Data Science é uma área incrível. Analisar dados, encontrar padrões, fazer previsões e ajudar as empresas a resolver problemas de negócio é fascinante. O resultado do seu trabalho sendo usado para impactar a vida de muitas pessoas, funcionários da empresa, clientes, sociedade onde a empresa está inserida. Os Cientistas de Dados tem o conhecimento que ajuda as empresas a obter insights dos dados e usá-los imediatamente para fazer a diferença e trazer vantagem competitiva.

Tenho certeza de que, por estar aqui no blog da DSA, você não precisa se convencer da importância da Ciência de Dados no mundo atual.

Mas uma dúvida que ocorre com frequência, é acreditar que Data Science é a mesma coisa que desenvolver aplicações. Não é. Ciência de Dados é uma área multidisciplinar com foco na análise de dados e Machine Learning. O resultado desse trabalho pode alimentar uma aplicação web por exemplo, mas o trabalho do Cientista de Dados é a análise e a modelagem preditiva. Vamos compreender isso em mais detalhes e então vamos listar para você as 7 Razões Para o Cientista de Dados Aprender Desenvolvimento Web.

Ciência de Dados x Desenvolvimento Web

Ciência de Dados refere-se ao processo pelo qual os dados são analisados. Requer certas habilidades, bem como o uso de tecnologia para fazê-lo. O conceito foi introduzido apenas em 2008 e recebeu muita atenção desde sua introdução, sendo atualmente um dos temas mais quentes em todo mundo. Mas Data Science não tem nada a ver com desenvolvimento web, no sentido de que não envolve o desenvolvimento de web sites ou aplicações web.

Embora Python seja uma linguagem de programação popular entre os Desenvolvedores Web, e também seja usada em Data Science, os objetivos são diferentes. No desenvolvimento web, é usada como uma linguagem de programação de back-end para programar as regras de negócio da aplicação. Em Data Science a linguagem é usada apenas para analisar dados.

A programação é essencial para o desenvolvimento web e, portanto, é seu principal requisito. Data Science também requer programação, mas inclui vários outros elementos. Por exemplo, a Estatística é importante para a Ciência de Dados, mas não é usada no desenvolvimento web.

Cientista de Dados x Desenvolvedor Web

Tanto a Ciência de Dados quanto o desenvolvimento web requerem algum tipo de análise. No desenvolvimento web, os desenvolvedores devem analisar o que os usuários precisam. Eles também devem entender o que seus clientes precisam. Esse entendimento do cliente e a análise do mercado os ajudam a criar aplicações para obter melhores resultados. Na Ciência de Dados, a análise é essencial para responder a todas as perguntas relacionadas aos negócios. Um Cientista de Dados deve analisar os dados para determinar e extrair outras informações valiosas que ajudarão os tomadores de decisão.

Significativamente, a disponibilidade de dados também é crucial para a Ciência de Dados, mas não no caso de desenvolvimento da web. Os Cientistas de Dados geralmente trabalham com dois tipos de dados: estruturados e não estruturados. Um desenvolvedor web pode ou não coletar dados para entender os clientes ou o mercado. Ele / ela também pode usar outros métodos. Atualmente, os Cientistas de Dados também entendem como aplicações web funcionam. Isso se deve ao crescimento do comércio eletrônico. Os desenvolvedores web, no entanto, não conhecem a Ciência de Dados e não podem trabalhar com dados, em geral.

O trabalho dos desenvolvedores web é mais longo do que o dos Cientistas de Dados. Isso ocorre porque leva mais tempo para criar uma aplicação web do que para analisar dados e obter resultados a partir da aplicação.

Falando especificamente do Cientista de Dados, aprender desenvolvimento web pode ser um grande diferencial de carreira por diversas razões que listaremos a seguir. 

7 Razões Para o Cientista de Dados Aprender Desenvolvimento Web

Aqui estão algumas razões para os Cientista de Dados se dedicarem também ao aprendizado do desenvolvimento web.

1. Compartilhar o Trabalho

A Ciência de Dados é excelente para fornecer informações, mas geralmente apresentamos recursos visuais estáticos, geralmente em uma apresentação do PowerPoint ou um gráfico. Podemos tentar prever todas as perguntas que receberemos após uma apresentação, mas quão mais fácil seria se as apresentações fossem dinâmicas e interativas. E se você pudesse construir o modelo e deixar o usuário brincar com ele e responder suas próprias perguntas? O desenvolvimento web fornece as ferramentas para isso.

Existem muitas bibliotecas javascript que permitem isso. D3.js e chart.js são os favoritos. O Chart.js é perfeito para quando você deseja criar alguns gráficos simples e montar rapidamente alguns recursos visuais. D3 é muito mais profundo. A curva de aprendizado é bastante acentuada, mas depois que você souber o que está fazendo, poderá criar praticamente qualquer coisa em que possa pensar. Se você quiser alguma inspiração, há muitos exemplos no repositório do github D3.js. Ou você pode fazer uma rápida pesquisa no Google.

