Chegamos em 2018. Neste momento você tem uma página em branco na sua vida, pronta para receber sua história ao longo de mais um ano. Você já definiu o que pretende escrever nesta página em branco? Já sabe quais são suas metas? Onde e como você quer estar no último dia de 2018? Para alcançar seus objetivos é preciso um plano bem definido, com metas mensuráveis e ao longo do ano avaliar cuidadosamente seu progresso. Seu único limite é o que você impõe a si mesmo!

Definir seus objetivos é mais importante do que você pensa. Objetivos mal definidos podem levá-lo a escolhas erradas. Não definir qualquer objetivo, vai deixa-lo à deriva. Tudo começa com um objetivo claro e bem definido. Sabendo onde você quer chegar, fica muito mais fácil definir as ações que o levarão ao destino final e quais caminhos seguir. Como você planeja uma viagem? Primeiro define o destino e então define seu meio de transporte (carro, avião, navio), seu orçamento diário, onde ficar hospedado, quais passeios você vai fazer, etc. Como uma empresa é gerenciada? Com Planos Estratégicos de 1, 5 ou 10 anos, que mostram os objetivos da empresa e o que deve ser feito por todos, gestores e funcionários, para alcançar tais objetivos. Por que na sua vida seria diferente? Vou repetir, para que fique bastante claro: tudo começa com um objetivo. E somente você é quem pode definí-lo.

Uma vez que o objetivo esteja definido, você deve tomar algumas ações que o guiarão ao longo do caminho. Aqui vão algumas dicas que devem ser consideradas:

1. Assuma riscos e cometa falhas.

A grande maioria das pessoas fica paralisada com a possibilidade de falhar e por conta disso não assume riscos, não evolui e não chega a lugar algum. As falhas fazem parte do processo de aprendizagem. Quando começa a andar, um bebê não comete falhas até que esteja em condições de andar e mais tarde correr? Por que esquecemos disso quando nos tornamos adultos? Para avançar na sua carreira, você deve correr riscos e buscar oportunidades para aprender continuamente. Não permita que a possibilidade de falha o impeça de atuar e aumentar seu conhecimento e chances de sucesso.

2. Expandir seu network deve fazer parte dos seus planos em 2018.

Expanda sua rede. Quanto mais pessoas você conhece, maiores serão as oportunidades disponíveis. Uma rede pequena e forte é ótima. Uma grande rede com laços fracos é ainda melhor. Conhecimentos fornecem pontes para outras redes e áreas de novas informações. Conexões fracas podem criar oportunidades que você não imaginava.

3. Não espere estar pronto. Você nunca estará.

Você não precisa saber tudo para estar “pronto”. Você está “pronto” quando sabe que pode descobrir o que não sabe. Busque conhecimento e aprenda algo novo todos os dias, mas com a tranquilidade que sempre haverá algo a aprender. Para competir, às vezes você precisa estar confiante antes de se sentir plenamente competente.

4. Escreva.

A maioria das pessoas tem ideias, mas poucas as colocam no papel. Comece publicando seus pensamentos no LinkedIn ou em blogs. Você pode inspirar outras pessoas e se tornar referência na sua área de atuação. Quer resultados diferentes do que a maioria obtém? Então, tome ações diferentes do que a maioria toma. Mas ao escrever, fique muito atento ao uso correto do idioma e procure usar o português de forma correta.

5. Fale publicamente.

Para avançar, você deve desenvolver suas habilidades de comunicação e ser visto. O discurso público permite que você faça exatamente isso. Falar, assim como escrever, também ajuda você a ser visto por outros como especialista.

6. Invista na sua carreira.

Faça algo que você deseja fazer. É fácil ficar preso respondendo às necessidades de outras pessoas e negligenciar suas próprias prioridades e desejos. Para ser um profissional melhor, complete um projeto ou invista no desenvolvimento profissional que irá beneficiar sua carreira. Sua carreira e seu aprendizado dependem única e exclusivamente de você. Não fique sentado esperando que a empresa faça tudo por você.

7. Diga “não”.

Se você quer ser visto como um líder, diga “não” para estabelecer suas prioridades e limites. Aceitar oportunidades pode levar a novas oportunidades, mas dizendo “não” de vez em quando, as pessoas sabem que você não é apenas um seguidor, mas alguém com personalidade. Não permita que as pessoas tomem decisões por você. Mantenha seu poder de decisão por si mesmo.

8. Mantenha-se atualizado.

Torne um hábito, assim como escovar os dentes, acompanhar as notícias. Inscreva-se em newsletters diárias e dedique algum tempo por dia para acompanhar o que está acontecendo no seu mercado de atuação. As notícias tornam você mais consciente do mundo e das oportunidades possíveis. Por exemplo, você lê nas notícias que a Amazon decidiu construir sua segunda sede em sua cidade. Esta informação pode levá-lo a pensar sobre oportunidades de carreira na empresa ou uma parceria potencial e a chance de empreender.

9. Dê uma pausa mental.

Deixe sua mente vagar. Uma ruptura mental pode ser a chave para identificar oportunidades, sugere Manoush Zomorodi, o autor do livro Bored and Brilliant: How Spacing Out Can Unlock Your Most Productive and Creative Self. Estudos mostram que as pessoas obtêm suas ideias mais originais quando não estão sendo constantemente estimuladas e que os smartphones inibem a capacidade de estabelecer metas.

Afaste-se da tecnologia social e permita-se sonhar e criar conexões que, de outra forma, não seriam aparentes. Não se sinta culpado por isso. Esta é uma oportunidade de pensar sua carreira. Reduza o tempo no smartphone ou nas redes sociais.

10. Aprenda algo novo todos os dias.

Torne-se um “Lifetime Learner”. Você não perde por aprender. Você sempre ganha. Aprendizado é o único investimento com retorno garantido. O aprendizado é uma das ferramentas que o ajudarão a alcançar seus objetivos. Aprenda algo novo todos os dias. Leia, faça cursos, converse com outras pessoas, implemente, erre, aprenda com o erro, tente novamente. Mas não termine um único dia sem aprender algo novo. Cuide da sua carreira em 2018.

Feliz Ano Novo!

Equipe DSA