com Machine Learning, as decisões estão sendo tomadas pelas máquinas e afetam o comportamento de um produto ou serviço. É por isso que o conjunto de habilidades de engenharia de software é tão importante para uma carreira em Machine Learning.

Um Cientista de Dados é uma interseção entre esses dois mundos. Esse perfil profissional deve ter as habilidades para coletar, limpar e organizar dados a fim de detectar padrões, responder problemas de negócio e apresentar os resultados. Os Cientistas de Dados criam modelos de Machine Learning para extrair insights dos dados e fazer previsões. Suas habilidades de comunicação também são vitais para o sucesso.

E o Que Faz um Engenheiro de Machine Learning?

As responsabilidades mais importantes de um Engenheiro de Machine Learning são basicamente as seguintes:

  • – Executar experimentos de Machine Learning usando uma linguagem de programação com bibliotecas de aprendizado de máquina.
  • – Implantar soluções de aprendizado de máquina em produção.
  • – Otimizar soluções para desempenho e escalabilidade.
  • – Implementar código de aprendizado de máquina personalizado.
  • – Interagir com o Cientista de Dados para otimizar modelos de Machine Learning.

 

E aqui está uma das novidades de 2020 na DSA: Formação Engenheiro de Machine Learning, um programa de capacitação surpreendente. Veja abaixo por quê!

Na Formação Engenheiro de Machine Learning serão 4 cursos e um projeto final:

Curso 1 – Fundamentos de Engenharia de Software
Curso 2 – Machine Learning em Python e C++
Curso 3 – Deploy de Modelos de Machine Learning
Curso 4 – Machine Learning Automation
Projeto Final

Machine Learning envolve habilidades em programação e engenharia de software e isso é o que os alunos aprendem no curso 1 da Formação. Neste curso, que será inteiramente em Python, os alunos vão compreender como desenvolver código modular, documentado, limpo e eficiente, aprenderão sobre testes de software, revisão e versionamento de código e como gerar e analisar logs através de debug da aplicação. O curso abordará ainda arquitetura REST e desenvolvimento de APIs.

No curso 2 os alunos desenvolverão alguns dos principais modelos de Machine Learning usando Python (a linguagem mais usada em Machine Learning) e uma novidade, linguagem C++. Por que C++? Porque no final das contas o modelo de Machine Learning é um software e como tal será integrado com outras aplicações ou oferecido para consumo através de API. A linguagem C++ é uma das linguagens mais poderosas, velozes e versáteis para esse tipo de tarefa e os alunos aprenderão a construir os modelos e publicá-los em Python e C++. Haverá um módulo de introdução à linguagem C++ para quem nunca usou a linguagem antes.

O curso 3 é dedicado ao Deploy, ou seja, colocar o modelo em produção e fazê-lo resolver o problema para o qual foi criado. Aqui os alunos vão trabalhar com Ambiente em Nuvem AWS e Azure e aprenderão a usar o AWS SageMaker para criar uma API a partir do modelo. O deploy será feito com diferentes frameworks para consumo local ou em nuvem, tais como TensorFlow, MLFlow, KubeFlow, MLeap, Spark MLLib e Scikit-Learn. Usaremos ainda Keras, PyTorch e o MxNet com Gluon. Flask e Django também serão abordados no curso.

O curso 4 é interessante. Enquanto muitos ficam com medo ou paralisados pela possível automação do processo de Machine Learning, nós já vamos ensinar aos alunos como fazer a automação e assim liberar o profissional para outras tarefas. Não adianta lutar contra a tecnologia. Ela evolui e passa por cima de quem não acompanha a evolução. Um profissional atento a isso aprende a usar as ferramentas a seu favor e aqui os alunos aprenderão a trabalhar com AutoML, H20, Knime, RapidMiner e Orange.

No Projeto Final, o aluno vai construir uma aplicação de Machine Learning, com API para consumo por aplicações remotas e com autenticação.

Bem-vindo(a) à Formação Engenheiro de Machine Learning.

O lançamento acontecerá em Setembro/2020 e será por turma fechada (o que significa que o curso não estará disponível para venda em nosso site a qualquer tempo, somente durante o período de inscrição). Não há previsão de abertura de outra turma ainda este ano. Cadastre-se gratuitamente em nosso portal para ser avisado do lançamento em primeira mão.

Em todos os lançamentos na DSA, fazemos promoções incríveis e alunos de outros cursos pagos DSA recebem descontos especiais.

Nota: Os alunos das Formações Cientista de Dados, Inteligência Artificial e Engenheiro de Dados receberão um módulo bônus de AutoML, diferente do que será abordado na Formação Engenheiro de Machine Learning.


Acesse nosso catálogo, confira o material de capacitação que oferecemos, escolha seu curso ou formação e inicie seu treinamento agora mesmo, 100% online e 100% em português.

Cursos e Formações DSA