Prezados Alunos,

Quando lançamos a Formação Cientista de Dados no segundo semestre de 2016 foi um projeto ousado. Criamos algo totalmente novo no Brasil, quando o país mal sabia quem era o profissional Cientista de Dados, embora os EUA já fervilhassem em vagas e projetos para este profissional. Criamos na FCD um programa completo, mostrando passo a passo o que é Data Science e todas as peças envolvidas nesta área multidisciplinar. A partir da FCD nasceram todas as outras Formações na DSA.

Nestes 2 anos capacitamos milhares de alunos no Brasil e no mundo. Vimos a evolução deles e como saíram transformados da FCD ao perceber o oceano de oportunidades, seja na empresa onde trabalham, seja como empreendedores. Recebemos centenas de alunos de cursos de Pós e MBA pelo Brasil, que buscavam conhecimento prático. Recebemos estudantes de graduação e profissionais experientes, todos em busca de aprendizado sobre Data Science. Recebemos professores universitários, mestres, doutores, gestores, diretores e até mesmo CEOs de grandes empresas e aos poucos, a FCD foi se tornando um programa (re)conhecido pela sua qualidade e nível de profundidade, em todos os cantos do Brasil. Quando olhamos para a lista de empresas que adquiriram conosco a FCD para seus colaboradores, sentimos um imenso orgulho e percebemos o tamanho do que atingimos, ajudando a levar o conhecimento em Data Science a todos os níveis, em pequenas, médias e grandes empresas.

A DSA não tem patrocinadores externos, não tem apoio de gigantes de tecnologia e nem de universidades. Embora isso nos dê total liberdade e agilidade, aumenta de forma considerável nosso trabalho e tudo que é produzido aqui é com a força de trabalho e conhecimento da nossa equipe e claro do apoio mais importante que existe: dos nossos alunos.

E nestes 2 anos aprendemos muito com nossos alunos. Aprendemos sobre suas dificuldades e deficiências. Aprendemos sobre o que eles gostam, como preferem receber o conteúdo, o que funciona e não funciona. Como o público da DSA é de alunos de alto nível, os insights coletados foram preciosos.

*************
Pois bem! Chegou a hora da Formação Cientista de Dados avançar para a próxima fase.

Vem aí a Formação Cientista de Dados 2.0.

O que já era EXCELENTE vai ficar ESPETACULAR.
*************

Em sua nova versão, a FCD vai manter o compromisso de transmitir o mesmo conteúdo atual, mas de forma diferente, mais interativa, mais moderna e empregando todos os insights coletados durante esses 2 anos.

Todos os 6 cursos da FCD vão receber nova identidade visual, novas aulas em vídeo, novos manuais em pdf, novos scripts e novos projetos. Tudo será reformulado. Vamos incluir mais exercícios (pedido antigo dos alunos) e vamos trazer para a FCD o que já estamos fazendo em outras formações: Labs de Troubleshooting (os alunos vão receber cenários com problemas e serão convidados a resolvê-los e depois apresentaremos a solução) e Listas de Exercícios que terão as respostas mostradas passo a passo.

Nas novas aulas em vídeo vamos dar ênfase as principais dúvidas dos alunos nesses 2 anos. Teremos mais conteúdo dedicado à interpretabilidade dos modelos e das métricas, bem como dedicaremos mais tempo à apresentação do resultado. Os módulos de Estatística e Criação de Portfólio de Projetos serão atualizados. Nós já sabemos onde os alunos tem mais dificuldade e vamos atacar estes pontos! Não tínhamos esses dados antes de lançar a FCD, mas agora temos!

Mas não é “só” isso! Tem mais:

1- Além dos módulos de Governança de Dados e Empreendedorismo em Data Science, anunciados na terça-feira e que serão incluídos em todas as Formações, a FCD vai receber 2 módulos exclusivos: Manipulação de Bancos de Dados e Introdução à Programação de Computadores, duas áreas que os alunos têm grande dificuldade, principalmente quem não é da área de TI.