2. Aprender Outras Linguagens

A tecnologia muda o tempo todo; portanto, se você ficar muito dependente de uma única linguagem, corre o risco de ficar para trás se essa linguagem perder popularidade. Uma habilidade muito mais importante é desenvolver uma mentalidade orientada ao processo.

As linguagens de programação são semelhantes em termos de estruturas de dados e coisas que elas podem fazer. Familiarizar-se com algumas linguagens ajudará a evitar que seu processo de pensamento seja vinculado a uma única linguagem e seus recursos para resolver o problema.

3. Destacar-se da Multidão

Muitos Cientistas de Dados têm habilidades como limpeza, extração de informações de bancos de dados, construção de pipelines de dados, criação de todo tipo de algoritmos de aprendizado de máquina, visualização e outros. Muitos não têm desenvolvimento web como parte de seu conjunto de habilidades.

Aprender desenvolvimento web como Cientista de Dados o diferencia de outras pessoas. O campo está ficando mais popular à medida que o tempo passa, o que significa mais concorrência. Um fato curioso sobre a Ciência de Dados é que, à medida que as bibliotecas e as técnicas melhoram, a quantidade de interações humanas diminui.

Em algum momento, as máquinas serão capazes de cuidar de todas as habilidades listadas anteriormente. Adquirir outras habilidades não apenas vai destacá-lo da multidão, mas manterá sua empregabilidade alta.

Pode não ser o objetivo geral, é claro. Um enorme benefício e vinculado a destacar-se da multidão: você poderá criar um portfólio online incrível. Você pode apresentar as habilidades que usará em uma função em um ambiente ao vivo e permitir que potenciais empregadores vejam seu trabalho. 

4. Tornar-se Independente

Aprender a criar web sites ou aplicações web como Cientista de Dados oferece muita liberdade. Muitas empresas dividem empregos em funções e tarefas. É assim que a maioria das empresas funciona. Cada pessoa tem um papel que se enquadra na entrega de um trabalho concluído para fazer o cliente feliz.

A liberdade que você ganha vem da capacidade de pegar o que você conhece como Cientista de Dados e implementar ferramentas criadas a partir de suas descobertas. Isso significa que você pode ir de uma ponta a outra do processo. Você pode trabalhar em projetos do início ao fim sem ter que depender de outras pessoas. Você pode iterar mais rápido e ver os resultados imediatamente. E se for empreendedor, isso é praticamente mandatório.

5. Criar Aplicações

O conhecimento em desenvolvimento web pode trazer entre as vantagens listadas acima, a capacidade de desenvolver aplicações analíticas e monetizá-las, criando assim uma fonte extra de renda, ou quem sabe sua fonte principal. Construir aplicações web ou mesmo aplicações mobile e entregar muito mais do que relatório ao seu cliente. Entregar valor, com uma aplicação que resolve imediatamente o problema.

Além disso, ao aprender desenvolvimento web você passará a ver suas apresentações e gráficos de forma diferente, pensando muito mais na formatação, design e experiência do usuário.

6. Usar Mais Ferramentas e Resolver Mais Problemas

Quanto mais ferramentas você sabe usar, mais problemas você é capaz de resolver. Não limite suas habilidades com crenças ultrapassadas de pessoas que dizem que você não pode aprender tudo isso ou que você não vai conseguir. O único limite que existe é o que você impor a si mesmo. Vivemos na era do conhecimento e conhecimento é poder. Aprenda o máximo que puder, equilibrando seu aprendizado com sua vida pessoal, e destaque-se da multidão. Seu conhecimento levará você para outro nível e as empresas sabem reconhecer isso, pois no mundo de hoje a maioria das pessoas gosta de viver na média, onde é mais seguro. Ser acima da média requer esforço, mas é recompensador.

7. Aumentar a Empregabilidade

As empresas não contratam uma pessoa pelo seu título, formação ou cursos que fez. As empresas contratam uma pessoa para resolver problemas. Se você conseguir demonstrar ao empregador ou cliente que tem mais habilidades para resolver problemas do que os outros candidatos ou concorrentes, a vaga é sua. Aprender sobre outras áreas, como o desenvolvimento web, aumenta a empregabilidade.

Em última instância, o conhecimento adquirido vai permitir você criar sua própria aplicação e quem sabe iniciar seu próprio negócio.

Equipe DSA


Está na hora de você aumentar sua empregabilidade ou adquirir o conhecimento necessário para empreender. Confira os projetos desse programa exclusivo e totalmente prático:

Formação Desenvolvedor Web Para Data Science