2- Como temos muitos (realmente muitos) alunos de órgão governamentais e outros que prestam consultoria para o governo, vamos adicionar o módulo chamado E-Gov Analytics, dedicado a aplicar Data Science em projetos governamentais, principalmente usando dados públicos do governo federal. Uma excelente oportunidade para contribuir com a evolução do país, capacitando aqueles que são responsáveis pela análise de dados e prestação de serviços aos cidadãos.

3- Vamos trazer modelos de Machine Learning criados em linguagens Julia, Go e Java Script, além dos modelos em R e Python. Isso dará aos alunos mais experiência e conhecimento, abrindo o leque de possibilidades.

4- A exemplo do que fizemos na Formação IA, criaremos um módulo na FCD exclusivo para explicar como fazer o deploy dos modelos. As aulas serão diferentes da FIA, como foco nos modelos criados na FCD.

5- Todos os cursos contam com pdfs com os slides de cada capítulo. Além disso, vamos disponibilizar todo o conteúdo de cada curso em versão e-book também, para os alunos que concluírem cada curso.

6- O Clube VIP (grupo fechado que conta com a participação dos alunos que concluíram todas as avaliações de pelo menos uma formação), tem em sua maioria alunos da FCD, que começarão a participar do programa de Mentoria em 2019, anunciado algumas semanas atrás.

7- Estamos conversando com algumas das empresas que adquiriram curso conosco para seus colaboradores. Muitas delas sofreram ao longo do último ano, pois depois de capacitados, os funcionários foram aliciados pelo mercado e muitos deixaram as empresas. Queremos oferecer um banco de talentos com nossos alunos e vamos começar pela FCD.

8- O curso de Visualização de Dados e Design de Dashboards vai receber um módulo extra de Power BI Avançado, além das aulas de Tableau e Qlik Sense.

9- Usaremos as versões mais recentes dos softwares durante a liberação da versão 2.0, válido para todos os cursos.

10- Por fim, continuaremos com os webinars ao vivo durante 2019, que vai contar com a participação dos alunos de todas as Formações.

****************************
Tudo isso, sem qualquer custo adicional.
****************************

Portanto:

– Se você já está matriculado na Formação Cientista de Dados, não precisa fazer mais nada. Só aguardar pela versão 2.0 que será disponibilizada no seu perfil entre Janeiro/Outubro 2019 substituindo a versão atual. Fique atento aos anúncios nos fóruns dos cursos.

– Se você ainda não está matriculado na FCD, você não sabe o que está perdendo mas já sabe o que vai perder. Corre lá e se matricule agora mesmo!

https://www.datascienceacademy.com.br/pages/todos-os-cursos-dsa

Para aqueles que já quiserem ir explorando a FCD, não há problema algum e terão a chance de acessar o material atual já disponibilizado e começar a preparação para as Competições DSA de Machine Learning. Aqueles que preferirem aguardar, já na primeira semana de Janeiro/2019, começamos a publicar a versão 2.0 da FCD que irá substituir a versão atual. Isso vai acontecer entre Janeiro e Outubro/2019.

Todos os alunos da Formação têm acesso ao conteúdo por 24 meses e ainda concedemos 6 meses de extensão como cortesia. Mas estamos concedendo mais um “mimo” para os alunos e o prazo de extensão de cortesia passará a ser de 7 meses e não mais de 6, válido para TODOS os alunos. Isso será válido também para as demais Formações, com exceção da FIA que por ter quantidade insana de conteúdo mudamos o prazo de acesso para 36 meses. Vamos atualizar essas informações em nossos termos de uso.

Ao longo de 2019 teremos menos lançamentos na DSA, pois daremos ênfase na revisão e atualização constante de todas as nossas Formações. A FCD será a primeira a receber a versão 2.0, mas todas as outras também receberão versão 2.0 em 2019, o que será anunciado em mais detalhes em Março/2019.

Claro que com isso, TODAS as Formações terão seus valores reajustados para refletir as atualizações. Aluno matriculado em qualquer curso ou Formação recebe as atualizações sem qualquer custo adicional.

De nada! 😁

Tiago Pereira
CEO Data Science Academy